WhatsApp é a solução para novo despacho da Anatel
Entenda a documentação da Anatel e como turbinar seus resultados de telefonia
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Dicas para turbinar seu atendimento pelo aplicativo mais popular do Brasil
É imprescindível estar onde seu público mais te procura. Conforme uma pesquisa do Instituto QualiBest, 59% dos entrevistados preferem o WhatsApp quando precisam entrar em contato com alguma instituição. Já um estudo da Fortunly mostrou: mais de 80% dos consumidores usam o aplicativo para perguntar sobre os produtos ou serviços antes de efetuar uma compra. Ou seja, se o seu negócio ainda não está nesse meio, você tem perdido espaço. Descubra como adotar soluções inteligentes, como o API WhatsApp Business da Total IP!
Ainda conforme os dados da Fortunly, 74% dos respondentes utilizam mensagens para efetivar a aquisição e 76% buscam por suporte quando usam o app. Com isso, a comunicação por intermédio dessa rede se tornou relevante, principalmente para empreendimentos com desejo de despontar no mercado.
Para corroborar, de acordo com um levantamento da Techcrunch, o aplicativo tem cerca de 2 bilhões de usuários no mundo todo. Em outubro de 2020, aproximadamente, 100 bilhões de mensagens eram trocadas por dia. As métricas já aumentaram e cada dia mais ele se mostra como uma tendência promissora.
Por sua simplicidade, adequando às necessidades de pessoas de todos os gêneros e idades, ele ganha gradativamente mais espaço nos celulares e na vida dos brasileiros. Sua praticidade e acessibilidade o tornou um dos canais preferidos entre os cidadãos, conforme um relatório de 2022, produzido pela Hootsuite em parceria com o We Are Social, a plataforma está instalada em cerca de 99% dos smartphones ativos no Brasil.
Com tamanho sucesso, novas versões do software foram lançadas. Em 2018, chegou o WhatsApp Business, uma conta comercial com mais aplicabilidades se comparada com a anterior, voltada para o meio empresarial. Mesmo com o acréscimo de funções, o “Whats” continuou gratuito para download, seja por IOS ou Android.
Consoante à Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, marcar presença nesse espaço é uma grande estratégia. “Corporações do mundo todo já perceberam o potencial de comunicação com seus clientes pela API do WhatsApp Business. Além de ser comum para o público, tem várias vantagens para a organização”, comenta.
Para simplificar o termo, o WhatsApp Business API consiste em uma tecnologia para implementar na operação de qualquer companhia, independentemente de seu porte ou segmento. Isso porque sua principal finalidade é facilitar o dia a dia corporativo, substituindo tarefas maçantes e repetitivas pela agilidade da máquina.
“O empresário consegue direcionar seu colaborador para demandas mais urgentes e complexas, deixando o software fazer um atendimento com rapidez e personalizado”, pontua Sanches. Assim, diversas operações podem acontecer ao mesmo tempo, desafogando o atendimento e aprimorando o diálogo em todas as interações.
Ou seja, a ideia é facilitar o trabalho diário, se conectando com uma ampla base de contatos para um envio constante e veloz de informações, com respostas eficazes e configuradas conforme as necessidades da organização. Um bom exemplo pode ser visto frequentemente nos e-commerces, quando o internauta envia uma mensagem para o número da empresa para checar a rastreabilidade de seu produto e um robô o atende com questões sobre seus dados e logo após o código.
No método convencional, um atendente precisaria parar suas tarefas para digitar o recado, enviar, esperar a resposta do usuário, perguntar suas preferências pessoais, procurar no sistema, entre outras ações partindo desse princípio. Essa circunstância levaria tempo, despender a energia desse funcionário e ainda poderia priorizar a experiência de quem está do outro lado da tela, com uma pendência a ser resolvida. Isso tudo pode ser sanado com a API do WhatsApp Business.
Segundo Sanches, os chatbots são o futuro. “O serviço consiste em uma tecnologia de integração entre sistemas, permitindo um aprimoramento no serviço ao consumidor (SAC) com retornos imediatos”, comenta. Esse aspecto incide diretamente na vivência de quem procura sua marca.
Para melhorar, a Total IP te ensina e você configura seu robô conforme precisar, é possível cadastrar expressões, novos caminhos de escolhas por parte do contato, entre outras possibilidades. Isso tudo oferece uma árvore de decisões, com insights valiosos para os gestores melhorarem suas metodologias. Ainda, tenha a certeza de um suporte 24 horas em todos os dias da semana, com profissionais à sua disposição para solucionar dúvidas e impedimentos.
Além de todas as aplicabilidades e benefícios citados ao decorrer da matéria, ainda é possível destacar inúmeros ganhos para as corporações com esse sistema. Confira:
No primeiro modelo do WhatsApp não era possível expor um catálogo de serviços e produtos e cadastrar horário de funcionamento, por exemplo. Contudo, com a versão atualizada, o dono da conta consegue fazer tudo isso e ainda tem outras funcionalidades, como classificar os contatos com etiquetas a partir de critérios próprios.
Esqueça ficar off-line porque algum colaborador tirou férias ou mesmo não estar on-line na madrugada. Com as respostas automáticas configuradas no WhatsApp Business API, a instituição fica disponível a qualquer momento para quem quiser, com palavras de saudação e apresentação da marca, por exemplo. Também pode fornecer informações importantes sobre horários de funcionamento, períodos de ausência, promoções, ou mesmo solucionar uma questão sem necessidade de alguma atenção humana.
Muito utilizado pelos grandes empreendimentos, o aplicativo oferece a possibilidade de escalar a comunicação, otimizando as operações internas e externas. Dessa forma, diversas interações são estabelecidas sem impactar uma a outra, com a individualidade de cada cliente. Isso também poupa esforço da equipe, turbinando seu rendimento e motivação.
Uma estratégia muito utilizada pelo app é o disparo de campanhas de marketing, pois apresenta novas oportunidades de alcance e compartilhamento. Se bem feita, essa tática pode resultar em aumento de vendas e engajamento.
O sistema da Total IP anda lado a lado com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), com atualizações constantes para permanecer dentro das cláusulas e manter um serviço completo. Além disso, o WhatsApp Business API conta com criptografia de ponta, ou seja, são camadas de códigos tornando o conteúdo da conversa inviolável por quem não tem acesso.
Com o uso recorrente, a plataforma contabiliza diversos dados. Isso pode ser essencial para melhorias, com criação de relatórios de performance e tomadas de decisão mais assertivas tendo em vista o comportamento do público.
Por fim, se quer entender como a tecnologia pode ser a maior aliada da sua operação e contar com uma ferramenta moderna para deslanchar as vendas , fale conosco pelo próprio WhatsApp! Será um prazer atendê-lo!
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.
A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.
Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.