Tendências de Employee Experience ligadas à tecnologia

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 29/09/2023 08h00, última atualização em 28/09/2023 17h18
Tendências de Employee Experience ligadas à tecnologia

Uma coisa é certa: qualquer empresa de sucesso, independentemente do segmento ou porte, precisa ter seus colaboradores alinhados. Afinal, eles são o bem mais importante do negócio e são responsáveis por propagar os valores da organização. Dessa forma, as grandes marcas já notaram a relevância de focar em uma boa Employee Experience, inclusive utilizando os Robôs Dinâmicos da Total IP. Sendo assim, fique por dentro do assunto e melhore suas estratégias! 

Quais as necessidades dos atuais colaboradores e como a tecnologia pode ajudar? 

Para Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, contar com as modernidades é uma das melhores estratégias para aprimorar a experiência das equipes. “Com a Total IP, você consegue eliminar tarefas repetitivas, como envio de status do pedido, confirmação de CPF’s, agendamento de consultas, entre diversas facilidades”, afirmou. Além da enorme gama de soluções, é possível configurar e ajustar de acordo com a demanda de cada corporação. 

Segundo o relatório o Panorama da Experiência do Colaborador 2023 nas organizações da América Latina, realizado pelos times de People Science e Data Science da startup Pin People, contando com 390 mil respondentes, a necessidade dos colaboradores ao longo de suas jornadas vem se transformando. A pesquisa utilizou tecnologias proprietárias de Inteligência Artificial e trouxe revelações essenciais. 

Dos respondentes, 51,4% são do gênero feminino e 48,6% masculino. Ainda, 29,4% estão em cargos de liderança enquanto 70,6% não. Em relação às gerações, 1,8% são Baby Boomer, 14% Geração X, 60,3% Geração Y e 23,9% Geração Z. Sobre o tempo de casa, 20,7% estão de 0 a 6 meses, 27,5% estão entre 6 meses a 2 anos, 32,6% estão de 2 a 4 anos e 19,2% há mais de 4 anos na empresa.

Veja também: otimização de tempo é sinônimo de eficiência! 

Pesquisa aponta seis pilares de como a jornada dos colaboradores se transforma 

De maneira geral, a análise traz dados reveladores, os quais são imprescindíveis para qualquer companhia. Conforme o levantamento, eles podem ser divididos em seis pilares de Employee Experience. Confira abaixo:

1) Experiência dos colaboradores além do primeiro dia:

Ao longo do crescimento na entidade, a experiência piora e fica evidente o gap entre Employer Branding e Employee Value Proposition (EVP). Ou seja, aquilo no qual a marca vende e promete no recrutamento em comparação com os aspectos, de fato, entregues  no dia a dia para as pessoas, como o desencantamento após o primeiro contato. 

Essas respostas foram colhidas por intermédio da nota de e-NPS (Net Promoter Score) ao longo do “Ciclo de Vida do Colaborador”, apresentando uma queda considerável: na primeira semana de trabalho é de +83 e no momento da saída atinge uma média de +46. “Esse método de medir a satisfação é fundamental para a implementação de melhorias. Possuímos os Robôs Dinâmicos de Pesquisa para automatizar esse processo e torná-lo ainda mais eficiente. Eles podem ser usados tanto internamente quanto com os próprios clientes”, comentou Sanches. 

Como resultado, foram analisadas com profundidade as insatisfações encontradas nas mais variáveis de reconhecimento e crescimento da organização. Dessa forma, a tendência observada em 2022 mostrou a necessidade de fortalecer a cultura de desenvolvimento contínuo e recompensas ao longo da trajetória. Essas táticas já são realidade para muitas empresas, mas para outras ainda é um objetivo longe de ser alcançado. 

Curtiu o assunto? Leia também: seu negócio proporciona boa experiência para as pessoas? 

2) Times plurais e diversos: 

É de conhecimento comum o quanto as organizações com times plurais são mais criativas, geram melhores resultados e tomam decisões mais assertivas. Desse modo, é indispensável a preocupação em contratar pessoas diversas de origens, faixas etárias, classes sociais, crenças e, principalmente, aquelas de comunidades minoritárias. 

Entretanto, também é preciso estimular a equidade e inclusão, entendendo as diferentes realidades. “Para aprimorar este ponto, devemos deixar de confiar naquela máxima “one size fits all” e construir experiências distintas para diferentes grupos de indivíduos, fomentando o enfrentamento às desigualdades estruturais e nos atentando aos desafios da força de trabalho multigeracional”, explicou Frederico Lacerda, CEO (Chief Executive Officer) e cofundador da Pin People. 

Nesse sentido, a Total IP possui um grande diferencial! Veja: ferramentas tecnológicas são aliadas da diversidade. 

3) Mudanças para mais flexibilidade na organização: 

A fim de garantir vivências personalizadas para cada perfil, é fundamental investir na flexibilidade para se tornar parte das políticas do negócio. Segundo o estudo, de forma geral, os colaboradores estão satisfeitos com esse nível. O índice de favorabilidade com relação a esse tema corresponde: Baby Boomers (92%), Geração X (36%), Geração Y (92%) e Geração Z (87%). 

Para Sanches, a inovação também incide neste tópico. “Com a otimização do tempo nas operações, por meio das soluções da Total IP, os funcionários conseguem focar suas atenções para demandas mais desafiadoras e realmente complexas. Isso demonstra uma valorização sobre suas horas e seus esforços por parte da corporação”, apontou. 

Nós recomendamos: inovação pode ser pilar da sua instituição. 

4) Proatividade para estimular o bem-estar: 

De acordo com as informações, há uma grande insatisfação com a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A “Saúde Mental” é um dos tópicos com a maior quantidade de comentários negativos atrelados. Dentro os comentários, os cooperadores relataram se sentirem ansiosos, sem energia, pressionados, cansados e desanimados. 

Além disso, indicaram a “Segurança Psicológica” como um tema para ser melhorado nas mais diversas corporações, com alta correlação com a expectativa de permanência. Afinal, quanto melhor a avaliação da questão, mais tempo os colaboradores pretendem permanecer no empreendimento. 

Quanto às outras variáveis, várias estão relacionadas ao significado, propósito, inclusão e suporte do time, os quais são intimamente relacionados à metodologia de “Felicidade”, proposta por Martin Seligman. “Por isso, reforçamos a necessidade de fortalecer a cultura centrada na ‘Segurança Psicológica’ e maior tolerância aos erros e falhas, no melhor equilíbrio do volume de trabalho e no aprofundamento em práticas de ‘Felicidade Corporativa’, finalizou o cofundador da Pin People. 

Por fim, para dar um start  nesse mundo de inovações e aprimorar a experiência de quem cerca o seu negócio, fale conosco pelo WhatsApp! Será um prazer atendê-lo e apresentar as mais diversas soluções tecnológicas!

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]