Qual o futuro do e-commerce?

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 05/07/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 13h16
Qual o futuro do e-commerce?

O comércio eletrônico tem se consolidado como uma das principais formas de compra e venda no mundo atual. A facilidade, conveniência e variedade de opções oferecidas pelos marketplaces on-line têm atraído cada vez mais internautas, levando as empresas a repensarem suas estratégias para acompanhar as tendências e as demandas do mercado. No entanto, qual será o futuro do e-commerce? O que podemos esperar dessa indústria em constante evolução? Fique por dentro dos robôs dinâmicos de chat nesta matéria!

A mobilidade chegou para ficar!

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , mais de 155 milhões de brasileiros possuem um smartphone, ou seja, um elevado número de possíveis clientes para os comércios nacionais. Não obstante, 54% das compras via web foram realizadas diretamente de dispositivos mobile, comprovando a migração dos computadores para os celulares. Como nunca, os negócios devem fornecer excelentes alternativas em prol de um bom relacionamento com o público. 

Nos últimos anos, presenciamos um crescimento exponencial desse setor, impulsionado principalmente pelo progresso da tecnologia e pela mudança nos hábitos de consumo da humanidade. “Com o avanço da análise de dados e inteligência artificial, as instituições estão buscando formas de oferecer uma experiência de compra mais personalizada e sob medida para cada perfil. Isso inclui recomendações de produtos com base nos interesses individuais, ofertas exclusivas e um atendimento mais individualizado”, destaca Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Fica nítido, portanto, como o cuidado deve estar não apenas no ato da compra, mas também no pós-venda. Desde a pandemia, significativa parcela dos afazeres populacionais passou pela virtualização, tendo em vista a necessidade da época em manter o isolamento social. Hoje, mesmo com a retomada das atividades presenciais, as marcas desse período de aceleração tech ficaram e tendem a continuar direta ou indiretamente no cotidiano da sociedade. 

Logo, o receio quanto ao espaço digital tem diminuído em meio a ampliação da quantidade de pessoas com acesso à Internet. “Aumentar a sua presença nas redes sociais e fazer anúncios criados para serem vistos no celular é uma ótima forma de otimizar a performance da sua loja. Por exemplo, você não precisa fazer um vídeo super elaborado de cinco minutos para vender seus produtos, às vezes, pode conseguir resultados iguais (ou melhores) com um conteúdo mais simples de 30 segundos”, comenta Lucas Castellani, CEO da Cartpanda. 

A comunicação abre portas!

Segundo uma pesquisa elaborada pela Opinion Box, 70% dos indivíduos intensificaram a frequência nas aquisições virtuais no final de 2022, tendo como previsão uma elevação de aproximadamente 10% até o encerramento de 2023. Nesse contexto, as marcas devem seguir o caminho da adaptação para não serem deixadas de lado pela concorrência. Afinal, a variedade no mercado é grande e as pessoas estão interessadas nos diferenciais a serem oferecidos. 

 Portanto, o e-commerce não está mostrando nenhum sinal de desaceleração no país, tornando-se uma obrigação contar com a inovação de procedimentos e até mesmo na cultura organizacional. “Quem sai ganhando nessa história toda é o consumidor, pois essa competição entre as empresas levará a preços mais baixos e a uma variedade maior de produtos disponíveis on-line. Sem contar nas diversas promoções nas quais aparecem regularmente”, completa Castellani. 

Em pouco tempo, a realidade aumentada e a virtual também desempenharão um papel essencial nas transações mercadológicas. Esses recursos têm o potencial de transformar toda a vivência, permitindo aos consumidores visualizarem produtos em 3D, experimentarem roupas virtualmente e testarem mercadorias em suas próprias casas antes de comprá-los. Com isso, há uma interação mais rica e envolvente, aproximando ambas as partes e facilitando a tomada de decisão.

Outro tópico relevante é a integração de canais de venda. Cada vez mais, os consumidores utilizam diferentes aparatos e ferramentas para fazer suas movimentações, como tablets, notebooks e até assistentes de voz. “O futuro das entidades está no oferecimento de uma experiência fluida e consistente em todos os meios comunicativos, permitindo ao cliente navegar, compreender e acompanhar seus de maneira integrada. Isso requer uma infraestrutura tecnológica robusta, além de estratégias de marketing e publicidade alinhadas em todos os pontos de diálogo com a clientela”, reforça Sanches. 

A inovação revolucionou o comércio!

Nesse cenário crescente da demanda por compras on-line, as corporações estão investindo em soluções modernas para agilizar e aprimorar a entrega de seus serviços. O foco da vez é reduzir os prazos, disponibilizar opções ações mais flexíveis e garantir a satisfação do cliente. Não obstante, o varejo digital está se expandindo para novos segmentos e mercados, tais como o de alimentos, moda, saúde e bem-estar. 

Logo, é interessante adiantar os investimentos na integração global e na superação de barreiras geográficas. Sendo assim, as marcas precisam marcar a sua presença digital em diversos aspectos, não se limitando apenas a divulgação mas também abrindo espaço para diálogos ágeis e assertivos. “Nessa missão, os chatbots desempenham um excelente trabalho na receptividade e devolutivas. A partir de um conjunto predefinido de instruções, eles simulam conversas humanas por meio de mensagens de texto ou voz, atingindo uma interação eficiente com o público”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Em suma, é importante alinhar as inovações com a humanização. Com as funcionalidades certas, é possível oferecer respostas rápidas e 24/7 aos usuários, reduzindo a carga de trabalho dos atendentes e promovendo a produtividade das organizações com um time focado nas tarefas mais inteligentes. Assim, abrem-se novas oportunidades para empreendedores revolucionarem o mundo do comércio.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

 

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no meio comercial ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Venha conferir nosso conteúdo! Não perca mais tempo!

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