Conexão Total: a automação contribui para a sustentabilidade
Veja como essa prática ajuda o meio ambiente
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Com a digitalização tomando conta da rotina dos brasileiros, modernizar o atendimento é além de um diferencial — é uma necessidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o uso da Internet entre pessoas acima dos 10 anos de idade saltou de 84,7% em 2021 para 87,2% em 2022. Não para por aí: 92% dos respondentes com mais de 50 já estavam conectados e sete em cada dez faziam compras on-line pelo menos uma vez no mês. Ou seja, estar presente no mundo digital virou um hábito geral, independentemente da faixa etária.
O jeito como o comprador quer ser atendido também mudou. Conforme pesquisa da Sercom, 64% preferiam conversar por mensagem. Nesse cenário, ferramentas como o WhatsApp ganham destaque. O segredo é oferecer agilidade, praticidade e inteligência. “Hoje, um suporte sem algum tipo de bot ou IA para auxiliar, com certeza vai gerar uma alta demanda no time. Com isso, o seu cliente vai ficar insatisfeito, a equipe vai mostrar uma baixa produtividade e vai causar aquela sensação de estar nadando e não chegando em lugar nenhum. Então, se você tiver apoio, desenhar bem a jornada, aprender quais são suas perguntas de qualificação e entender como direcionar aquele consumidor, vai ser muito mais fácil”, orienta Carício Neto, gerente comercial da Portão 3.
Como automatizar o atendimento?
Adquirindo soluções como chatbots, é viável personalizar as respostas e acompanhar a taxa de retenção das conversas. Ainda assim, é importante lembrar: a tecnologia sozinha não resolve tudo. Felipe Mendes, CEO e fundador da TD Growth, complementa: “A automatização te dá mais escala e um tempo de retorno infinitas vezes mais curto, não precisa ter alguém à disposição 24-7. Quando não há a opção de falar com um ser humano, alguns indivíduos, assim como eu, enquanto usuário, não ficam satisfeitas. Afinal, as mensagens são padronizadas, precisamos passar por uma designação prévia com alternativas objetivas de um robô, mas chega um ponto onde queremos resolver nosso problema falando com uma pessoa”.
Portanto, o equilíbrio é a chave do sucesso. “É indispensável, ao fazer toda a configuração via automação, deixar claro o uso das soluções, mas sem aquela robotização. Isso ajuda, quem está sendo atendido entende e segue o fluxo padrão, mas conectá-la a um agente pode ajudar bastante”, completa Neto. Aperfeiçoar o suporte, com uma boa dose de humanização, faz a diferença para atrair novos consumidores. Com as funcionalidades da Total IP, é possível proporcionar uma experiência ágil, eficiente e alinhada às expectativas de quem está do outro lado da tela.
A Total IP compreende a precisão e oferece ferramentas personalizadas para chat e ligação. Seja para responder mensagens no WhatsApp ou outro canal, a empresa integra tudo ao sistema, criando fluxos ágeis e bem estruturados, além de relatórios de eficiência completos.
Contratando os nossos serviços, você tem acesso ao melhor chatbot para WhatsApp, o qual oferece relatórios de todos os usuários e o status da negociação. A aplicação possui omni center com ou sem inteligência artificial, além do Omni Atendimento, pelo qual os usuários acessam o Web Fone – Totalphone WebRTC integrado ao Chat Center com respostas para diversas plataformas, elevando a eficácia em até 24%.
As chances e benefícios expostos te chamaram a atenção? Não perca mais tempo! Fale com a equipe pela página, WhatsApp ou ligue para nós. O time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição! Assista essa matéria e não deixe de acompanhar outros conteúdos da TV Total IP para se inteirar sobre o universo tech.
Sobre a Total IP
Desde 2005, a Total IP desenvolve soluções para o atendimento de ponta, seja ele humana ou artificial, com PABX, robôs dinâmicos ativos, receptivos, de pesquisa e de chat. Realizamos gestão de SMS, otimizamos armazenamento na nuvem, atendemos via WhatsApp, webchat ou e-mail