Concilie atendimento humano e automatizado em seu negócio
Essa prática é essencial para o sucesso
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Descubra a importância de estar por dentro dessa métrica e descubra como essa ferramenta pode auxiliar
Você não precisa mais despender horas dos seus colaboradores para saber como os seus consumidores veem seus produtos. Afinal, entender e estar por dentro dessa métrica é essencial para traçar estratégias realmente efetivas, de modo a permanecer sempre ativo no mercado. Todavia, se quer mais autonomia na operação, o Robô Dinâmico de Pesquisa da Total IP é a solução! Sendo assim, conheça essa ferramenta, descubra suas vantagens e compreenda como ela pode ser um diferencial para o seu negócio.
Em primeira instância, é essencial entender o conceito dessa definição. Segundo especialistas, no livro “CRM Series Marketing 1to1”, Peppers and Rogers esclarecem: antigamente, os diferenciais de um produto eram concentrados na tecnologia e na qualidade oferecidas. Hoje, com a demanda de ofertas cada vez maior, esses critérios se tornaram banalizados.
A transformação digital trouxe a proximidade com concepções do mundo todo e as pessoas não se surpreendem mais com os avanços das inovações, afinal, o meio virtual já está inserido em sua rotina. Nesse cenário, modelos de negócios estão se reinventando com uma velocidade surpreendente para não se tornarem obsoletos diante das tendências, dessa forma, permitindo novas ideias aparecerem a todo instante.
Sendo assim, Peppers and Rogers já previam: “tudo o que você realiza hoje, pode ser feito da mesma forma pela concorrência em um tempo cada vez menor”. Já no best-seller “Administração de Marketing”, Philip Kotler e Kevin Lane Keller, definem a satisfação do cliente como: “o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa”.
Ou seja, quando a espera do consumidor é frustrada, ele fica desapontado e pode chegar a reclamar. Em contrapartida, esse contentamento se dá quando a corporação consegue corresponder e atender a demanda de quem a procurou. Ainda, caso ele se surpreenda com o resultado, é possível encantar o cliente e fidelizá-lo. Consoante a Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “o desafio é vender mais para o mesmo usuário, é fundamental criar essa conexão”, comenta.
Durante sua jornada de compra e relacionamento com a marca, o contato do internauta com cada área é vital para criar um elo. Dessa forma, é possível perceber como tudo está interconectado. Afinal, “não adianta prestar um suporte eficiente se a entrega da mercadoria foi insatisfatória”, exemplifica o gerente comercial da Total IP. Todas as etapas precisam estar ligadas para criar uma experiência única, personalizada e exclusiva, de modo a convidar o usuário a voltar a fazer negócios.
Gradativamente, um suporte de excelência, com garantia de maior regozijo, passou a ser o foco das corporações ativas no mercado, principalmente como fator competitivo e de diferenciação. Nesse cenário, as primeiras metodologias para medir essa satisfação surgiram ainda na década de 90, nos Estados Unidos, por meio do American Customer Satisfaction Index. Desde então, essa temática nunca perdeu espaço.
Em 2007, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) publicou, de forma ampla e similar, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), para avaliar a qualidade dos bens de consumo com base na opinião de seus utilizadores. Sendo assim, passou a servir como uma referência geral para comparar a felicidade do usuário de uma indústria em relação às demais.
Em 2003, surgiu o Net Promoter Score (NPS), desenvolvido por Fred Reichheld. Ao contrário do INSC, esse indicador é obtido a partir de um levantamento realizado pelo próprio empreendimento, junto à sua base de consumidores, e possui o objetivo de realizar a mensuração do grau de fidelidade dos mesmos. Em uma escala de 0 a 10, o NPS divide os respondentes entre promotores, neutros ou detratores.
Para isso, o receptor leva em conta toda a sua experiência, desde o diálogo com o empreendimento até a utilização da mercadoria. Com o resultado desse estudo em mãos, é possível identificar os erros e acertos, de modo a verificar pontos a serem melhorados e dores a serem sanadas. Desde então, estar por dentro desse número se tornou imprescindível para direcionar ações administrativas e conquistar o engajamento do público.
Com a mudança no comportamento dos internautas, proporcionar uma jornada de compra positiva é fundamental para garantir a sobrevivência de qualquer companhia no mercado. Segundo um relatório feito pela Adobe, 84% daquelas com foco no cliente obtiveram aumento na receita. Portanto, é essencial estar atento a esse ponto. Nesse sentido, o Robô Dinâmico de Pesquisa é seu aliado!
Segundo Sanches, quem reconhece a importância da vivência do cliente já sai na frente da concorrência com um baita diferencial competitivo. “Quando você acompanha os números do seu negócio, consegue sempre oferecer o melhor, pois está atento às ações negativas e positivas”, ressalta. Para ter esses dados, não é necessário gastar mão de obra qualificada de algum colaborador, basta contar com a solução da Total IP.
Entre suas funcionalidades, essa licença pode ser ajustada mediante a qualquer nova expressão ou palavra. “Qualquer colaborador consegue configurar ou programar partes do robô, sem dor de cabeça e de uma maneira muito simples”, destaca Sanches. Afinal, o sistema é intuitivo e prático, justamente, para descomplicar a operação.
Com o Robô Dinâmico de Pesquisa, você colhe simultaneamente inúmeras opiniões de forma mecanizada. “Após uma chamada, ele apresenta como se fosse um menu e o usuário, do outro lado da linha, classifica se gostou ou não do atendimento”, expõe o gerente comercial da Total IP. Além disso, para facilitar o acompanhamento, são disponibilizados relatórios e dashboards intuitivos. Assim, fica mais ágil localizar os ruídos e atritos acontecidos, pois você tem acesso a toda a árvore de decisões.
De acordo com o índice MCC-ENET, promovido pela Câmara Brasileira da Economia Digital, apenas em 2020, as compras do comércio digital elevaram em 73,8% se comparada com o ano anterior. Para corroborar, conforme um estudo da Ebit/Nielsen, o Brasil teve 13 milhões de novos consumidores virtuais em 2020. Nessa mesma proporção de crescimento, é necessário prestar um suporte tão assertivo quanto.
Sendo assim, o chatbot, uma solução da Total IP, disponibiliza a assistência em um auto atendimento para facilitar a interação pela Internet. Todavia, caso seja necessário, a tecnologia repassa as solicitações e facilita também para o operador solucionar os problemas descritos. Enfim, oferecer uma boa jornada de compra vai muito além de ter preços competitivos.
Por fim, para conhecer mais vantagens do Robô Dinâmico de Pesquisa, do chatbot ou mesmo descobrir novas ferramentas para aprimorar os procedimentos do seu negócio, fale conosco pelo WhatsApp! Será um prazer demonstrar como a tecnologia pode ser a maior aliada do atendimento da sua empresa, enquanto aumenta os lucros, otimiza o tempo dos envolvidos e a produtividade dos colaboradores.
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
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