Conexão Total: evite a resistência tecnológica

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 01/07/2024 07h00, última atualização em 04/06/2024 12h08

O avanço exponencial da tecnologia no mercado, nos últimos anos, é inquestionável. Atualmente, a dificuldade se encontra nas companhias resistentes ao investimento para essas inovações. Quem não direcionar recursos, consequentemente ficará para trás. Portanto, é imprescindível evitar a resistência tecnológica. Saiba como, neste Conexão Total.

O direcionamento de custos para robotizar o atendimento e tarefas repetitivas, ou a digitalização como um todo, vem sendo aderido por mais de 24% das empresas, segundo o maior resultado de todos os levantamentos da Sondagem. Porém, os números ainda são baixos e o receio de inovar é um dos principais obstáculos – muitos gestores veem a modernização como uma ameaça e não uma aliada. “Para saber onde investir, você deve responder às seguintes perguntas: qual a principal prioridade da minha empresa no momento? Onde essa aplicação vai gerar mais valor? Ao iniciar, é essencial ter sempre uma abordagem estratégica”, orienta Karen Cartagena, especialista em RH.

Quando a direção não está alinhada e informada sobre o quanto soluções tech podem potencializar um negócio, a capacitação das equipes fica comprometida. Vide o relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, a inteligência artificial (IA) deve ser adotada por 75% das organizações; 42% oferecerão treinamentos para seus funcionários. Até 2025, devem ser criados 97 milhões de empregos em função das mudanças tecnológicas. 

Esse crescimento só evidencia a necessidade de acompanhar as transformações e planejar o direcionamento dos fundos nessa área, além da geração de novos cargos. Logo, o medo da substituição é mais uma consequência da desinformação em torno dessas novidades. Conforme a Advance Consulting, o setor de TI cresceu 21% no último trimestre de 2023. Para este ano, a expectativa é de 23%. No entanto, para conquistar esse progresso, é indispensável ter mão de obra qualificada, sobretudo em áreas como desenvolvimento de softwares, linguagens de programação em geral e áreas de dados como análise, engenharia e data science

Depois da urgência por transformação, é preciso entender onde utilizar certas ferramentas e habilidades. Afinal, essa adesão deve ser feita com eficiência. “Quando você começa a entrar nesse universo, a primeira coisa percebida é como existe, realmente, muita informação. Eu aconselho os empresários a não se apavorar. Procure automatizar, criar, colocar inteligência nas coisas já existentes. A forma de identificar oportunidades é resolvendo seus próprios problemas com IA. Foi a forma como eu me destaquei, por ter conseguido resolver grandes desafios pessoais dentro dos meus negócios, da comunicação na minha agência, em todos os produtos e empresas”, exemplifica Alan Nícolas, especialista em tecnologia e fundador da comunidade Lendar.IA. 

“Incentive as pessoas a estudar conteúdos gratuitos, como os meus e de muitos outros, disponíveis na Internet. Talvez, abrir um espaço de tempo no seu horário de trabalho e dos seus colaboradores para isso. Ou, se você é um professor, por exemplo, pode estimular os seus alunos a utilizar tudo isso a favor deles. Isso já vai ser fundamental para todos se atualizarem”, conclui Nícolas. Por fim, informar decisores e funcionários acerca da relevância de modernizar, é o caminho básico para se reinventar e alcançar melhores resultados.

Para quem já aderiu à automatização da resposta ao cliente, o benefício é inegável. De acordo com a pesquisa State of Service, mais de 50% das firmas brasileiras já utilizam esse tipo de suporte. Ainda, 46% dos maiores níveis de satisfação do consumidor pertencem a instituições com bots. Garanta o impulsionamento do seu negócio por meio dessa alternativa! 

 

Sobre a Total IP 

Atenda as necessidades dos seus clientes e otimize a conectividade na sua empresa com as soluções da Total IP. Contratando os nossos serviços, você tem acesso ao melhor chatbot para WhatsApp, o qual oferece relatórios de todos os usuários e o status da negociação. A aplicação possui omni center com ou sem inteligência artificial, além do Omni Atendimento, pelo qual os usuários acessam o Web Fone – Totalphone WebRTC integrado ao Chat Center para diversas plataformas, elevando a eficácia em até 24%. 

Desde 2005, a Total IP desenvolve soluções de ponta, seja ela humana ou artificial, com PABX, robôs dinâmicos ativos, receptivos, de pesquisa e de chat. Realizamos gestão de SMS, otimizamos armazenamento na nuvem, atendemos via WhatsApp, webchat ou e-mail. Com a multiplicidade de plataformas e possibilidade de personalização, a experiência do cliente é elevada.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós para atender melhor ao seu consumidor. Esperamos por você! 

Gostou e quer saber mais sobre como evitar a resistência tecnológica? Assista essa matéria e não deixe de acompanhar outros conteúdos da TV Total IP para se inteirar sobre o universo tech.  

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção