Comunicação e tecnologia: aliados no bom atendimento

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 09/01/2023 08h00, última atualização em 15/09/2023 16h12
Comunicação e tecnologia: aliados no bom atendimento

Atualmente, ouvimos falar muito sobre a importância de oferecer uma experiência inesquecível durante todo o processo de compra no comércio. Esse tema ganhou os holofotes, principalmente, com o anúncio da pandemia no país, o qual impulsionou o consumo digital, fazendo-o virar uma opção prática e rápida para os brasileiros, impulsionando o mercado de varejo on-line.  Contudo, para fazer dessa vivência algo de fato superior, com alta qualidade e excelência, uma relação bem estruturada é fundamental. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada, principalmente com os serviços da Total IP, o PABX Chat com DAP e Robôs Dinâmicos. Veja como!

 

A inovação dos chatbots

Se antigamente toda a comunicação entre empresa e cliente era realizada por telefone ou e-mail, hoje, existem diversos tipos de soluções tecnológicas, como por exemplo, o chatbot, para agilizar as etapas e garantir um serviço muito mais eficiente. Nesse processo todo, além de contar com aliados eletrônicos, devemos lembrar da relevância do bom atendimento, não somente para conquistar novos interessados, mas também para fidelizar aqueles já obtidos pela marca em algum momento da sua trajetória. 

Traduzido como um “robô de bate-papo”, ele é um software com o objetivo de simular uma conversa com pessoas. Durante o diálogo, o sujeito faz perguntas e tecla com um programa de computador, o qual interage por meio de um sistema pré-programado. Esse planejamento é uma base de dados com dúvidas e respostas frequentes para ajudar no direcionamento do bate-papo. No caso, em situações onde ele não consegue resolver a demanda sozinho, pode haver um encaminhamento para um atendente humano, uma verdadeira revolução no suporte, sendo possível lidar com milhares de indivíduos ao mesmo tempo, aumentando a produtividade da equipe, a qual fica por conta de tarefas específicas.

No geral, ele serve para automatizar e otimizar a troca de informações. Por deter a capacidade de conseguir realizar assistências 24h por dia, durante toda a semana, é muito querido entre as entidades e indicado pela Total IP. Ademais, por meio dele é possível incluir uma rápida pesquisa de satisfação para avaliação.

 

A comunicação eficiente é fundamental

Estabelecer uma comunicação assertiva com o público é capaz de interferir positivamente na agilidade e qualidade das atividades oferecidas. Isso consiste na habilidade de expressar mensagens, ideias e opiniões de forma clara e direta, sem deixar a gentileza e cortesia de lado. “A finalidade é manter um diálogo objetivo e encontrar a melhor maneira de solucionar a questão. Além disso, empresas com esse cuidado intrínseco na sua cultura evitam atritos desnecessários e, com isso, geram credibilidade, mantendo os clientes na cartela de contatos”, pontua Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP. Um estudo da Super Office mostrou como atrair um novo comprador pode custar de cinco a 25 vezes mais em comparação a manter um usuário atual. 

 

Como colocar isso em prática?

O primeiro passo para alcançar esse objetivo é treinar a equipe de acordo com as exigências necessárias para todos poderem praticar essa comunicabilidade. Com o tempo, o time de apoio passará a ter uma escuta ativa para compreender melhor cada situação, além de acolher com empatia, especialmente em situações indesejadas. Se colocar no lugar de quem está do outro lado da linha é sempre uma boa tática. Quando necessitamos de algo, é muito bom poder contar com alguém para nos ajudar de maneira humanizada, não é mesmo? Por essa razão, as ações de acompanhamento também devem seguir esse raciocínio. Essa é a mentalidade a qual deve-se estabelecer dentro do ambiente laboral.

Nestes casos, também cria-se um costume de agilidade e eficiência na resolução de problemas, pautadas em clareza, consistência e gentileza. Para serviços on-line via canais de chat, como WhatsApp ou Instagram, tenha frases prontas, mas também adaptáveis, para garantir velocidade no contato e estabelecer um canal aberto. 

 

A tecnologia de atendimento via chat

Para esse tipo de demanda, a Total IP apresenta várias soluções, as quais chamamos atenção para três em específico. Com o PABX Chat com DAP, há uma revolução nas formas de se manifestar e contatar outras pessoas. A oportunidade é de distribuir os webchats de forma personalizada para a força de vendas humana, por meio da separação automática aos grupos de acolhimento. Com a API, ganha-se o controle total das filas. Isso pode ser feito por horário, muito útil no receptivo, no qual há a carteirização para ser particularizado. O interessado conversará diretamente com o atendente  por meio dessa adaptação. A solução ainda  permite o disparo de mensagens padronizadas direto dos operadores, aumentando a performance e conversão de vendas.

Se a procura é por uma rapidez maior, o chat para o site também é uma opção viável, acelerando a orientação a quem entra em contato diretamente pela página. Adicionar um robô com inteligência artificial torna capaz resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, gerando a diminuição dos custos operacionais e causando economia de tempo e insumos. 

Nesse sentido, os robôs dinâmicos também chamam a atenção. Construídos sob demanda, esse é um projeto para automação de suporte a partir dos chats originados no Whatsapp receptivo e ativo, com respostas estruturadas e integração aos sistemas do negócio. “Os benefícios deles são diversos, garantindo resultados revolucionários às corporações. Além de ser integrado à API Business do WhatsApp, ele entrega uma automação de processos; autenticação em dois fatores; alertas e notificações; redução de filas de espera; geração de dados; aumento dos canais de contato; complemento na estratégia de marketing; plataforma segura com certificado SSL e infraestrutura de servidores em nuvem. Tudo isso com um suporte em português 24h nos sete dias da semana”, explica Oliveira.

E agora, está pronto para estabelecer uma conversa certeira e transparente? Lembre-se como no futuro o atendimento ao cliente não será mais visto como um centro de custo, mas sim como lucro. Portanto, essa será uma parte fundamental na criação de relacionamentos duradouros. Ficou interessado pelas oportunidades expostas? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificador de Chamadas – Total IP Human Detector – THD
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robô Chat: WhatsApp, Telegram e Web.
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Total Chat Center (Carterização de clientes)
  • Gestão de SMS

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