Aguarde, carregando...

Empresas investirão em tecnologia em 2022

Essa opção é a com melhor eficiência para vencer o cenário conturbado atual

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 16/02/2022 11h00, última atualização em 25/04/2022 12h24
Empresas investirão em tecnologia em 2022

Prestes a completar dois anos, a crise de Covid-19 impôs mudanças profundas na sociedade e segue apresentando incertezas ao mundo todo, inclusive às organizações dos mais diversos setores de atuação e países. A implantação do home office e do trabalho híbrido talvez seja a maior alteração no ambiente corporativo, graças à tecnologia.

O investimento das empresas

Com o surgimento e crescimento exponencial de uma nova variante do vírus, os impactos na economia global e uma eleição presidencial se aproximando no Brasil, seria possível supor um cenário de maior austeridade de gastos e retração de investimentos por parte das corporações em 2022. No entanto, de acordo com a edição deste ano da pesquisa “Agenda”, da Deloitte, o empresariado brasileiro planeja manter ou aumentar o investimento e a produtividade, por meio de aportes em tecnologia e capacitação, além de esperar o crescimento de suas receitas em 2022. 

As medidas são respostas à transformação digital, intensificada no período recente e são fundamentais para a sustentabilidade dos negócios neste momento de dúvidas econômicas, sociais e políticas. “Os gestores perceberam a importância de colocar dinheiro nessas soluções e deixaram de enxergar como gastos. Os resultados mantidos ou melhorados durante a pandemia colaboraram muito com essa troca de visão”, comenta o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

A evolução do processo eleitoral deste ano é a maior preocupação para o os negócios, de acordo com as cerca de 500 empresas entrevistadas. Juntas, elas somam receitas estimadas em 2,9 trilhões de reais, o equivalente a cerca de 35% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Em relação à expectativa para a economia, a maioria dos entrevistados (59%) aposta em estabilidade ou queda do PIB, enquanto 41% esperam crescimento do indicador.

Segundo o sócio-líder de Market Development da Deloitte, João Gumiero, as entidades continuarão destinando boa parte de suas receitas para essa modernização. “Somente com qualificação profissional e melhoria contínua de suas operações elas se manterão competitivas em um contexto de alterações tão relevantes como o atual. De acordo com a ‘Agenda 2022´, apesar de a maioria dos empresários não estar otimista, há uma consciência clara do dever de casa a ser feito. Em contextos mais voláteis, a resposta dos empreendimentos sempre requer planejamento e pragmatismo”, explica

O investimento em tecnologia 

Conforme o levantamento, os principais investimentos em tecnologia, de acordo com os entrevistados, serão em aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão (96%), infraestrutura (96%), gestão de dados (95%), segurança digital (95%), customer marketing (81%), atendimento ao consumidor (78%) e canais de venda on-line (71%). As ferramentas emergentes também ganham cada vez mais espaço nas companhias, no processo de consolidação da Indústria 4.0. Entre eles, estão robôs móveis autônomos (AMR) (39%), digitalizações do parque fabril (34%) e realidade virtual/aumentada e drones (29%).

Para 2022, estão previstas ações de inovação realizadas colaborativamente. Afinal, foram citadas pelos entrevistados: treinamento de equipes (58%), interação com clientes (56%), troca de conhecimento e experiências (53%), apoio para adoção de novas tecnologias (52%), desenvolvimento de novos produtos e serviços (50%), produção de pesquisas (43%), realização de eventos (42%); simplificação de processos burocráticos (39%), apoio para captação de recursos financeiros (22%) e para registro de patentes (13%).

Segundo Oliveira, essas atitudes são relevantes e não exigem muito esforço para acontecerem. “Existem diversas soluções práticas e eficientes para ajudar nessas tarefas, com baixo custo. A aplicação delas faz toda a diferença e eleva os resultados da instituição. Nos dias atuais, trata-se de pontos cruciais para vencer a concorrência”, aponta.

Nesse sentido, a Total IP oferece opções interessantes: os Robôs Dinâmicos, API WhatsApp Business, Gestão de E-mail, Gravação de Voz e Tela e muito mais. “Com esses recursos, seu empreendimento se torna muito mais atrativo. Um bom suporte ao consumidor e boas plataformas de trabalho para seus colaboradores são essenciais em um mercado tão competitivo”, finaliza o diretor.

Portanto, esteja preparado para alcançar seu objetivo. Se deseja contar com a Total IP nessa jornada rumo ao sucesso, entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção