Os softwares de atendimento geram vantagens competitivas na Educação!

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 09/08/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 13h29
Os softwares de atendimento geram vantagens competitivas na Educação!

Em meio às rápidas evoluções da era digital, a tecnologia está transformando diversos setores, incluindo a Educação. Uma das ferramentas com destaque nesse contexto são os softwares de atendimento, capazes de proporcionar vantagens competitivas para as instituições de ensino. Portanto, é de suma importância entender como essas soluções techs, como discadores e chatbots, estão revolucionando a comunicação nesse segmento e impulsionando o sucesso de inúmeras organizações. 

As novas demandas do setor educacional

A situação se repete frequentemente: o aluno acessa a área interna do site da faculdade ou curso e se depara com problemas de login, arquivos não liberados ou boletos atrasados. Esses obstáculos têm se tornado um desafio para os grandes grupos educacionais em busca de destacar suas escolas e universidades em um mercado altamente competitivo. Não obstante, essa conjuntura pode influenciar a renovação ou não da matrícula naquele estabelecimento.  

Felizmente, as inovações têm sido grandes aliadas daqueles dos negócios a fim de fornecer uma experiência cada vez melhor para a sociedade como um todo. “Com recursos como chatbots e assistentes virtuais, as escolas podem fornecer respostas imediatas e precisas a perguntas frequentes, orientações sobre procedimentos, particularidade sobre matrículas, entre outros. Isso otimiza o tempo dos envolvidos e garante uma experiência mais ágil e satisfatória”, aponta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Logo, uma comunicação eficiente é primordial no mundo interconectado no qual estamos inseridos. Afinal de contas, a troca de informações é a principal maneira de manter constante a inovações das companhias e potencializar as entregas das equipes. A partir de uma modernização pertinente com as necessidades do setor, é possível alinhar as demandas internas com as expectativas do público-alvo, principal fator para alcançar estabilidade no mercado. 

Fica nítido, portanto, como os softwares de atendimento permitem aos estabelecimentos oferecer um diálogo mais personalizado e sob demanda para seus alunos, pais e responsáveis. “Essas soluções permitem o envio de comunicados, detalhes sobre eventos, circulares e outras mensagens relevantes de forma rápida e centralizada. Com isso, é fortalecido o relacionamento entre a instituição e a comunidade educativa, contribuindo para a transparência e a parceria”, ressalta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP.

A automação é a solução!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), a atual taxa de evasão de estudantes no Brasil é de 43,3% na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Nesse formato de aprendizado, os estudantes dependem do funcionamento de serviços automatizados de maneira eficiente – muitos acabam desistindo também por não se sentirem devidamente apoiados pela entidade.

Torna-se evidente como o crescimento do ensino remoto, especialmente durante a pandemia,as plataformas digitais têm se mostrado valiosas no suporte ao aprendizado on-line. “Essas ferramentas permitem aos integrantes do grupo o acesso a materiais de estudo, sanar dúvidas, participarem de fóruns e interagirem com os professores de forma virtual. Isso possibilita uma experiência de instrução mais dinâmica e colaborativa, aproximando os indivíduos mesmo em ambientes virtuais”, comenta Mencaci.

Além disso, os recursos techs oferecem vantagens na gestão dos processos administrativos das universidades. Com instrumentos de automação, é viável agilizar tarefas como controle de matrículas, emissão de boletos, registro de notas e frequência, entre outros. No final das contas, é reduzido o tempo gasto com atividades burocráticas e permite aos profissionais da educação focarem em tarefas mais estratégicas, como o aprimoramento das didáticas.

Nesse sentido, a rotina é composta por métricas e relatórios detalhados sobre as interações com os alunos, permitindo às direção de instituto acompanhar o desempenho e a satisfação dos estudantes, encontrar áreas de melhoria e tomar decisões embasadas em dados. “Hoje em dia, uma análise estratégica contribui para o aprimoramento contínuo dos serviços educacionais e auxilia na identificação de alternativas de inovação. Com a equipe de performance da Total IP, é possível antecipar as necessidades do seu negócio e implementar as dinâmicas de excelência para atingir metas promissoras”, reforça Sanches. 

Os softwares de atendimento chegaram para ficar!

A utilização de novas tecnologias e a adoção de diversos canais oferecem oportunidades para um atendimento personalizado. Contudo, o relacionamento entre consumidores e empresas ainda enfrenta desafios dos quais podem resultar em reclamações. Por essa razão, é importante enviar as respostas pelos meios apropriados em prol de uma customer experience de excelência. Por exemplo, pode-se enviar documentos mais extensos por e-mail enquanto se responde ao estudante por meio de mensagens. 

Independentemente do setor, uma reclamação ou situação sensível pode acionar um alerta para gestores ou coordenadores, responsáveis por dedicar maior atenção ao público-alvo. Ao invés de fornecer devolutivas padronizadas, a “hiper personalização” combina o melhor da digitalização com o relacionamento humano. Como nunca, o investimento em infraestrutura deve ser acompanhado da capacitação do staff para desempenhar de maneira assertiva e engajadora. 

Para essa missão, tanto os chatbots quanto os discadores de ligação oferecem benefícios significativos para as firmas. Eles permitem uma conversa mais rápida e eficiente, reduzindo a carga de trabalho dos funcionários, aprimorando a experiência e proporcionando economia de tempo e recursos. “Enquanto a tecnologia continua avançando, os softwares de atendimento são cada vez mais adotados, promovendo uma educação mais eficiente, acessível e inovadora. Logo, seguir esse caminho é a peça-chave para um futuro promissor no mercado”, finaliza o CEO da Total IP. 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

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