Qual o impacto dos dados em uma empresa?

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 09/10/2024 08h00, última atualização em 24/09/2024 09h57
Qual o impacto dos dados em uma empresa?

A captação de dados é uma ação indispensável no mundo dos negócios. Por meio de informações precisas, as empresas alcançam tendências próprias para transformar em estratégias e atingir ainda mais eficiência com seu público. A captação dessas noções torna-se ainda mais assertiva com o uso da tecnologia. Então veja, nesta matéria, como a inteligência artificial transforma áudios em dashboards e aprimora o atendimento ao cliente. 

Qual a importância da análise de dados para o atendimento ao cliente? 

A etapa de atendimento pode acontecer muitas vezes na trajetória de um indivíduo com a organização. De acordo com a Mobile Time, 87% dos consumidores davam preferência para marcas com uma boa experiência nesse instante e 75% diziam pagar mais caro para obter essa qualidade. “O contato entre as empresas e as pessoas têm grande impacto na reputação da companhia, na satisfação e influência a fidelização”, explica Tiago Sanches, Head de vendas da Total IP

Nesse sentido, os dados são um orientador para a melhoria da área de suporte em vários aspectos. Afinal, o desempenho positivo de uma conversação depende de alguns fatores, segundo Sanches. “Os dados impactam positivamente nisso, pois auxiliam em feedbacks de produtividade para treinar os colaboradores, reconhecimento das necessidades do público, gera insights para novas estratégias de vendas e argumentação, entre outros”, complementa o especialista. 

Como captar dados de ligações no atendimento ao cliente? 

Conforme um estudo da Mckinsey and Company, 57% dos líderes viam um aumento no volume de chamadas telefônicas de até 20% dentro de um ou dois anos. Além disso, a análise feita com 3,5 mil consumidores, de todas as idades, revelou as ligações ao vivo como uma das maneiras preferidas de se comunicar com as empresas para obter ajuda e suporte. 

Isso mostra a relevância de investir também em melhorias nesse canal. Então, o especialista da Total IP, apresenta a solução Speech Analytics, desenvolvida para otimizar a monitoria desse campo com inteligência artificial e transformar áudios em dashboards repletos de dados. “Essa ferramenta é capaz de avaliar o desempenho dos profissionais, atribuir nota e gerar um quadro com informações obtidas a partir da conversa selecionada. Essencial para compreender o setor e ser o braço direito dos gestores e treinadores”, complementa o especialista em vendas. Então, conheça melhor a funcionalidade: 

Transcreve as conversas: com eficiência superior a 98%, as transcrições transformam as conversas gravadas em textos claros e detalhados. “Por meio dessa etapa, o gestor consegue avaliar com mais rapidez o assunto tratado na chamada”, diz. A apresentação do diálogo é no formato de chats, separando as falas do cliente e do atendente. 

Resume o diálogo presente na chamada: ao finalizar uma assistência, a plataforma resume a conversa executada. Essa informação pode ser inserida no histórico do cliente. “Assim, a organização evita o contato repetitivo e observa as chances de sucesso na conversão anteriormente. O recurso também permite planejar uma abordagem de acordo com os últimos interesses do lead”, explica Sanches. 

Monitora a qualidade da chamada com inteligência artificial (IA): a avaliação da qualidade do suporte é feita por Inteligência artificial. O mecanismo atribui notas para a performance, da abertura até o fechamento de uma ligação. A partir de métricas personalizadas pela empresa, o recurso analisa 100% da execução dos pontos definidos. “Dessa forma, a equipe concentra-se em treinar os novos colaboradores e dar feedbacks por meio dos insights obtidos”, propõe. 

Analisa os dados de uma ligação: o sistema identifica palavras-chave positivas e negativas e as distribui em uma tela. Por meio delas, ele faz uma avaliação dos sentimentos presentes na ligação. “Isso contribui com a construção de um script ainda mais produtivo”, pontua. 

A tecnologia é personalizada para cada empresa: a IA é treinada para atender as necessidades do negócio, adaptando-se aos diferentes cenários de telefonia.

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