Coleta de dados dos clientes aprimora o atendimento
Quanto mais informações uma marca detém sobre seu público-alvo, melhores os direcionamentos e entregas realizadas. Logo, coletar dados é uma estratégia eficiente.
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Descubra como lidar com o atual cenário repleto de tecnologia e novas demandas
De acordo com a Think With Google, a impulsividade e pressa para fechar negócios estão sendo substituídas pelo bom senso e raciocínio lógico. Ou seja, essa experiência padrão dos compradores ficará para trás nos próximos anos. Nesse cenário, encantar os clientes de escolhas ponderadas e prioridades estabelecidas tornara-se um desafio constante das empresas. Sendo assim, entenda como o chatbot será um grande aliado, tendo em vista como um simples toque na tela possibilita a comparação de preços, buscas por opções internacionais e até mesmo as avaliações.
Conforme o levantamento citado, 72% dos brasileiros pesquisam antes de adquirir um produto ou serviço, seja no on-line ou off-line. Fica nítido, portanto, a importância dos estabelecimentos contarem com uma presença digital constante e estratégica, em prol de uma abordagem aos internautas em diferentes estágios da sua navegação pelos portais. Agora, além do primeiro contato ser decisivo para converter em negociações, o foco deve estar na fidelização e engajamento dos indivíduos cada vez mais pragmáticos.
Nos dias de hoje, a criação de conteúdos e abordagens personalizadas é a peça-chave para se manter ativo no mercado. Por isso, definir um fluxo de leads é essencial para movimentar o negócio. “No mundo interconectado no qual estamos inseridos, o diálogo com o público requer uma maior exatidão, seja no tempo ou formato. Dessa maneira, é imprescindível oferecer as soluções pertinentes para cada um no momento e canal certo”, pontua Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP.
Inclusive, conforme o último relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos domicílios do país possuem acesso à Internet, um índice 6% maior se comparado com 2019. No ano passado, foi batido o recorde mundial no quesito “uso de aplicativos”, afinal, os 100 maiores apps de serviço do Brasil chegam a quase 1,5 bilhão de contas ativas. Essa conjuntura representa um aumento de 91% em relação ao período pré-pandemia.
Nesse contexto, percebe-se como a população está muito mais digital, porém menos imediatista. Isso porque as ferramentas de buscas, redes sociais e newsletters são os principais meios de encontrar a resolução de problemas. “As empresas precisam pensar em estratégias para trazer essa relevância para o dia a dia das pessoas, mas sem ficar falando o tempo todo de si mesma ou só da sua marca. Ou seja, a oferta está mais plural”, comenta Cristovão Wanderley, sócio-diretor da Stratlab e especialista em Tecnologia e Dados.
Conforme dados divulgados pelo Google, as pesquisas genéricas elevaram quando equiparadas com a procura por marcas. Enquanto a diferença era de 22% em 2017, ela saltou para 53% já no primeiro semestre de 2022. Levando em consideração o avanço da Inteligência Artificial e ações por comando de voz, a previsão é de uma digitalização das atividades ainda mais intensa nos próximos anos.
Apesar da virtualização crescente do cotidiano populacional, o off-line não pode ser deixado de lado. Por esse motivo, é fundamental reforçar o impacto positivo do omnichannel nas corporações. “Para garantir a melhor experiência possível, é necessário um conhecimento preciso sobre as preferências de cada perfil. Seja pela diferença no ramo de atuação, classe social ou faixa etária, os públicos possuem prioridades distintas e é indispensável se atentar a isso na hora de adotar novos métodos”, complementa Mencaci.
Segundo o relatório Inside Video 2023, publicado pelo Kantar Ibope Media, em 2022, o alcance de vídeo foi de 99,6%, tanto no formato linear quanto digital. Ademais, a pesquisa revelou como o audiovisual on-line prático e acessível alcança aproximadamente ⅓ dos brasileiros em um único dia (31,8%), quase dobrando essa taxa quando analisada em um período mensal (61,1%). Logo, é interessante investir nessa inovação para atingir melhores resultados.
Desse modo, é crucial ir além da simples criação de conteúdo e apostar em materiais relevantes para fazer a diferença na vida dos consumidores. “Com as informações coletadas a partir do monitoramento, será possível tomar a decisão sobre qual é o melhor formato, a periodicidade, o canal e a mensagem para determinado público. Uma coisa é certa: os vídeos devem ser as principais tendências para criar esse approach entre marcas e pessoas”, reforça Wanderley.
Assim como qualquer organização, os negócios B2B são feitos por pessoas e, nesse sentido, o padrão comportamental dos consumidores no B2C influenciam nos rendimentos empresariais. Seja pelo impacto econômico, social ou até mesmo mudança de cultura, o atual cenário é marcado por pessoas mais racionais em suas decisões, especialmente quando falamos sobre hábitos de consumo.
Em suma, a iniciativa é positiva, pois indica uma caminhada mais sustentável e customer experience qualificada. “No entanto, exige um olhar atento e algumas mudanças na cultura das empresas, envolvendo tecnologia, dados e processos gerenciais. Buscar formas de se atualizar será cada vez mais relevante para manter a competitividade e, por esse motivo, precisamos olhar para o futuro”, conclui o sócio-diretor da Stratlab e especialista em Tecnologia e Dados.
Para essa missão, saber interpretar as devolutivas da clientela é a melhor alternativa para filtrar o direcionamento certeiro dos planos a serem adotados. A partir das inovações pertinentes à cultura organizacional ou área de atuação, é possível potencializar as entregas e reduzir o retrabalho. Dessa maneira, a tecnologia pode ajudar expressivamente os trabalhadores em seu cotidiano e bem atender os consumidores, mediante interações a distância ou presenciais.
Por essa razão, acompanhar as tendências é primordial na atualidade. Portanto, marcar presença nos diferentes espaços torna-se uma obrigatoriedade para sobreviver no mercado altamente competitivo. “O público valoriza cada vez mais a sua vivência e conexão com a marca. Logo, o atendimento de qualidade é um grande diferencial para se destacar em meio à multidão. Para isso, a Total IP fornece soluções inovadoras para as empresas modernas, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, WhatsApp, sites ou redes sociais”, finaliza o CEO da Total IP.
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