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O que é um voicemail?

Já ouviu falar na palavra voicemail? Ele é um conceito muito utilizado não só em nosso dia a dia, como também na rotina dos contact centers.

Por , Total IP - Publicado em 16/02/2016 07h00, última atualização em 19/07/2024 11h14

O que é um voicemail?Já ouviu falar na palavra voicemail? Ele é um conceito muito utilizado não só em nosso dia a dia, como também na rotina dos contact centers. Assim, é responsável por atender automaticamente as ligações e gravar as mensagens de quem ligou, em casos de linha ocupada, telefone desligado ou sem cobertura de rede. Assim, é um aliado na vida de milhares de brasileiros, portadores de celular. Descubra suas diferentes faces e entenda como a Total IP pode auxiliar sua operação a aumentar a produtividade!

O que significa voicemail?

O correio de voz, também conhecido como “voicemail”, em inglês, ou caixa postal, é um recurso essencial para quem busca otimizar relacionamentos e garantir o salvamento de mensagens importantes, sem correr o risco de perda. Essa ferramenta inovadora oferece diversos benefícios para indivíduos e empresas, tornando a comunicação mais eficaz e fluida.

De forma geral, o seu funcionamento está diretamente associado com a atuação de uma secretária eletrônica, atendendo automaticamente telefonemas quando o usuário não está disponível para fazer isso. Assim, a pessoa do outro lado da linha tem a opção de gravar sua fala, a qual será armazenada para ser ouvida posteriormente, quando o recebedor estiver desocupado e livre para prestar atenção no recado.

Funcionalidades de destaque para o voicemail

A oportunidade brilha os olhos de muitos campos de atuação, pois garante um atendimento de qualidade via automação do processo, recebendo contato quando o humano está ocupado, indisponível ou fora da área de cobertura. A alternativa de armazenamento de mensagens também é um destaque, pois permite aos chamadores deixarem avisos de voz detalhados, sem deixar nenhuma informação importante de fora. Ainda nesse contexto, as notas feitas
podem ser ouvidas a qualquer momento e em todo lugar, por meio de um telefone ou da Internet, algo interessante para evitar esquecimentos ou dúvidas.

Ademais, são enviadas notificações via SMS, e-mail ou app para avisar sobre o novo entrosamento e é permitido
gerenciar esse histórico da melhor forma, organizando, excluindo, salvando ou encaminhando. Por fim, há a opção de
personalizar a saudação, definir horários de indisponibilidade e configurar o tempo máximo de duração para os recebimentos.

Dessa forma, aprimora a assistência ao cliente nas companhias, oferecendo um apoio profissional e eficiente, mesmo fora do horário comercial. Aumenta-se a produtividade dos colaboradores com a redução do período gasto com demandas de conversa  e diminui os custos com telefonia, evitando desgastes e ações desnecessárias. Além disso, projeta-se no local uma imagem de seriedade, organização e planejamento para os públicos-alvo. “É a chance, também de obter feedbacks eficazes para o aperfeiçoamento interno. Utilizando do mecanismo para escutar quem utiliza é possível ter insights valiosos e estar sempre de acordo com as expectativas”,  comenta Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.

Nas operações de call center, no entanto, a caixa postal é vista como um “vilão”. Um dos principais objetivos do discador é anular esse destino, entregando somente contatos efetivos. A prática economiza o tempo útil dos agentes e pode aumentar a eficiência em até 45%. “Alcança-se, então, proveitos únicos, indo desde o rendimento eficaz até a redução de momentos ociosos. É a oportunidade de parar de se preocupar com uma análise de dados do usuário, discagem manual e números errados”, explica o especialista.

Outras opções para otimizar a operação ainda incluem PABX e DAC, Relatórios e Dashboards, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, ASR (Portal de Voz), Tarifador, Gestão de E-mail e muito mais! As possibilidades e benefícios expostos te chamaram a atenção? Não perca mais tempo! Fale com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição!

Atualizado em 19/07/2024 por Carolina Amaral

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