Employee experience: aliada da IA

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 04/10/2023 08h00, última atualização em 03/10/2023 16h30
Employee experience: aliada da IA

A revolução digital tem transformado radicalmente a maneira como vivemos e trabalhamos. Nesse cenário de inovações, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma poderosa aliada para otimizar dinâmicas e impulsionar a produtividade nas organizações. No entanto, como ela pode se conectar à experiência do funcionário, um elemento crucial para o sucesso de qualquer empreendimento? Fique por dentro de como os chatbots e demais soluções da Total IP podem ser aliados nessa missão!

A employee experience como diferencial

O conceito em questão transcende a mera satisfação no trabalho. Envolve todo o ciclo de vida do colaborador na empresa, desde o recrutamento e integração até o desenvolvimento profissional e, eventualmente, sua saída. Portanto, trata-se de como os funcionários se sentem em relação ao seu ambiente de serviço, suas interações com colegas e superiores, e como esses fatores afetam seu desempenho e engajamento.

Enquanto isso, a IA é um campo da ciência da computação no qual busca desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas necessárias de inteligência humana. Desde algoritmos avançados de aprendizado de máquina até robôs dinâmicos e automação de procedimentos, esse recurso tem o potencial de revolucionar a forma como as organizações operam.

Na esfera corporativa, a inovação está sendo implementada para otimizar inúmeras tarefas, partindo da triagem inicial de candidatos até a digitalização de afazeres administrativos, análise de dados, personalização de experiências e muito mais. “Essa ferramenta libera tempo precioso dos profissionais para poderem se concentrar em atividades marcadas pela  criatividade, empatia e tomada de decisão estratégica”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Nesse sentido, o casamento entre a jornada do trabalhador com a tecnologia pode resultar em um espaço mais eficiente, produtivo e agradável para todo o coletivo. “Afinal de contas, ocupações muito repetitivas são desgastantes para a equipe e é valioso poder contar com as novas funcionalidades desenvolvidas ao redor do globo. Com isso, elevam-se os rendimentos não apenas no quesito monetário, mas também na ideia de uma boa marca empregadora”, reforça Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP.

As melhorias da IA no clima organizacional

Conforme a mais recente pesquisa da Deloitte, 80% dos líderes corporativos consideram a EX de suma importância para as organizações. A pesquisa também indica como os entrevistados reconhecem a melhora na retenção de talentos e tem um impacto direto na performance do staff, elevando sua produtividade. Esse é um aspecto crucial, tendo em vista como 77% da força de trabalho global encontra-se desengajada, resultando em um prejuízo estimado de 8,8 trilhões de dólares para a economia global, conforme o Relatório Gallup State of the Global Workplace de 2023. Nesse contexto, elencamos cinco pontos de melhorias no clima organizacional disponibilizados pela IA. Veja! 

1. Recrutamento inteligente: a modernização pode agilizar e aprimorar os processos seletivos, analisando currículos, identificando aspirantes ideais e até mesmo realizando entrevistas iniciais por meio de chatbots. Isso otimiza o tempo dos recrutadores, proporcionando uma primeira triagem mais precisa e eficiente.

2. Onboarding personalizado: agora é possível criar programas de integração personalizados para novos funcionários, levando em consideração suas habilidades, passagens anteriores e necessidades específicas. Dessa forma, garante-se uma integração mais suave e assertiva.

3. Suporte e assistência ao funcionário: plataformas devidamente equipadas conseguem fornecer suporte instantâneo e individualizado aos trabalhadores, respondendo a perguntas frequentes, fornecendo informações sobre políticas internas e até mesmo auxiliando em questões de saúde mental.

4. Análise de engajamento e feedback: algoritmos são capazes de  analisar dados e devolutivas em tempo real para avaliar a participação do quadro. Essa análise contínua permite aos gestores identificarem pontos de melhoria e tomarem decisões informadas para aprimorar a convivência do grupo.

5. Desenvolvimento profissional direcionado: os recursos tech podem oferecer sugestões de treinamento e capacitação com base nas metas de carreira e desempenho particular, auxiliando no crescimento de forma única.

A tecnologia é a solução!

Na hora de realinhar a estratégias empresariais, é essencial priorizar suporte, seja por meio de  ambiente físico ou recursos para atender plenamente às necessidades do colaborador, abrangendo promoções, remuneração justa e apoio no na área com  oportunidades de aprendizagem. Logo, é crucial  identificar-se com os propósitos e valores da companhia, assim como com as funções exercidas. 

Fica nítido, portanto, como fator humano é de extrema relevância. A interação eficaz entre a equipe e liderança tem um impacto direto no clima organizacional, pois essa dinâmica é responsável por incentivar ou desencorajar os talentos na entidade. “Atualmente, a tecnologia tem desempenhado um papel significativo no aprimoramento nas culturas corporativas. Isso se deve principalmente à sua contribuição para a melhoria da comunicação, agilidade e adoção de boas práticas nas operações cotidianas dos mais variados setores”, conclui Sanches. 

Dentre as principais funcionalidades no âmbito de atendimento ao cliente, é importante destacar os chatbots e assistentes virtuais. “Essas alternativas proporcionam um acesso mais ágil às informações e auxiliam na resolução de diversas questões diretamente pelo celular, inclusive via WhatsApp. Assim, gera-se maior praticidade e autonomia para todos os envolvidos, independentemente de serem líderes ou liderados”, finaliza Oliveira. 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no meio comercial ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Venha conferir nosso conteúdo! Não perca mais tempo!

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