Usufrua das tendências tecnológicas no atendimento ao cliente

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 26/11/2021 08h00, última atualização em 06/04/2022 11h19
Usufrua das tendências tecnológicas no atendimento ao cliente

É de conhecimento público a transformação, em todos os aspectos, advinda da tecnologia. Logo, é fundamental se atualizar de suas tendências para não se tornar obsoleto quanto a elas. Dessa forma, a máxima entre os gestores é sempre modernizar os métodos quanto ao atendimento ao cliente, de modo a prestar uma assistência cada vez mais fidelizadora e, consequentemente, benéfica para ambas as partes. 

Afinal, adotar estratégias para tornar a comunicação mais fluida com os consumidores impacta diretamente nos lucros. Um estudo da Microsoft veio para comprovar isso, entre os entrevistados 96% afirmaram a importância do suporte eficiente, influenciando diretamente na escolha de se tornar fiel a uma marca. Sendo assim, investir em recursos para tornar esse diálogo mais claro e assertivo é um diferencial para a prosperidade de qualquer empreendimento. Contudo, você sabe por onde começar esse atendimento?

Tendências para o atendimento ao consumidor

  • Preferência por redes sociais 

Atualmente, as redes sociais ocupam grande parte das horas dos indivíduos. Entretanto, dados da Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o 3º país com o uso mais intenso, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. Dessa forma, é gradativamente mais comum a procura pela empresa por intermédio desses canais. Em primeira instância é como incluir esse suporte nas atividades diárias, uma maneira facilitada de manter esse contato. Por isso, é crucial atender seu receptor pelo veículo comunicacional de sua escolha e ser ativo nessa iniciativa. 

Inclusive, o WhatsApp está entre as preferências dos compradores atualmente, conforme uma pesquisa do Instituto Qualibest, em parceria com o Sercom, com 49% de favoritismo. Nesse sentido, seu crescimento é uma propensão, logo, é indispensável estar presente nesse meio. Para isso, uma plataforma de desenvolvimento próprio, o WhatsApp Business API, vem como um artifício válido. Segundo Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “a ferramenta garante velocidade e segurança em qualquer trâmite, tudo dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).” 

Ainda, é possível realizar uma triagem antes mesmo de encaminhar o contato, sendo capaz de identificar nome, CPF e e-mail, por exemplo. “Além disso, otimiza o tempo do colaborador qualificado, pois já filtrou a necessidade do cliente e tornou o atendimento mais objetivo”, completa Sanches. Para os líderes, o software conta com relatórios de consumo e dashboards intuitivos, tudo em portugues e salvo em nuvem.  

  • Rapidez do chatbot como diferencial 

Em tempos de Internet 5G, os usuários querem agilidade quando buscam a companhia. Sua expectativa é de um retorno rápido, no qual o negócio esteja 100% disponível e on-line. Uma das propostas para satisfazer esse internauta é aderir ao uso de chatbots, uma interação feita por robôs e troca de mensagens em aplicativos. Baseados em inteligência artificial, esses bots são capazes de manter uma conversa em tempo real. “É possível programar até mesmo por voz”, destaca o gerente comercial. 

De acordo com o mesmo levantamento, o chat veio em primeiro lugar, com 51% de predileção entre os participantes. Portanto, para oferecer um suporte veloz e com máxima comodidade, essa é uma aposta de excelência. Segundo Sanches, “é imprescindível fortalecer a presença da marca nos lugares onde o consumidor mais procura. Do contrário, as chances de dar espaço para a concorrência aumentam e a organização pode acabar ficando para trás”. 

Ainda, possui proveitos como redução de custos, isso porque permitem um auxílio prático. A ideia é conciliar essas inovações com a atuação humana, de forma híbrida. O mecanismo veio para amparar os antigos métodos e flexibilizar os encargos dos funcionários, não substituindo, mas sim assessorando. Isso porque garante aos especialistas facilidade para lidar com a aplicação, pois atua no controle e supervisão do recurso.

Com a Total IP você encontra essas e outras soluções para facilitar todo o processo de contato com seu consumidor, desde a primeira impressão até o feedback por parte dele. Para modernizar seu negócio e estar por dentro das inclinações do mercado, entre em contato conosco! Basta clicar no ícone do WhatsApp no canto da sua tela, será um prazer solucionar suas dúvidas e te ajudar a direcionar sua empresa ao sucesso! 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

 

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