Conexão Total: inteligências artificiais para facilitar o dia a dia

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 11/12/2023 07h00, última atualização em 13/12/2023 16h08

A automação de tarefas por meio de inovações tecnológicas é um caminho adotado pela grande maioria das corporações. Hoje, 41% das companhias no Brasil utilizam inteligências artificiais (IA) em muitas áreas, conforme pesquisa da IBM. Essa tecnologia permite o cruzamento de bases e linhas de códigos, pelos quais um computador pode oferecer respostas variadas de acordo com os comandos recebidos. Entenda mais sobre como essa inovação pode facilitar o seu dia a dia, neste Conexão Total.

A otimização do uso das informações retidas pode gerar um retorno muito mais satisfatório, como na previsão de comportamentos de consumo, por exemplo. “As empresas podem se beneficiar do uso de IA com a atualização das suas formas de metodologia, ou seja, melhorando como trabalham com seus dados e empregando novas técnicas. Também conseguem otimizar a entrega, fazendo análises mais condensadas em menos tempo, obtendo resultados melhores”, aponta Marino Catarino, docente de Engenharia da Computação na ESEG.

Esse aproveitamento eficiente pode ser observado em diversos setores, até mesmo na educação, como aponta Luiz Lana, coordenador da Qualifica Cursos. “Nós acreditamos nessa ferramenta como fundamental para inovar e adaptar às rápidas mudanças do mercado educacional tecnológico. Nesse sentido, elas nos permitem antecipar as necessidades dos alunos, aprimorar nossos recursos e garantir a melhor experiência de aprendizado possível”, comenta.

Além disso, o recurso pode ser aproveitado em outros âmbitos para viabilizar, também, demandas cotidianas. Aplicativos de rota como Google Maps, Waze e Uber já integraram a IA aos seus sistemas. Sem falar nas assistentes virtuais como Siri e Alexa, capazes de realizar inúmeras funções para agregar praticidade nas atividades rotineiras. Mecanismos de recomendação em streamings, reconhecimento facial e busca avançada são apenas mais alguns exemplos de possíveis facilitadores. 

 

A tecnologia vai nos substituir?

Não, os robôs não vão assumir o controle, como no filme Ex-Machina. A ficção científica pode ser um pouco mais assustadora, a realidade é diferente! Especialistas apontam as diferenças entre o raciocínio humano e as IAs e pode ficar tranquilo: não seremos substituídos! Assim como aconteceu em outros momentos de mudança na história do trabalho, a mão de obra humana passa a ser dispensável em algumas atribuições, mas ainda é requisitada em outros encargos e só precisa ser adaptada e realocada. Tendo a tecnologia como aliada, podemos facilitar o atendimento com  robôs dinâmicos e omni center, capazes de aumentar a produtividade em tempo reduzido.

Essa é uma funcionalidade ainda em evolução e aperfeiçoamento, portanto, não consegue expressar sentimentos, trabalhar com criatividade e implementar culturas específicas e pessoais. O homem ainda é responsável pela manutenção desses softwares. Cabe aos gestores capacitarem os seus funcionários para atuarem junto às inovações. 

“Para iniciarmos a implementação, primeiro é necessário entender qual o objetivo de empregá-las. Definindo o porquê, você estabelece quais são as metas, a expectativa e os resultados esperados. Precisamos de uma equipe adequada, profissionais cientes de quais são as ferramentas ideais para serem empregadas em cada situação”, completa Catarino.

 

Sobre a Total IP 

Graças a esse mecanismo, hoje temos chatbots utilizados em sites, WhatsApp, SMS e muito mais, o qual oferece relatórios de todos os usuários e o status da negociação. A aplicação possui omni center com ou sem inteligência artificial, além do Omni Atendimento, pelo qual os usuários acessam o Web Fone – Totalphone WebRTC integrado ao Chat Center com respostas para diversas plataformas, elevando a eficácia em até 24%. Com mensagens personalizadas e naturais, você atende até as dúvidas mais complexas de forma dinâmica. 

Desde 2005, a Total IP desenvolve soluções de ponta, sejam humanas ou artificiais, com PABX, robôs dinâmicos ativos, receptivos, de pesquisa e de chat. Realizamos gestão de SMS, otimizamos armazenamento na nuvem, atendemos via WhatsApp, webchat ou e-mail 

Aprendeu um pouco sobre inteligência artificial? Para saber sobre as nossas soluções de atendimento, entre em contato conosco. Também assista essa matéria e não deixe de acompanhar outros conteúdos da TV Total IP para se inteirar sobre o universo tech.

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]