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Os benefícios de comprar pela Internet

O setor está em alta nos últimos anos. Descubra como aproveitar esse cenário!

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 11/01/2023 08h00, última atualização em 30/12/2022 17h58
Os benefícios de comprar pela Internet

Segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust, o faturamento do comércio digital estava com a previsão de chegar a R$ 174 bilhões em 2022, representando um aumento de 9% em comparação ao ano anterior. Quanto ao número de pedidos, a expectativa era atingir um total de 379 milhões, superando 8% em relação a 2021. Dentre os segmentos de destaque, estavam o de beleza, moda, perfumaria e saúde, resultando em uma abrangência de 87% do mercado. Nesse contexto, percebemos como as vendas virtuais estão conquistando cada vez mais espaço na vida das pessoas e como a perspectiva é continuar crescendo. Para quem pretende sobreviver nesse meio, é preciso estar atento a essa mudança de comportamento da população. Sendo assim, compreenda as vantagens tanto de vender quanto de comprar pela Internet. 

A migração para o digital

A tecnologia é uma grande aliada do homem há séculos. Nos últimos anos, tem ficado cada vez mais claro o seu papel de facilitar certas atividades do cotidiano. Em meio a globalização, o alto fluxo informacional gerado é o principal responsável pela troca de experiências e conhecimentos. Com isso, diversas nações se uniram para alcançar o atual cenário tech do qual desfrutamos hoje em dia. 

Em março de 2020, um fenômeno foi responsável por acelerar drasticamente toda a transição digital. De um dia para o outro, o coronavírus condenou todos ao isolamento social e foi necessário se adaptar a essa realidade. Assim sendo, novos hábitos surgiram tanto na vida pessoal quanto profissional. Nitidamente, o home office e ensino a distância foram a salvação do momento, mas não podemos desconsiderar como o atendimento remoto dos mais variados departamentos  foi significativo.

Nesse sentido, o costume de frequentar agências de bancos ou até mesmo realizar uma consulta médica sofreu impactos severos. Com isso, os Contact Centers, por exemplo, começaram a receber uma demanda cada vez maior. “Nessas horas dispor da melhor infraestrutura para auxiliar a equipe é fundamental para fornecer a melhor experiência possível tanto para os clientes quanto para os colaboradores. Com os discadores da Total IP, essa  tarefa se torna mais simples e prática para todos, podendo aumentar até 45 % da produtividade da equipe. Assim, os contatos e suas respectivas informações são fornecidas para a consulta antes e durante uma ligação”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

O crescimento do comércio digital

Embora já existisse desde os anos 90 com a ascensão da Internet, somente nos últimos anos essa categoria ganhou força. Isso porque inicialmente as inovações não passavam tanta segurança ou pareciam algo muito distante da realidade de alguns. No entanto, o aprimoramento das ferramentas nos últimos tempos conquistou a confiança do público e já se tornou a queridinha de grande parcela. 

Desse modo, é nítido como muitas das medidas emergenciais tomadas durante a pandemia vieram para ficar, incluindo o e-commerce. “As transações via web tinham o costume de assustar o consumidor, haja visto o seu tratamento como terra sem regulamento. O primeiro passo dado para melhorar esse cenário foi a criação da Lei do Marco Civil da Internet no Brasil. Desde então, os desdobramentos foram extremamente positivos para os interessados nas funcionalidades virtuais, principalmente após a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrar em vigência, em setembro de 2020”, complementa Tiago Sanches. 

Infográfico Os benefícios de comprar pela Internet

As vantagens do e-commerce!

De acordo com uma pesquisa publicada pela Deloitte, 51% dos clientes entrevistados realizam suas compras de maneira on-line pela praticidade. Isso ressalta a importância dos lojistas se planejarem para atender essa nova demanda mercadológica. Se ainda restam dúvidas quanto às vantagens dessa modalidade, confira alguns dos pontos positivos de optar por esse caminho!

Fácil acesso a diversidade de produtos: a partir de uma simples tela de celular, o internauta consegue navegar por praticamente todas as lojas em questão de segundos. Qualquer mercadoria em sua mente pode ser encontrada nos sites e aplicativos, dispensando a necessidade de descobrir o endereço dos estabelecimentos e se deslocar até lá. Com isso, uma gama de possibilidades está à disposição das pessoas, sendo viável até mesmo comparar os preços entre as concorrentes. Até mesmo os marketplaces, caracterizados pela multiplicidade de vendedores, podem ser uma alternativa ainda mais prática, como é o caso do Mercado Livre, Americanas, Submarino, Shopee, Amazon, Google Shopping e Facebook Shopping, entre outros. 

A comodidade é garantida: um dos pontos fortes desse modelo é a oportunidade de realizar a compra de qualquer lugar do mundo com conexão à Internet. Sem levantar da cama ou do sofá, o processo é concluído de forma rápida e fácil. Isso evita as horas presas ao trânsito e filas, principalmente perto das datas comemorativas. Além disso, não há o risco de ir até o local e se deparar com o estoque zerado de determinado produto. No formato on-line, você automaticamente vê a disponibilidade de uma determinada peça, seja na cor ou tamanho. Outro fator interessante, é a escolha entre a entrega em domicílio ou retirada na agência. 

Os melhores preços estão nos sites: com a gama de opções virtuais, todos têm acesso ao valor de um determinado utensílio em cada lugar. Dispensando a necessidade de barganhar, você pode usufruir de cupons de desconto ou frete grátis para reduzir ainda mais o custo. Também existem os programas de fidelidade, promoções essas disponibilizadas após um certo número de pedidos naquele mesmo estabelecimento. É relevante agradar o público com esse tipo de campanha caracterizada por fidelizá-los. 

Variedade de pagamento: cada nicho possui uma determinada preferência quanto a forma de pagar as contas. Apesar de ainda existir lugares funcionando somente no dinheiro e débito, sabemos como as opções aumentaram nos últimos anos. Seja da galera mais tradicional com o uso de boletos ou daqueles acostumados com o parcelamento no crédito, o estabelecimento deve estar aberto às alternativas. Hoje em dia, até mesmo o Pix está ganhando força e conquistando cada vez mais pessoas. “Quando você prevê as necessidades do cliente é mais fácil conquistar a sua fidelização. Inclusive, dados da McKinsey & Company comprovam como mais da metade dos seus contratantes trocam de prestadora de serviço quando não há uma antecipação quanto aos seus pontos de melhoria. Por essa razão, fornecer uma experiência positiva desde o primeiro contato é essencial”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Um pouco sobre nossas soluções!

  • PABX IP com Totalphone WebRTC
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • THD (Total IP Human Detector)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs Dinâmicos de Chats (chatbot).
  • API WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no meio comercial ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook, Twitter. Venha conferir nosso conteúdo!

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