Conexão Total: a automação contribui para a sustentabilidade
Veja como essa prática ajuda o meio ambiente
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Você já sabe: a IA está mudando completamente o jeito como as empresas lidam com seus públicos e conduzem procedimentos internos. De acordo com o relatório “Artificial Intelligence Index Report 2024”, mais de 40% das companhias brasileiras já adotaram algum tipo de solução de IA, com destaque para áreas como bancos, seguradoras e varejo. Essa transformação vai além dos robôs: é sobre contatos mais ágeis, inteligentes e personalizados. Tudo isso é fundamental para se manter competitivo no mercado.
Segundo dados da Salesforce, 96% dos consumidores consideravam o atendimento um fator determinante para a lealdade, 58% abandonaram uma marca após uma experiência ruim e 73% esperavam resoluções rápidas, conforme relatórios da Zendesk e Accenture. Nesse cenário, surgem ferramentas capazes de atender de maneira rápida, mas não dá para deixar de lado a parte orgânica.
“Você consegue ganhar escala e conservar uma personalização com o nome da pessoa, da empresa e isso vai trazer, sim, uma maior conversão. Automatizar é importante, mas a caracterização deve vir junto e a IA é a sua ferramenta para isso”, explica Felipe Mendes, CEO e Fundador da TD Growth. Nessa lógica, quem aposta apenas na automação, sem pensar no toque humano, corre risco de perder fregueses. Se você sabe usar a inovação para criar vínculos reais, aumenta a chance de conseguir melhores resultados de retenção.
Apesar dos avanços, se o assunto contém negociações de alto valor ou processos mais sensíveis, o contato com pessoas continua sendo indispensável. Alexandre Guerra, diretor de franquias da Bio Mundo, precisa mesclar tecnologia e humanização para garantir o conforto das pessoas durante envolvimentos financeiros significativos. “Quando o cliente tem interesse em continuar a conversa para ter um fechamento do negócio, esse momento envolve investimentos de 500 mil reais e a gente logo passa para o nosso consultor de expansão”. Dessa forma, quem está do outro lado da tela não se sente inseguro em realizar grandes transações.
Em termos de individualização e customer experience, o diretor cita a aplicação de uma IA personalizada. Quem nunca se divertiu e sentiu bem tratado ao conversar com um bot humanizado pelo WhatsApp, em mensagens simples com menções aos seus pedidos, de forma próxima e casual? “A outra IA aqui dentro se chama Mari, é um agente de inteligência artificial à disposição dos nossos vendedores. Ela tem toda a base de conhecimento técnico sobre os nossos produtos e a qualquer hora, se o vendedor tiver alguma dúvida, pode perguntar a ela e será respondido imediatamente”, completa Guerra.
Soluções como essa otimizam o tempo da equipe de vendas, garantem informações atualizadas e, consequentemente, elevam a eficiência. Segundo uma pesquisa da McKinsey, a IA tem o potencial de aumentar a produtividade global em até 15% até 2030. Ainda, de acordo com a Gartner, 64% dos executivos já observaram melhorias significativas nas cadeias de valor internas de seus negócios.
As corporações mais inovadoras já entenderam: o futuro é a combinação. De um lado, sistemas inteligentes proporcionam agilidade, especificações e coleta de dados valiosos; do outro, o fator humano traz empatia, negociação e tomada de decisão estratégica. Ou seja, não é preciso escolher, mas sim orquestrar os dois.
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