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Chatbot em empresas: 8 benefícios!

O uso de chatbots no atendimento ao cliente traz assertividade, rapidez e diferencial competitivo no mercado

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 06/11/2024 08h00, última atualização em 25/09/2024 11h12
Chatbot em empresas: 8 benefícios!

Um chatbot é um programa de computador projetado para simular conversas humanas, seja por texto ou voz. O seu funcionamento é baseado em Inteligência Artificial, visando responder a perguntas e comandos dos usuários. Como resultado, tem-se um serviço automatizado e personalizado, com frutos positivos a partir de uma variedade de possibilidades. Devido a essa vastidão de oportunidades, sua popularização ocorreu de forma rápida, alterando o jeito como as empresas interagem com a persona. Entenda mais sobre a ferramenta, seus ganhos e funcionalidades!

 

Como é a ação de um chatbot?

A base de execução do mecanismo reside no processamento de linguagem natural (PLN), compreendendo a linguagem humana, identificando a intenção do usuário e fornecendo retornos relevantes. “No processo simplificado, tudo começa com a entrada do usuário na digitação de uma mensagem, seguido pela análise, identificação de palavras-chave e da intenção daquela nota. Passando para a geração de respostas, busca-se em uma vasta base de conhecimento qual a réplica adequada e a envia. Em cada interação, a máquina aprende e aprimora sua atividade, tornando-se cada vez mais precisa”, explica o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

 

Ganhos de inovar com robôs

A implementação no dia a dia de uma entidade e, principalmente, na assistência do usuário, oferece uma série de benefícios, indo desde a redução de custos e aumento da produtividade até a melhoria da experiência. “Com a evolução gradativa da tecnologia, os chatbots se tornaram oportunidades poderosas para enfrentar os desafios de se lidar com gente e otimizar as operações empresariais”, comenta o especialista. Desse jeito, ele pontua os oito benefícios principais de se usar a solução:

  • Disponibilidade 24/7: ao contrário dos humanos, robôs conseguem operar a qualquer hora do dia, proporcionando um suporte contínuo e melhorando a jornada, especialmente em diferentes fusos horários, finais de semana e feriados;
  • Respostas Rápidas e consistentes: o retorno é uniforme, assegurando um recebimento de informações precisas, sem variações na qualidade.  As dúvidas mais comuns ainda podem ser resolvidas instantaneamente, aprimorando o processo;
  • Redução de custos: a máquina pode lidar com um grande volume de interações simultaneamente, reduzindo a necessidade de uma equipe extensa a partir da automatização de tarefas repetitivas. Isso tende a levar a economias significativas em custos operacionais e de treinamento;
  • Personalização e reengajamento: utilizando dados de interações passadas, oferecem recomendações individualizadas, aumentando a relevância do contato e estimulando o engajamento contínuo com a marca. Além disso, podem ser programados para oferecer um apoio único, considerando o histórico de cada um;
  • Coleta de dados: As interações com os chatbots geram uma grande quantidade de elementos sobre os clientes, a quais ficam a mercê para aperfeiçoar os produtos e serviços;
  • Aumento da produtividade: liberando os funcionários de atividades básicas, como responder a indagações frequentes ou realizar demandas simples, é viável concentrar-se tarefas mais complexas e estratégicas;
  • Automatização de procedimentos: é simples direcionar para a tecnologia a responsabilidade pelo agendamento de compromissos, rastreamento de pedidos e gestão de solicitações, aumentando a eficiência operacional.
  • Melhora da experiência do cliente: a capacidade de fornecer suporte imediato e preciso melhora a satisfação, assim como a agilidade, personalização e horário de funcionamento. Ademais, coletam feedback e analisam dados de interação para ajudar as empresas a entender melhor as necessidades e preferências;

Como um todo, o software é projetado com maestria para companhias modernas, com o intuito de otimizar o apoio ao consumidor. “Existem dois tipos principais: os baseados em regras, seguindo um conjunto de instruções predefinidas, e os pautados em IA, extraindo aprendizado para melhorar sua atuação ao longo do tempo. De qualquer maneira, por meio de todos os oferecimento gerados, se tornam um diferencial competitivo no mercado”, finaliza o gestor.

As chances e benefícios expostos te chamaram a atenção? Não perca mais tempo! Fale com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição!

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