Conexão Total: como a automatização pode melhorar o atendimento em cobrança?

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 25/03/2024 15h50, última atualização em 26/03/2024 15h59

O atendimento automatizado pode ser aproveitado por empresas de todos os nichos. No entanto, no setor de cobrança, os processos podem ser altamente otimizados, atingindo resultados cada vez mais satisfatórios. Funcionalidades de omni center com robôs e pessoas impactam as formas de contato e aproximam essas corporações do sucesso. Especialistas explicam como promover o uso dessas aplicações com eficiência e as estratégias para melhorar ainda mais. Confira agora, neste Conexão Total.

Infográfico sobre como a automatização pode melhorar o atendimento em cobrança

Se o customer experience é uma prioridade para 72% das companhias, conforme levantamento da Zoominfo, algumas aquisições podem contribuir para alcançar esse objetivo. “O legal desses recursos é reduzir os custos e também ter um aumento na produtividade. A Total IP possui vários canais em uma plataforma integrada. Então, com isso, melhora a questão da resposta para o cliente e a experiência junto a ele, mesmo no cenário de cobrança”, comenta Natália Lima, analista de treinamento na Total IP.

As soluções fornecem relatórios completos com número de ligações, destino e desligamento, além de gráficos sobre a qualidade do suporte. “A partir do momento no qual você tem o controle da sua operação e vê como está a discagem, a resposta, quantidade de acordos, se seu funcionário realmente está falando o tempo todo, isso traz um ganho em escala muito grande para a gente”, declara Rosana Brecht, CEO da Destak Contact Center e cliente Total IP. Concomitantemente, alguns ofícios ajudam a quantificar as finanças, observando possíveis imprecisões e informações incorretas de perto.

Quando certas etapas são automatizadas, a conclusão do serviço pode ser antecipada. Com bots de mensagem, por exemplo, quem está do outro lado pode escolher a melhor data de vencimento sem sequer lidar com um atendente. Paralelamente, tarefas como a emissão de boletos podem ser agilizadas. Com a programação ajustada, o retrabalho também é poupado, pois as ações são realizadas com precisão e sem a possibilidade de erros humanos. O resultado é a diminuição da inadimplência, combatendo os índices de 43,78% da população nessa situação, de acordo com o Mapa da Inadimplência no Brasil, feito pelo Serasa.

“É possível especificar cada vez mais as respostas, aprender com as ferramentas de atuação no processo. Qual o momento certo e canal ideal para aderir? Fazer isso de uma forma personalizada para quem está respondendo realmente se sentir à vontade em nos atender, receber e negociar sua atividade do melhor jeito possível”, completa Rosana. Considerando a delicadeza do nicho em questão, o tempo de dedicação no diálogo é ainda maior. Portanto, com a opção de programar respostas com qualquer linguagem, a abordagem fica mais fácil e eficaz. 

Por fim, a melhora no relacionamento com o público também pode ser observada, pois desconfortos são evitados no tratamento virtual. Em paralelo, o oferecimento de mais opções de negociação para o acerto da dívida contribui para amenizar esses diálogos. Afinal, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 40% dos consumidores se sentem constrangidos ao serem cobrados e 26% ficam chateados. A conduta correta é imprescindível para manter uma boa imagem e relação externa.

 

Sobre a Total IP 

Atenda as necessidades dos seus clientes de forma correta com as soluções da Total IP. Contratando os nossos serviços, você tem acesso ao melhor chatbot para WhatsApp, o qual oferece relatórios de todos os usuários e o status da negociação. A aplicação possui omni center com ou sem inteligência artificial, além do Omni Atendimento, pelo qual os usuários acessam o Web Fone – Totalphone WebRTC integrado ao Chat Center para diversas plataformas, elevando a eficácia em até 24%. 

Desde 2005, a Total IP desenvolve soluções de ponta, seja ela humana ou artificial, com PABX, robôs dinâmicos ativos, receptivos, de pesquisa e de chat. Realizamos gestão de SMS, otimizamos armazenamento na nuvem, atendemos via WhatsApp, webchat ou e-mail. Com a multiplicidade de plataformas e chance de personalização, a experiência do cliente é elevada.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós para atender melhor ao seu consumidor. Esperamos por você! 

Gostou e quer saber mais sobre como a automatização pode melhorar o atendimento em cobrança? Assista essa matéria e não deixe de acompanhar outros conteúdos da TV Total IP para se inteirar sobre o universo tech.  

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Pesquisa Total IP

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar seleção