Proteja-se contra os ataques virtuais

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 26/04/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 17h35
Proteja-se contra os ataques virtuais

De acordo com a pesquisa “National Privacy Test”, feita pela NordVPN, os brasileiros se preocupam com as senhas, mas ignoram os termos de uso das aplicações. Dentre 21 países, o Brasil teve o pior desempenho na categoria “hábitos digitais”, com 33,4%. Ou seja, isso traz dor de cabeça para as empresas e usuários em relação aos ataques virtuais. Algumas ferramentas podem ajudar, nesse sentido, tais como Formulário e Gestão de Monitorias, Gravação de Voz e Tela, entre outras.

Setor da educação lidera o ranking de ataques virtuais

Todos os setores acabaram passando por uma migração do mundo presencial para o virtual por conta da pandemia e a aceleração tecnológica, nos últimos anos. Por consequência, foi possível observar um crescimento bastante significativo nas ocorrências de ciberataques às companhias.

De acordo com o estudo da Check Point Research, globalmente, o ramo de educação e pesquisas teve o maior volume de ataques em 2021, com uma média de 1.739 semanais por entidade. Em mais da metade dos países avaliados, esse é o campo mais acometido em 94% deles. No Brasil, o número por instituições de ensino aumentou 19%, sendo o 17° mais visado em relação às tentativas.

Conforme o head de cibersegurança da Compugraf, Denis Riviello, tais organizações tiveram de criar modos para seguir suas operações de forma on-line. “No entanto, até pela necessidade imediata da causa, muitas escolas acabaram criando sistemas falhos, principalmente a respeito de segurança”, explica.

Com isso, foi preciso redobrar a proteção. “Softwares e ferramentas para essa finalidade foram ainda mais procurados. Muito além da seguridade de informações vindos com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a previdência é com hackers e bases sigilosas”, expõe o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

A atenção interna

Ainda de acordo com Riviello, na condição atual de aulas virtuais, por exemplo, cada vez mais presentes no dia a dia, as instituições precisam estar atentas e preparadas para manter o controle de todos os acessos, elevando o nível de resguardo dos seus sistemas e, consequentemente, dos informes de seus alunos e funcionários.

“O mais indicado atualmente é desenvolver uma padronização da utilização feita por todas as redes, além da implementação de soluções para o funcionamento seguro a distância para os cooperadores trabalharem sem maiores aflições”, adverte o head. Ou seja, artifícios como o uso intenso das técnicas de autenticação, autorização e definição de diferentes privilégios, bem como o uso irrestrito de criptografia entre domínio podem ajudar.

Apesar do objetivo final ser comum a todas as entidades, estar assessorado na hora de implementar tais mecanismos ajuda a maximizar a taxa de sucesso. “É necessário fazer uma análise individualizada para cada caso. Nessa nova realidade atual, é imprescindível estar atuando ao lado da tecnologia de última geração, possibilitando personalização e mais assertividade para cada situação”, pontua o especialista da Compugraf.

Primeiros cuidados contra os ataques virtuais

Conforme Riviello, tais medidas não só garantem a defesa da corporação, mas também acabam se tornando aspectos fundamentais dentro do competitivo setor educacional. “Esses serviços geram maior confiabilidade e resiliência para elas no mercado, mostrando como estão capacitadas para o crescimento e atualizadas nessa era inovadora”, finaliza.

Pensando nisso, elencamos algumas providências para serem tomadas com urgência por todas as companhias com tais tormentas. Veja:

• Use programas antivírus: certifique-se de todos os seus contratados estarem usando uma proteção adequada, pois ao utilizarem o sistema laboral colocam em risco as bases sensíveis da organização;

• Ative a VPN: as redes virtuais privadas – popularmente conhecidas como VPNs – ajudam no tráfego mais seguro de elementos;

• Tenha um armazenamento centralizado: se a entidade depende do armazenamento em nuvem ou em servidor, todos os times precisam utilizar a solução. Isso mantém os documentos importantes conservados, pois serão protegidos por um firewall.

Aliás, esse mecanismo tem o poder de decidir quem acessa ou não a sua rede. Então, com ele, somente aplicativos autorizados conseguem enviar ou receber conhecimentos pela Internet. Isso é imprescindível, pois ele é capaz de impedir o vazamento de bases ou hackeamentos;

• Atente-se aos golpes virtuais: os cibercriminosos têm usado e abusado dos e-mails de phishing para coletar dados por meio de URLs falsas e arquivos maliciosos. Então, treine seu time e os alerte sobre tais ocorrências.

De acordo com Oliveira, essas ações sempre foram relevantes, contudo, agora têm um peso ainda maior. “Logo, alinhar esses requisitos ajuda a organização a evitar prejuízos e punições devido a LGPD. Ou seja, esse é um grande ponto de alerta, principalmente, diante de formatos de trabalho flexíveis como o home office, os quais exigem maiores cuidados com materiais institucionais”, continua.

Algumas ferramentas para auxiliar no processo

Uma licença como a “Gravação de Voz e Tela” da Total P pode auxiliar o empreendimento de forma estratégica. Ela permite capturar a tela do computador do usuário desde o início da ligação até um período após o término da mesma. Tudo de maneira configurável. Assim, os gestores conseguem monitorar a manipulação de informações também.

Já o “Formulário e Gestão de Monitorias” ajuda a manter a performance. Essa função possibilita também a associação de categorias para controle da qualidade operacional. “Afinal, é determinante garantir um atendimento excelente, bem como o sigilo corporativo. Assim, fica mais fácil detectar pontos de melhoria do negócio”, diz o diretor.

Com uma estrutura 100% web, essa solução facilita a administração de toda a equipe. Logo, garante um acompanhamento assertivo das tarefas e possibilita ao supervisor ou monitor, inclusive, ouvir ou fazer a leitura das chamadas feitas e analisar com templates pré-estabelecidos.

Portanto, a tecnologia ajuda com tudo isso. Não investir nesse setor é sinônimo de prejuízo. Então, trabalhe tranquilo e assertivamente seja de casa ou do escritório, fugindo dos ataques virtuais. Destaque a sua companhia em meio aos concorrentes, nossas soluções integradas conseguem auxiliar. Fale com a gente pelo ícone do WhatsApp na sua tela. Conte com a Total IP!

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções:

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]