Conexão Total: como o atendimento automático pode aumentar as vendas?

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 04/03/2024 07h00, última atualização em 11/03/2024 09h30

É imprescindível aderir a inovações nas corporações, principalmente para aprimorar o relacionamento externo. No entanto, é preciso se atentar às inúmeras vantagens internas. Os ganhos são quantitativos em resultados e qualitativos quando consideramos a maior agilidade. Entenda mais sobre como a automatização pode aumentar as vendas neste Conexão Total.

“Quando a gente fala em investimentos em tecnologia, o primeiro impacto esperado por todos é a redução de custos e é muito importante para todo negócio, em qualquer tempo, mas não é o único resultado obtido nesse tipo de investimento. Outros exemplos são a melhora na resposta aos clientes, vendas, qualidade dos produtos e outros serviços prestados. Então, todos esses são benefícios esperados”, explica Frederico Stockchneider, diretor de tecnologia na InfoWorker. Uma pesquisa realizada pela State of Global Customer Service Report, 96% dos consumidores consideraram o suporte primordial para se fidelizarem a uma marca. Outra análise, realizada pela Harvard Business School, mostrou um acréscimo no lucro entre 25% e 95%, com taxas de retenção de 5%. 

Além disso, trabalhando o customer experience, as chances de indicação são cada vez maiores, aumentando também a possibilidade de compra; afinal, 77% das pessoas se sentem impulsionadas a adquirir algo novo quando recebem uma recomendação, conforme estudo da Nielsen. Quanto aos coeficientes após a implementação de robôs, segundo a Panorama Mobile Time, 62% das marcas relataram mais ganhos e 82% observaram diminuição nas despesas – transformando a rentabilidade.

“Utilizamos o bot no CRM da Saint Germain e com certeza o fluxo aumenta significativamente, porque os disparos são feitos de forma rápida e em horários programados de acordo com a necessidade de cada mensagem, ação e campanha aplicada. Assim, a gente consegue manter uma comunicação ativa com os nossos compradores e melhorar o controle de mensagens tanto enviadas, como também recebidas”, relata Uana Amorim, especialista em gestão de negócios e fundadora da Saint Germain. A personalização da linguagem e programação de envio permite estabelecer um diálogo mais próximo e em tempo real, mantendo-o aquecido para o fechamento de uma negociação.

Ainda de acordo com o levantamento do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, em um ano, o total de robôs desenvolvidos no país aumentou 47% – de 216 mil para 317 mil. O volume em atividade subiu de 47 mil para 58 mil, destacando a sua relevância. Por fim, é preciso salientar a versatilidade dessa inovação e como as transformações podem percorrer todos os setores de uma organização, mesmo a conversação sendo destaque com 66% do uso. É possível aprimorar estratégias de atração de público, manter contato após a aquisição do produto ou serviço e viabilizar uma relação mais estável com o usuário. “Praticamente todos os processos de uma empresa podem ser otimizados ou melhorados com o uso da tecnologia. Desde a prospecção, atendimento, cobrança e pós-vendas. Todas as etapas realizadas possuem, muitas vezes, ferramentas prontas no mercado. Também podem ser criadas soluções específicas de acordo com a demanda, para a melhora da produtividade e da excelência desse processo”, completa Stockchneider.

 

Sobre a Total IP 

Atenda as necessidades dos seus clientes e otimize seus resultados com as soluções  da Total IP. Contratando os nossos serviços, você tem acesso ao melhor chatbot para WhatsApp, o qual oferece relatórios de todos os usuários e o status da negociação. A aplicação possui omni center com ou sem inteligência artificial, além do Omni Atendimento, pelo qual os usuários acessam o Web Fone – Totalphone WebRTC integrado ao Chat Center para diversas plataformas, elevando a eficácia em até 24%. 

Desde 2005, a Total IP desenvolve soluções de ponta, seja ela humana ou artificial, com PABX, robôs dinâmicos ativos, receptivos, de pesquisa e de chat. Realizamos gestão de SMS, otimizamos armazenamento na nuvem, atendemos via WhatsApp, webchat ou e-mail. Com a multiplicidade de plataformas e possibilidade de personalização, a experiência do cliente é elevada.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós para atender melhor ao seu consumidor. Esperamos por você! 

Gostou e quer saber mais sobre como o atendimento automático pode aumentar as vendas? Assista essa matéria e não deixe de acompanhar outros conteúdos da TV Total IP para se inteirar sobre o universo tech.  

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