Ferramentas tecnológicas são aliadas da diversidade

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 25/05/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 17h12
Ferramentas tecnológicas são aliadas da diversidade

Construir uma cultura de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) dentro de uma organização não acontece em um estalar de dedos. No entanto, é preciso dar os primeiros passos, com boa intenção e apoio das lideranças. Além de ações de conscientização dos colaboradores e políticas afirmativas, é necessário olhar com um cuidado cada vez maior para os processos, recrutamento, seleção e treinamento. Afinal, isso pode contribuir e reforçar essa prática. Sendo assim, ter a Gravação de Voz e Tela é fundamental.

 

 A tecnologia no recrutamento e seleção

 

Em um país desigual como o nosso, aplicar políticas afirmativas para estimular a inclusão de profissionais de grupo minorizados é essencial para superarmos discriminações, ampliarmos oportunidades e mudarmos nossos vieses. Isso é, pensamentos e atitudes automáticos, a partir de padrões aprendidos ao longo da vida, por meio de amigos e familiares, manifestações culturais, conteúdos consumidos, entre outros.

No entanto, quando falamos sobre uma seleção ou a decisão de promover um colaborador, existe a missão de eliminar ao máximo esse aspecto para não excluir pessoas de grupos historicamente discriminados. Essa função não é exclusiva do RH, mas a área tem em mãos ferramentas e processos para acelerar a mudança. “As opções são infinitas e podem ser utilizadas em diversas etapas do cotidiano para ajudar nessa jornada”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

A tecnologia vem avançando muito nos últimos anos e auxiliando nas tomadas de decisões. Em um processo seletivo, pode-se aplicar uma triagem inicial, testes on-line e entrevistas por videoconferência. Ademais, é possível captar candidatos de qualquer localidade e, dessa forma, um cidadão de uma cidade pequena pode atuar em uma grande metrópole em home office.

Tornar uma empresa diversa e inclusiva não se restringe apenas a essa etapa inicial. É necessário desenvolver ações internas de conscientização, letramento, revisão de código de ética e conduta adequada. “Além disso, deve-se pensar na variedade dos consumidores também. Por isso, instrumentos de fácil entendimento são essenciais”, destaca Sanches.

 

As diferentes gerações no mundo corporativo

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Diferenças de valores, criação, adaptação a modernidades e conceitos, políticas internas e externas. Essas características se unem em um mesmo ambiente de trabalho. Pessoas mais jovens ou mais velhas encontram dificuldades diferentes no relacionamento interpessoal. Embora esses mal entendidos intergeracionais ocorram em várias situações, no mundo corporativo acontece de forma mais acentuada.

Com o envelhecimento da população, maior expectativa e qualidade de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 2012 e 2016, o grupo de idosos cresceu 16%, acarretando no aumento da vida útil empresarial. Ativos, os profissionais mais experientes chegam à idade de se aposentar, mas continuam cultivando seus laços sociais, mantendo-se úteis. Já a nova geração, chega ao mercado de trabalho altamente conectada com as redes sociais e todas as facilidades e agilidades.

Já passamos dos 54,8 milhões de brasileiros com mais de 50 anos, segundo o site Longevidade. Como as corporações, em especial as pequenas e médias, poderão se beneficiar dessa mão de obra sênior em crescimento e cada vez mais produtiva? Além do aumento da expectativa de vida, a reforma da previdência também tem feito os profissionais prolongarem suas trajetórias.

Apesar da alta do desemprego, a falta de mão de obra qualificada vai acometer diversas áreas. Não será possível ocupar todas as lacunas apenas com jovens e, por isso, as lideranças devem se preocupar com a adaptação desses grupos em conjunto. Ademais, os idosos também estão dominando a web e, dessa forma, é fundamental proporcionar um bom atendimento para eles.

Ou seja, deve haver um cuidado com os colaboradores e clientes de mais idade. Nesse sentido, a Total IP oferece um treinamento de excelência, monitoria em tempo real e uma equipe de suporte 24 horas, por sete dias da semana. “Além dos sistemas não possuírem complexidades, preparamos os operadores para o diálogo com todos os públicos, com comunicação simples, empatia e atenção”, acrescenta o gerente comercial.

 

Soluções de atendimento

 

Para você ter a garantia do bom rendimento do seu time, existem algumas soluções. Com o Formulário e Gestão das Monitorias, o gestor ouve ou faz a leitura das ligações dos agentes e tabula as notas, de acordo com templates pré-estabelecidos, como tom de voz, capacidade de persuasão, português, vícios de linguagem, scripts de negociação ou de retenção, entre outros. As categorias são personalizáveis de acordo com as necessidades de cada companhia.

Outra alternativa é a Gravação de Voz e Tela. Assim, seu empreendimento ganha segurança jurídica, evita conversas não profissionais, reduz o tempo das chamadas, treina melhor seu grupo e orienta on-line as negociações. Os supervisores autorizados podem, em um só clique, acessar, monitorar, ouvir e liberar gravações de maneira simples e intuitiva. “Com esse recurso, é possível oferecer feedbacks assertivos e estar em constante evolução, tendo consciência de quais pontos devem ser melhorados”, finaliza o especialista.

 

Portanto, esteja preparado para receber todas as pessoas e alcance melhores resultados. Dessa forma, você largará na frente da concorrência e chamará a atenção do mercado. Para isso, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

 

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