Concilie atendimento humano e automatizado em seu negócio
Essa prática é essencial para o sucesso
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Descubra mecanismos capazes de facilitar o dia a dia do seu negócio e alavancar a conversão de produtos on-line
Quão bem o seu estabelecimento conseguiu migrar para o universo on-line? Desde a insurgência da pandemia, o mundo dos negócios se viu obrigado a fechar – ao menos temporariamente – as portas físicas e apostar suas fichas no digital. O e-commerce já era uma tendência entre boa parte da população, porém, com o isolamento, adquiriu um prestígio nunca antes vivenciado. A partir disso, o setor decolou. Para acompanhar o voo, inúmeros métodos e tecnologias foram desenvolvidos. Dessa forma, possibilitaram a mitigação de demandas e aceleraram a rotina. Todavia, quem se atrasou para abraçar a novidade ficou para trás. Quer descobrir como reverter a situação e alavancar o seu negócio? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Com a ampliação do mundo virtual, o comportamento no comércio foi drasticamente alterado. Aos poucos, não apenas o endereço de localização dos produtos foi mudado para um ID eletrônico, como também sua própria existência. Itens convencionais, como móveis, decorações, eletrodomésticos, entre outros, continuaram em destaque, é claro. No entanto, junto a eles, os chamados bens digitais despontaram no mercado. E-books, cursos on-line, podcasts e clubes de assinatura são apenas alguns exemplos desses serviços contratados e experimentados, diretamente nas redes. “A popularização desses artigos reforça como estamos, cada vez mais, adeptos ao eletrônico. Por isso, é preciso acompanhar seus passos e fornecer recursos para sustentá-los”, pontua o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.
A boa forma dessa esfera também é expressa em números – tanto nacional quanto globalmente. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa internacional realizada pela Insider Intelligence, o Brasil está entre os dez países com maior expectativa de crescimento de e-commerce em todo o planeta. Dados fornecidos pela ABComm Forecast, um estudo elaborado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), relatou um faturamento de R$ 169,59 bilhões em vendas digitais, no país, em 2022. O número supera em mais de R$ 18 bilhões o valor arrecadado em 2021. Para 2023, as estimativas são ainda mais animadoras. Conforme a mesma análise, o faturamento estimado para este ano beira a casa dos R$ 186 bilhões.
O ramo de produtos digitais também aparece em alta, justamente desde o surgimento da Covid-19. De acordo com a consultoria de mercado, Valuates Reports, o setor de vendas desse roll faturou, sozinho, mais de 160 bilhões de dólares mundialmente, no ano de 2020. Consoante a companhia, a estimativa para esse mercado é atingir a marca de 241 bilhões de dólares até 2027, com um crescimento médio de 5,7% a cada período. “Essa proeminente ascensão desperta a necessidade de fornecer acessórios capazes de impulsionar a tendência. É nesse ponto onde a Total IP entra em campo. Nossa missão enquanto corporação é promover insumos para facilitar o cotidiano de quem abraça a inovação”, ressalta Sanches.
Perante um contexto movimentado pelas tecnologias e com a velocidade ampliada, em decorrência da instantaneidade das interações na web, é preciso se segurar em metodologias capazes de potencializar sua atuação. Surfar na crista da onda, alinhado às novidades, é uma posição de destaque. No entanto, para manejar esse espaço, não se pode ficar parado. A intensidade é a inimiga primeira do marasmo. Construir estratégias é somente o primeiro passo para consolidar a posição de prestígio e determinar prosperidade ao seu negócio. Com isso em mente, a Total IP separou cinco orientações, voltadas aos produtos digitais, para quem pretende se aproveitar dessa inclinação. Veja a lista abaixo:
Promova um conteúdo personalizado: uma das grandes preocupações dos criadores de conteúdo atualmente é o engajamento do público com o seu produto. Garantir um infoproduto, onde as informações ultrapassem a concepção de uma simples aula ou aprendizado, deve ser um dos primeiros pontos de atenção a quem idealiza os seus cursos. Com uma transmissão interativa, por exemplo, ele pode se tornar uma experiência única para quem o consome e se diferenciar de outros da mesma temática. Assim, adquire espaço dentro de seu segmento.
Analise os interesses do público: naturalmente, algumas segmentações ganham um maior destaque perante as demais e cativam o interesse do consumidor final. “Por isso, é fundamental manter os olhos fixados nas tendências. Dessa forma, sempre haverá um material de sua autoria nas primeiras pesquisas. Isso indica a relevância no cenário”, destaca o gerente comercial.
Utilize de redes sociais e aplicativos de chat: com um mundo cada vez mais conectado, lançar um produto apenas na plataforma não é o suficiente. Logo, criar grupos, comunidades e espaços de conversa tornam-se poderosos aliados. Junto a eles, um forte direcionamento para mídias, como o Tik Tok e Instagram, pode impulsionar as conversões. Além disso, o WhatsApp é mais uma estratégia capaz de fidelizar consumidores, por meio de um canal de fácil acesso para comunicar novidades, além de ser um recurso rápido e prático para tirar dúvidas.
Flexibilize os dispositivos de acesso: atualmente, parte significativa do mundo roda nos smartphones. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o país possui, hoje, mais de 242 milhões de telefones em uso. Por isso, veicular bens nesses aparelhos é crucial. “A flexibilidade virou mantra da sociedade. Com o celular na mão, as pessoas clamam para poder acessar – de maneira rápida e prática – qualquer material”, delimita Sanches.
Forneça uma sistema intuitivo: construir uma plataforma clara é um ponto crucial para o relacionamento com o público-alvo. A experiência do usuário é um dos fatores determinantes para a sua fidelidade como consumidor. Logo, disponibilizar uma interface intuitiva e personalizada para cada segmento apresentado, pode ser a virada de chave para a adoção dos infoprodutores e capitalização de clientes.
Seu estabelecimento está atento a essa preocupação? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores inovações para se adaptar ao meio e atingir o sucesso.
Gostou das nossas indicações? Então, não perca nem mais um instante sequer e entre em contato com a gente! Caso o seu meio de atuação preze por mudanças, não pense duas vezes e alie-se a tecnologias para impulsionar as vantagens. Esteja atento às tendências, coloque-se um passo à frente e adote as metodologias necessárias para alavancar o seu negócio. Estamos ansiosos para fazer desse objetivo uma realidade. Para isso, mantenha-se sempre alerta às novidades, adapte-se com rapidez e ponha seu conhecimento em prática. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.
A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.
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