Conexão Total: como o chatbot revolucionou o atendimento ao cliente

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 20/11/2023 07h00, última atualização em 13/12/2023 16h09

Hoje em dia, dinamicidade e agilidade são a aposta certa para impulsionar um negócio, afinal, 72% dos consumidores querem receber atendimento imediato, conforme pesquisa da Zendesk CX Trends. Entenda como os chatbots podem revolucionar a sua companhia nesta matéria do Conexão Total.

As pessoas buscam soluções rápidas nas empresas e prestadores de serviço, por isso, o suporte automático pode ser o recurso ideal. Ele cria mensagens personalizadas e instantâneas para canais como o WhatsApp. “Essa funcionalidade trouxe bastante retenção na abordagem e volumetria. Foi como mágica para nos especializarmos mais na humanização, com respostas sensíveis. A aplicação dessa ferramenta no dia a dia foi capaz de nos trazer alguns dados quantitativos e qualitativos sobre as demandas”, afirma Danilo Júlio, vice-presidente e diretor de operações da Quero Passagem.

Segundo a Panorama Mobile Time: Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, o Brasil é um dos maiores mercados do mundo na utilização desse software. O total de bots desenvolvidos no país foi de 216 mil para 317 mil. 

As melhorias dessa operação partem do propósito da qualidade no retorno, pois com rapidez é possível atender mais pessoas e, consequentemente, aumentar as vendas. “Pode ter um impacto muito positivo na maneira como a organização se relaciona com seus clientes. Isso se deve ao fato de serem eficientes, saberem muitas coisas e se conectarem a sistemas, podendo dar informações relevantes. Eles funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Trazem uma melhoria da experiência exatamente porque têm essa proximidade com o consumidor, permitem uma redução de custo para a gestão e, portanto, para o usuário final, causando também uma ampliação na renda”, comenta Alex Winetzki, CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini.

Com o advento de aparatos como a inteligência artificial (IA) habilitada para gerar textos, imagens e outras mídias, é prevista uma qualificação ainda maior nesses robôs. Um estudo realizado pelo GitHub atestou um progresso da produtividade em 30%, com um número projetado de 45 milhões de desenvolvedores profissionais em 2030. “A médio e longo prazo os chatbots vão ficar cada vez mais importantes, porque a gente acaba de dar um salto tecnológico chamado de IA generativa; o Chat GPT usa a mesma tecnologia”, complementa Winetzki. Essa inovação viabiliza um fluxo maior de serviço simultâneo e com padrão elevado. Além de se aproximar da fidelização do público, sua firma constroi um referencial em termos de assistência. 

Nessa atualização, a IA é capaz de formular textos e imagens para solicitações feitas por linguagem comum e não por códigos de programação. A tendência é uma crescente desse mecanismo no dia a dia, potencializando a eficiência de tarefas repetitivas e a redução dos custos para realizá-las. Apesar disso, a ação humana junto a essas funcionalidades exerce o caráter de criatividade e capacidade de inovação, requisitos ainda muito relevantes. Gestores e especialistas da área precisam encontrar formas de tirar proveito dessa relação, por meio do seu uso para aumentar a eficácia, mas também expandir outras capacidades envolvidas. 

 

Sobre a Total IP 

Contratando os nossos serviços, você tem acesso ao melhor chatbot para WhatsApp, o qual oferece relatórios de todos os usuários e o status da negociação. A aplicação possui omni center com ou sem inteligência artificial, além do Omni Atendimento, pelo qual os usuários acessam o Web Fone – Totalphone WebRTC integrado ao Chat Center com respostas para diversas plataformas, elevando a eficácia em até 24%. 

Desde 2005, a Total IP desenvolve soluções para o atendimento de ponta, seja ele humana ou artificial, com PABX, robôs dinâmicos ativos, receptivos, de pesquisa e de chat. Realizamos gestão de SMS, otimizamos armazenamento na nuvem, atendemos via WhatsApp, webchat ou e-mail 

Gostou e quer saber mais sobre como os chatbots revolucionaram o atendimento ao cliente? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós. Esperamos por você! Assista essa matéria e não deixe de acompanhar outros conteúdos da TV Total IP para se inteirar sobre o universo tech.

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