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Dicas para ter sucesso no atendimento via WhatsApp Business

O aplicativo é uma tendência entre os consumidores, por isso, é necessário investir na ferramenta

Por Laura Pereira, Total IP+IA - Publicado em 03/12/2021 08h00, última atualização em 11/07/2025 09h38
Dicas para ter sucesso no atendimento via WhatsApp Business

Dicas para ter sucesso no atendimento via WhatsApp Business



O
WhatsApp cresceu em grande escala nos últimos tempos. Com a chegada da pandemia, se tornou mais utilizado ainda, tendo em vista a necessidade de respostas imediatas à distância.

Dado isso, no meio corporativo seu uso trouxe uma exploração detalhada da opção business, de modo a alcançar mais clientes com um atendimento mais assertivo e dinâmico. Conheça mais sobre a API WhatsApp Business da Total IP+IA!

É importante delimitar estratégias comunicacionais quanto ao uso da plataforma, com o intuito de facilitar o contato entre empresa e quem consome seus serviços. 

Esse parágrafo abaixo ficou estranho e nao esta claro! 

Ao integrar o aplicativo como uma ferramenta inteligente nesse suporte, é possível usufruir de diversos benefícios, desde otimização do tempo do colaborador até uma fidelização mais simplificada, com o desempenho positivo. 

Portanto, é preciso estar atento em como investir nessa interação, quais caminhos tomar para conquistar melhores resultados. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para agilizar a operação via WhatsApp business de modo a alcançar resultados de excelência e proveitosos para empresa e consumidor. 

Como o WhatsApp business revolucionou o atendimento ao cliente
atendimento via WhatsApp Business

A adaptação à realidade digital é um passo importante para a evolução das empresas, e o WhatsApp Business surge como um aliado poderoso nesse processo.

Diferente do WhatsApp convencional utilizado sem tantos recursos, a versão Business oferece recursos como um perfil de empresa, onde é possível adicionar informações como endereço, horário de funcionamento, sites e redes sociais, além de permitir a criação de mensagens automáticas, respostas rápidas e anúncios patrocinados.  

O uso estratégico dessa ferramenta não só melhora a comunicação, mas também agiliza os processos internos, garantindo maior produtividade e satisfação para todos os envolvidos. 

Ao integrar funcionalidades avançadas, como chatbots e automação, a empresa consegue transformar um simples atendimento em uma experiência personalizada e eficaz, proporcionando agilidade no suporte e, consequentemente, fortalecendo o vínculo com o consumidor

Afinal, ninguém gosta de demoras nas respostas e desconfiança dos perfis. 

Entenda o porquê sua empresa precisa estar no WhatsApp Business

Em primeira instância é preciso destacar: o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Mobile Time, em parceria com a Opinion Box

Destes, 76% já se comunicam com as marcas por intermédio da plataforma. Tamanha popularidade confere ao software um recurso de trabalho fundamental para a área de atendimento ao consumidor

Além do mais, conforme dados do Instituto Qualibest, 49% dos entrevistados optam por um suporte advindo do programa, que é o segundo entre as predileções de canais. 

A organização deve sempre buscar estar presente em diversos meios de comunicação, principalmente, naqueles com ascensão desenfreada e favoritismo. 

Quem não evolui corre o risco de ser deixado para trás, se tornando obsoleto diante do público e da concorrência”, alerta Sanches.

Logo, as companhias atentas às mudanças no comportamento dos consumidores incorporam mecanismos para engajar ainda mais seus alvos.

Dicas para um atendimento de excelência pelo aplicativo do WhatsApp business

1. configure seu perfil 

Total IP
Para transmitir mais confiança aos seus clientes, o perfil empresarial do WhatsApp precisa estar completamente configurado e com a maioria dos dados preenchidos corretamente. 

Isso garante uma comunicação mais profissional e facilita o acesso dos clientes às informações importantes sobre sua empresa, afinal o seu atendimento começa antes da interação.

  • Nome da empresa: Use o nome real da sua empresa para facilitar a identificação.
  • Foto de perfil: Adicione o logo da sua empresa ou uma imagem representativa da marca para que os clientes reconheçam facilmente sua empresa.
  • Descrição da empresa: Escreva uma breve descrição sobre o que sua empresa faz, incluindo os produtos e serviços oferecidos. Seja claro e direto.
  • Endereço: Insira o endereço físico da empresa para facilitar a localização pelos clientes (se aplicável).
  • Horário de atendimento: Informe os horários em que seus clientes podem entrar em contato com a empresa para atendimento.

2. Utiliza uma plataforma de chatbot

Use a ferramenta de chatbot para enviar mensagens automáticas. Esse recurso de automação é funcional e permite flexibilidade em todo o procedimento. 

Para entender seu conceito é necessário compreender sobre o assistente virtual, ele funciona por intermédio de inteligência artificial e é construído personalizado para a instituição, de acordo com suas necessidades. 

Com ele, é possível programar o retorno para acontecer imediatamente após o recebimento de algum recado. “Ele também faz uma triagem das informações apresentadas para direcionar a um atendente humano, tornando o suporte mais objetivo”, afirma o gerente comercial. 

3. Personalize a comunicação

Utilize uma linguagem de acordo com quem se fala. Atualmente, o cliente está cada vez mais exigente.

Se o seu negócio escolher um aplicativo instantâneo como o descrito para trocar informações, é melhor saber como se portar. É preciso adequar as palavras, para serem humanizadas, de modo exclusivo e amigável.

Essa adequação oferece ao receptor personalidade, sendo importante  para estreitar essa relação. Para alcançar esse equilíbrio e orientar a tonalidade, é necessário conhecer quem procura a corporação e estudar sua persona para obter referências condizentes. 

4. Acompanhe relatórios

Análise e monitore as métricas advindas dessa assistência, assim como os relatórios de conversa. 

Ainda, a plataforma da Total IP+IA possui dashboards intuitivos, 100% em português, com histórico em nuvem. Ao acompanhar esses dados, o planejamento fica mais assertivo, pois você é capaz de pontuar exatamente onde estão os erros e acertos. 

A Total IP+IA compreende o quanto o WhatsApp Business vem ganhando espaço entre os compradores brasileiros.

Por isso, oferece uma solução integrada para tornar melhor o diálogo entre empresa e consumidor. Se ainda não está convencido dos proveitos da plataforma e como ela será um diferencial no futuro, fale conosco por meio dela! 

Basta clicar no ícone no canto inferior direito da sua tela. Será um prazer atendê-lo!

Sobre a Total IP+IA

A Total IP+IA é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados

Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. T

Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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