Como alavancar vendas com o WhatsApp?

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 19/07/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 13h18
Como alavancar vendas com o WhatsApp?

Desde 2009, o WhatsApp tem se tornado uma ferramenta poderosa para impulsionar vendas e estabelecer uma comunicação direta e personalizada dos empreendimentos. Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o aplicativo assumiu um papel indispensável para muitas empresas. Logo, é vantajoso ficar atento quanto às novas funcionalidades disponibilizadas por tal recurso. Sendo assim, descubra como API WhatsApp Business alavanca os rendimentos utilizando essa peça essencial nos dias atuais. 

A presença do WhatsApp pelo mundo!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com o Mobile Times, 99% da população brasileira possui o app instalado em seus respectivos smartphones. Afinal, esse é um dos mecanismos mais populares de mensagem pelo globo, tendo conquistado também o maior país da América Latina. Outro ponto interessante, é como 80% dos entrevistados no estudo comunicam-se com as marcas por meio dele. 

Quer seja para obter dados, procurar assistência técnica ou realizar transações de compra de bens ou serviços, a automatização das dinâmicas organizacionais é primordial para qualificar leads no processo de vendas ou manter o cliente engajado. “Essa é uma ferramenta adicional capaz de potencializar consideravelmente as táticas e aprimorar um dos quesitos mais preciosos tanto na vida pessoal quanto no mundo empresarial: o tempo, no qual pode ser utilizado de forma mais proveitosa em outras atividades”, aponta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Nesse sentido, é estabelecida uma comunicação direta e instantânea com o público, proporcionando um atendimento individualizado e eficiente. A partir do envio de mensagens, imagens e vídeos, é viável apresentar produtos ou serviços, responder dúvidas e acompanhar as transações da firma. Essa abordagem mais próxima e unificada ajuda a criar um relacionamento de confiança com a pessoa do outro lado da tela. 

Para aproveitar ao máximo essa inovação, é necessário adaptar as demandas às necessidades de cada consumidor. Desfrute de alternativas como as devolutivas automáticas para fornecer informações básicas e direcionar os indivíduos para o departamento ou especialista correto. Ademais, deve-se fazer um bom uso do artifício para responder prontamente às dúvidas e solicitações dos clientes, demonstrando um excelente suporte e agilidade.

A presença digital é crescente!

Conforme um relatório publicado pelo State Mobile 2022, firma de análise de aplicativos e mercado App Annie, o Brasil aparece mais uma vez como destaque entre as nações com maior número de usuários de celulares no mundo. Nesse contexto, o povo lidera o ranking com 5,5 horas diárias, deixando para trás países conhecidos pelo desenvolvimento tecnológico como Coréia do Sul (5h), Japão (4,6h) e Estados Unidos (4,2h).

Fica nítido, portanto, a relevância de analisar o cenário atual quanto às inovações e contar com uma reestruturação dos sistemas de acordo com as demandas regionais. Como nunca, entender exatamente as necessidades dos users faz a diferença na hora de planejar quais medidas devem ser adotadas dentro de uma organização em busca de resultados mais promissores. Logo, percebe-se como a tendência é de uma migração digital crescente nas mais variadas áreas de atuação. 

Aliás, o relatório aponta como a pandemia iniciada em 2020 culminou em um agravamento dessa conjuntura, afinal, em 2019, a média era de 3,8 horas diárias navegando pelo telefone. Tendo em vista o distanciamento social e a necessidade manter o isolamento em suas respectivas casas, a sociedade contou com um aumento de 30% no tempo gasto com o uso de tais aparelhos, resultando em uma elevação de 1,6 hora. 

Por essa razão, é primordial ter em mente o fato das pessoas estarem com esses dispositivos em mãos em uma significativa parcela de sua rotina, sendo esse o principal meio de resolver suas pendências. “Hoje em dia, as companhias precisam se basear nessa nova realidade para atingir e se conectar com um número maior de sujeitos. Isso porque a customer experience está em alta e é a principal responsável por ditar as novas regras do mercado tech”, reforça Sanches. 

O API WhatsApp Business é a peça-chave!

Segundo a Teleco – Inteligência em Telecomunicações, o aplicativo é compatível com o modelo pré-pago das operadoras de celular, sendo preferido por 46,3% dos usuários. Exceto pelo download de mídia, como fotos e vídeos, o consumo de dados móveis no é bastante baixo em comparação com outras redes sociais. Ainda, muitas empresas de telefonia brasileiras oferecem acesso gratuito ao WhatsApp e ao Facebook, deixando essa adesão ainda mais atraente.

Dentre os incontáveis fatores favoráveis para a popularidade do software entre os indivíduos, a velocidade também é um diferencial competitivo para as entidades. “Hoje em dia, se uma companhia não utiliza o WhatsApp como canal de atendimento ao cliente (SAC), ela perde muito para a concorrência. Marcar presença nesse espaço é extremamente vantajoso para a imagem do negócio, pois aproxima a instituição de toda uma sociedade acostumada com a ferramenta”, complementa o especialista. 

Por fim, um relatório da TechCrunch aponta como aproximadamente 100 bilhões de mensagens eram trocadas diariamente. Agora, imagine encaminhar manualmente tantos diálogos, um por um, consumindo horas. Para essa missão, a tecnologia do API WhatsApp Business, uma solução desenvolvida pela Total IP, pode ser feita em questão de segundos, de forma totalmente automatizada.

Em suma, quem conta com nossos serviços dispõe do conhecimento necessário para ajustar a comunicação de acordo com as necessidades específicas da organização. “Atualmente, é essencial automatizar o suporte da sua empresa por meio de chatbots, capazes de enviar alertas, como confirmação de CPF, segunda via de boletos e responder a perguntas frequentes, entre muitas outras demandas rotineiras”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no meio comercial ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Venha conferir nosso conteúdo! Não perca mais tempo!

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