Conexão Total: investir em inovação é garantir sucesso

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 05/02/2024 11h34, última atualização em 05/02/2024 11h34

As inovações estão em crescente debate e ascensão nos últimos anos. Atualmente, elas transcendem o setor da tecnologia e são necessárias em vários nichos. Não só na esfera corporativa, mas também fora dela, atualização e aprimoramento são sempre necessários. Entenda mais sobre o assunto neste Conexão Total.

Esse aspecto engloba não somente os aparatos tecnológicos, mas a própria capacitação do time e adoção de políticas como a sustentabilidade. Fora das empresas, é preciso observar investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). No ano passado, o Brasil passou a ocupar o 49º lugar no Índice Global de Inovação (IGI), subindo cinco posições em relação ao último levantamento. No entanto, apenas 1,15% do Produto Interno Bruto (PIB) é destinado à P&D – os líderes do ranking investem, pelo menos, 3%, conforme dados da Unesco. Isso mostra a necessidade de aprimorar essas aplicações e informar sobre a relevância dessa esfera.

 

A inovação dentro das empresas

Essa inserção pode incluir softwares, metodologias e outras estratégias para melhorar procedimentos, serviços e soluções. Com isso, é possível estabelecer uma base concreta para práticas inovadoras e resolução de problemas. De acordo com o Mapa da Inovação Corporativa, 88% dos gestores afirmaram conferir liberdade e incentivo para novas ideias no time, mas somente 23,5% das companhias possuem os meios adequados para administrar esses processos.

Por isso, é imprescindível planejar as vias necessárias para a execução dessas transformações. “Existem tecnologias de todos os tipos, então você pode, em um determinado momento, usar sem uma análise e acabar escolhendo a ferramenta menos adequada. Então, para começar a aderir, primeiro estude. Não tem outro jeito, você deve conhecer muito bem o seu negócio e ver qual recurso se encaixa”, comenta Rodrigo Marcatto, presidente do Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET).

Grandes firmas foram colocadas em risco e até fechadas por não acompanharem as atualizações. Para sobreviver e prosperar em um mercado competitivo, é importante acompanhar as tendências, quando estas fizerem sentido. As maiores marcas nos dias de hoje acompanham as novidades e necessidades do público; por exemplo, observe a Amazon, Apple e Google. “A velocidade de atualização tecnológica é como nunca se viu em tempos anteriores e se você não adotar e encontrar a maneira certa de aplicar no seu negócio, ele vai ficar para trás e morrer”, aponta Pedro Signorelli, especialista em gestão com ênfase em OKR. 

Em uma pesquisa conduzida pelo Sebrae, analisando o cenário de negócios na pandemia, comprovou-se: a inovação foi responsável pela superação das dificuldades enfrentadas pela crise do Covid-19: 97% das organizações entrevistadas realizaram pelo menos uma mudança no seu negócio e, dessas, 69% conseguiu aumentar a produção e as vendas. Resultados como esse evidenciam a relevância dessas aplicações em todo o país. Portanto, se atente às demandas dos seus consumidores e se mantenha alinhado ao ritmo das mudanças. “Não adianta só utilizar tecnologia. Você deve implementá-la com aderência à sua empresa”, completa Marcatto.

Considere meios para facilitar e sistematizar novas tendências, com métodos de geração de ideias, como o design thinking e brainstorming, parcerias externas e uma boa identificação de oportunidades. Assim, o estímulo à criatividade, eficiência e competitividade atinge todos os membros de forma positiva.

 

Sobre a Total IP 

Atenda as necessidades dos seus clientes e otimize seus processos com as soluções  da Total IP. Contratando os nossos serviços, você tem acesso ao melhor chatbot para WhatsApp, o qual oferece relatórios de todos os usuários e o status da negociação. A aplicação possui omni center com ou sem inteligência artificial, além do Omni Atendimento, pelo qual os usuários acessam o Web Fone – Totalphone WebRTC integrado ao Chat Center para diversas plataformas, elevando a eficácia em até 24%. 

Desde 2005, a Total IP desenvolve soluções de ponta, seja ela humana ou artificial, com PABX, robôs dinâmicos ativos, receptivos, de pesquisa e de chat. Realizamos gestão de SMS, otimizamos armazenamento na nuvem, atendemos via WhatsApp, webchat ou e-mail. Com a multiplicidade de plataformas e possibilidade de personalização, a experiência do cliente é elevada.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós para atender melhor ao seu consumidor. Esperamos por você! 

Gostou e quer saber mais sobre como investir em inovação? Assista essa matéria e não deixe de acompanhar outros conteúdos da TV Total IP para se inteirar sobre o universo tech.  

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?