Conexão Total: 5 maneiras de usar a IA e aumentar as vendas
Analisar conversas e padrões de compra com IA ajuda a prever necessidades e alavancar resultados.
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As inovações atingiram um novo patamar. Em 2025, as empresas não buscam apenas modernizar serviços, mas sim conectar tecnologias emergentes com sistemas para garantir eficiência, segurança e escalabilidade. Adaptar etapas isoladas já não é suficiente, o diferencial competitivo está na conexão entre elas. Entenda mais neste Conexão Total.
Essa é a chamada “segunda onda” da transformação digital, marcada pela integração entre inteligência artificial, infraestruturas híbridas e ferramentas para otimizar o data use. Essa era abrange inovações como IoT (internet das coisas), plataformas no-code/low-code e IA.
Segundo o relatório Cost of a Data Breach, da IBM, o custo médio de uma violação de dados no Brasil chegou a R$6,75 milhões, com ataques de phishing representando 16% dos casos. A boa notícia? Companhias automatizadas reduziram em até R$2,17 milhões os impactos financeiros desses incidentes, além de acelerar a resposta em 72 dias.
Para crescer de forma sustentável, deve-se olhar os recursos como estratégicos. Nesse contexto, a robotização torna-se ainda mais eficaz ao se integrar a esse ecossistema tecnológico. “Para quem não está familiarizado com essas tendências, o primeiro passo é entender as necessidades reais do seu cliente. A tecnologia vem depois, como um meio para atender melhor. Em seguida, vale a pena começar pequeno, automatizando um processo simples. Hoje, é muito comum o uso de chatbots para responder dúvidas frequentes, ou utilizando uma ferramenta para reunir todas as informações em um só lugar”, explica Marcelo Becher, product marketing leader da SoftExpert.
A IA tem se provado uma aliada poderosa na rotina de corporações de todos os tamanhos. Seguir investindo nisso é o caminho para equilibrar inovação e resultados. “Tivemos uma redução de quase 70% nos atendimentos manuais, organização de dados centralizados em um único CRM, agilidade no onboarding, até o cronograma de entrega dos cursos com certificados reconhecidos pelo MEC. O time pode focar no encantamento e vendas. Não precisa se dedicar ao prático, pois a automação assume essas tarefas”, exemplifica Caio Migliani, assistente de marketing da FEX Educação.
Esse case ilustra os efeitos de investir na automatização para direcionar a energia das pessoas para as tarefas dependentes do esforço orgânico. Ou seja, quando demandas mecânicas e repetitivas são assumidas pelos bots, os colaboradores podem se dedicar a aspectos fundamentais: a criatividade e o relacionamento humano.
No entanto, apesar desses avanços, muitas empresas ainda não aproveitam todo o potencial dessas tecnologias. “Com certeza, absoluta, a tendência mais subutilizada é a inteligência artificial. As pessoas já têm consciência da sua importância para manter a empresa, porque ela agiliza muitos processos, mas não usam 100%. Utilizam o Chat GPT, escrevem ou perguntam alguma coisa, mas não aprofundam em todos os benefícios, como automações, criação de vídeos, conteúdos, ideias. Tudo fica fácil e ágil”, complementa Migliani.
Se você está no início da jornada digital, comece com passos básicos:
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