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Conexão Total: tecnologia para captar alunos e vestibulandos

Por Ana Isa Moura, Total IP+IA - Publicado em 26/03/2025 07h00, última atualização em 19/03/2025 09h13

Com um mercado cada vez mais competitivo e demandas crescentes, as instituições de ensino precisam se destacar ao oferecer experiências digitais modernas e acessíveis. A adoção de novas soluções tem sido fundamental para captar estudantes de forma eficaz e garantir estratégias de sucesso na área educacional. O setor global de produtos e serviços relacionados à inteligência artificial (IA) cresce rapidamente e deve atingir R$ 5,4 trilhões até 2027, impulsionado pela integração dessas ferramentas em diversos segmentos. Veja mais, neste Conexão Total.

 

O papel da inteligência artificial na captação de alunos

Nesse contexto, a IA possibilita a análise de grandes volumes de informações para embasar decisões estratégicas. Uma aplicação prática disso é o Lead Scoring, sistema usado para prever quais leads têm maior probabilidade de se matricular. Além disso, a inovação otimiza processos como conversação via chatbots, cobrança de mensalidades e análise de dados, tornando a gestão mais eficiente.

Daniel Oliveira, coordenador de cursos da Fundação FAT, destaca a relevância de uma linguagem alinhada ao perfil dos futuros discentes para alcançar os números desejados: “Atrair e engajar alunos exige um olhar atento para onde eles estão e como eles se comunicam. Não basta apenas fazer uso da tecnologia, é preciso criar um verdadeiro encontro. As redes sociais, WhatsApp e tantas plataformas funcionam como um canal de aproximação, mas a real importância é a mensagem enviada por meio desse canal. A comunicação precisa ser relevante, envolvente e, sobretudo, personalizada. O jovem de hoje tem um consumo de conteúdo extremamente dinâmico e para capturar a sua atenção, é necessário ir além da simples divulgação”.

 

Omnicanalidade e personalização: tendências para o futuro da educação

O uso estratégico dessas aplicações para atração pode ser variável. Ter todos os tipos de atendimento unificados se tornou essencial, pois os alunos estão cada vez mais presentes em diversos apps. Kenneth Correa, professor da FGV e especialista em tecnologia e inovação, ressalta essa tendência: “Quando a gente fala da modernização sendo usada estrategicamente para captar os vestibulandos, têm vários caminhos diferentes. Primeiro, do ponto de vista de omnicanalidade: esses clientes em potencial estão nas mais diversas redes sociais. Eles consomem vídeos shorts no YouTube, assistem a TikToks, veem também em Reels e Stories no Instagram, então é muito importante entender quais canais eles estão utilizando, os formatos mais adequados para fazer um marketing digital e geração de conteúdo, para aproximá-los da marca.”

O avanço da digitalização traz consigo um novo desafio: como automatizar sem perder o toque humano? Afinal, quem não prefere receber uma mensagem detalhada oferecendo alternativas para sanar uma necessidade daquele momento? Especialistas apontam a solução: “Hoje, a tecnologia permite a personalização em escala. Mesmo com um grande número de matriculados, é possível criar uma comunicação respeitando a individualidade de cada um. Pequenos detalhes fazem toda a diferença: chamar o estudante pelo nome, mencionar informações específicas sobre sua rotina e os seus interesses, demonstrando como o aluno não é só mais um”, complementa Oliveira.

Com o progresso da IA e o uso de omnichannel, as instituições de ensino têm a oportunidade de tornar o alcance mais assertivo. Quando aplicados de forma estratégica e humanizada, recursos tech podem ser a chave para estabelecer conexões autênticas e duradouras com os discentes do futuro.

Contratando a Total IP+IA, você tem acesso ao melhor chatbot para WhatsApp, com relatórios de todos os usuários e o status da conversa. A aplicação possui omni center com ou sem inteligência artificial, além do Omni Atendimento, elevando a eficácia em até 24%. 

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Sobre a Total IP+IA

Desde 2005, a Total IP+IA desenvolve soluções para o atendimento de ponta, seja ele humana ou artificial, com PABX, robôs dinâmicos ativos, receptivos, de pesquisa e de chat. Realizamos gestão de SMS, otimizamos armazenamento na nuvem, atendemos via WhatsApp, webchat ou e-mail 

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