Deslanche seu atendimento nas redes sociais

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 03/03/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h17
Deslanche seu atendimento nas redes sociais

Principalmente após a pandemia, as redes sociais se tornaram foco e usuários do mundo todo passam gradativamente mais tempo conectados. Conforme o relatório “Data Reportal – Global Overview Report 2022”, no terceiro trimestre de 2021, a média já alcançava 5 horas e 58 minutos diários. Esse índice considera pessoas com idades de 16 a 64 anos. Sendo assim, é essencial estar onde seu público se encontra. Por isso, descubra como deslanchar seu atendimento nesses meios com os Robôs Dinâmicos da Total IP!

O consumidor passa cada vez mais tempo on-line. Saiba aproveitar! 

O isolamento social também foi reflexo para aumentar essa tendência, pois essas plataformas foram indispensáveis para a comunicação. Segundo uma pesquisa da Kantar, durante esse período, houve o crescimento de 40% no uso dos mais diversos veículos e consoante a Comscore, 88% dos brasileiros estão on-line

Por ser acessível e fácil de instalar no dispositivo, pois a maioria está disponível gratuitamente para sistemas Android e IOS, cada vez mais as redes se tornam populares quando há a necessidade de falar com alguma corporação. Além disso, manter o contato enquanto realiza outras demandas do cotidiano também é configurado como uma grande vantagem dessas ferramentas. 

Sendo assim, as empresas precisam estar atentas. Afinal, o modo como tratam os internautas influencia diretamente em como ele propaga a marca. Um dado da Kissmetrcis mostrou: após uma experiência negativa, 26% dos entrevistados compartilham um comentário desfavorável em seus perfis pessoais, como o Twitter e Facebook. Imagine essa circunstância com o crescimento no número de influenciadores e blogueiros. 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia também: aplicativos e redes sociais atraem novos clientes.

Como melhorar o atendimento nas redes sociais? Veja dicas relevantes! 

Primeiramente, o acesso à Internet e a proliferação de smartphones permitiu o aumento na conexão entre pessoas de diferentes nichos e gostos, reconfigurando hábitos. Desse modo, as mídias se tornaram o espaço mais democratico para discussões e compartilhamento de vivências, tanto positivas quanto negativas. 

Ao transferir essa realidade para o mundo corporativo, percebe-se o impacto sobre o relacionamento do comprador com a instituição, tendo em vista a rede de informações advindas dessas páginas. “Quando alguém quer adquirir alguma mercadoria, prontamente pode pesquisar em vários sistemas digitais à procura de mais referências”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. Ou seja, o Google não é mais o “queridinho” das perguntas. 

As organizações, por sua vez, entram gradualmente no ambiente digital, em busca de garantir presença e competitividade no mercado, tendo em vista as transformações virtuais latentes. Conforme o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente, para mais de 30% dos participantes é bastante essencial um suporte disponível no seu software de contato preferido. 

Para ficar por dentro: use a tecnologia e encante seus clientes! 

Contudo, como alcançar a excelência em suporte nessas vias? Para auxiliar nesse aspecto, Sanches separou alguns pontos fundamentais. Confira: 

– Treine sua equipe
A assistência por esses canais costuma ser diferente das prestadas por telefonema e ouvidoria, por exemplo. Isso acontece devido à informalidade característica desse modelo, além de ser bem mais dinâmica. Por conta disso, é essencial um time treinado adequadamente à linguagem propagada, de modo a oferecer fluidez e rapidez no auxílio. Também é válido lembrar: use uma entonação neutra e tranquila, assim consegue passar mais credibilidade. 

Não deixe comentários e perguntas sem respostas 

É crucial responder os comentários, independentemente do seu assunto. Principalmente os expostos, pois são fonte de consulta para quem acessar a sua página. Portanto, é de suma importância sanar as dúvidas enviadas pelos clientes e propor soluções. Ademais, não apague uma crítica, busque arcar com ela. Atualmente, se tornou muito comum “print” de tela, ou seja, apesar de deletado, a informação pode vir à tona nessas condições, se tornando ainda mais negativo para a marca como um todo. 

Responda rapidamente

Um dos destaques nessas páginas é a agilidade. Afinal, é muito fácil para o comprador estar com o celular nas mãos, entrar em um de seus aplicativos corriqueiros e enviar uma mensagem para o empreendimento. Esse também é um dos motivos pelos quais há mais preferência por esses meios. Segundo o gerente comercial da Total IP, “com a mesma velocidade dos cliques, ele espera um retorno”. 

Para se ter uma ideia, o The Social Habit trouxe dados: 42% das pessoas reclamam ao esperar mais de 60 minutos por uma resposta. Já 32% possuem uma expectativa de 30 minutos para conclusão do processo completo. Por isso, é fundamental ter uma estrutura de atendimento bem consolidada, voltada a esse público, de modo a garantir prontidão com qualidade. 

Conheça o chatbot: solução indispensável para as empresas de sucesso

Para elucidar essa solução, vamos entender o conceito de chatbot. “Chat” significa conversa, enquanto “bot” quer dizer robô. Ou seja, são robôs capazes de estabelecer uma conversa. Para Sanches, “com o aproveitamento da inteligência artificial, se tornou possível atender solicitações em diferentes canais de forma automatizada”. Desse modo, ganha-se velocidade e produtividade para os atendentes, assim como agrega uma experiência mais positiva para quem procura o seu negócio. 

Assim, é possível programar mensagens para serem enviadas 24 horas por dia, de modo a dar feedback para as demandas em tempo hábil e eficientemente. Além disso, nos modelos mais avançados e dependendo do planejamento, é possível realizar uma triagem com as informações iniciais antes de direcionar ao atendente, de maneira personalizada. As interações simulam um diálogo com um ser humano e já chega no seu atendimento de maneira mais objetiva. 

Com a Total IP, essa modernidade é instalada de maneira fácil e rápida, 100% em português, para um entendimento claro e objetivo. Ainda possui outros benefícios, como relatórios de consumo e dashboards intuitivos, seguindo todos os critérios e normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). “Nós ensinamos e depois você consegue configurar seu robô da melhor forma, de acordo com as suas demandas”, pontua Sanches. 

Para ficar por dentro das evoluções do mercado tecnológico e tornar sua empresa ainda mais competitiva, siga a Total IP nas redes sociais. Assim, você consegue nos acompanhar integralmente por meio do Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn, com publicações diárias. 

Além disso, fale conosco e dê um “start” na modernização da sua operação! Estamos disponíveis pelo site, WhatsApp e telefone, com um time capacitado esperando por você! Será um prazer atendê-lo! 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Conheça nossas soluções: 

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Total Chat Center (Caracterização de clientes)
  • Gestão de SMS

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