O turismo fica mais simples com a tecnologia

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 27/04/2023 08h00, última atualização em 19/06/2023 17h11
O turismo fica mais simples com a tecnologia

O instante de viajar, seja para curtir as férias ou em função de negócios, deve entregar tranquilidade ao indivíduo. Hoje em dia, quando se trata da promoção de uma atmosfera repleta de facilidades, o uso de ferramentas tecnológicas é indispensável. Afinal, com uma conexão de Internet e um dispositivo, tudo pode ser resolvido em alguns cliques. Então, para acompanhar o crescimento do setor de turismo e tornar a sua companhia um destaque, fique até o final desta matéria e confira como integrar as soluções da Total IP para aprimorar os negócios. 

O setor de turismo apresentou uma vasta expansão 

Após um instante de dois anos em isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, o seguimento de rotas pelo país e mundo afora retornaram com tudo. De acordo com os dados apurados a partir de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, foram registradas 12,3 milhões de viagens, sendo 99,3% dentro do próprio Brasil. Já para o ano passado, o segmento apresentou uma expansão de 24% em suas atividades. 

Além do panorama geral sobre a busca pelo setor, vale ressaltar a participação de outros serviços dentro dessa vertente, como alimentação, transporte, hospedagem, passeios e mais. “Muitas coisas configuram um passeio, não basta comprar uma passagem, existem outros itens para se atentar durante esse processo. Por isso, sem as facilidades devidas, o consumidor tende a buscar opções mais práticas. Afinal, não faz sentido aplicar estresse em um momento de relaxamento ou foco para finalizar uma atribuição empresarial importante”, alerta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Nesse contexto, outro levantamento destaca o crescimento também nos demais recortes conectados ao segmento do turismo. Conforme a Pesquisa Mensal dos Serviços, do IBGE, as atividades relacionadas ao âmbito cresceram além da média do total de serviços no Brasil. No acumulado entre janeiro e agosto de 2022, os setores de alojamento e alimentação tiveram alta no volume de 33,8%, em comparação ao mesmo período de 2021. Enquanto isso, a medianidade dos negócios no território registrou uma expansão de 8,4%. Já os transportes cresceram 13,8% nesse mesmo intervalo.

Atrelar a tecnologia aos serviços de turismo consegue aprimorar a experiência do cliente 

Principalmente quando se trata de um tempo retirado para descansar, a experiência entregue para o cliente desde o planejamento também conta muitos pontos para a sua satisfação. “Hoje em dia, conseguimos executar diversas ações por meio do celular e uma conexão com a Internet, por exemplo. Então, em um cotidiano pautado por essa facilidade, é imprescindível entregar uma atmosfera semelhante em qualquer situação”, aponta Sanches. Nesse sentido, o gerente cita três melhorias geradas pela implementação do digital em sua companhia:

Acolhimento integral ao consumidor: em uma organização, seja para uma curta ou longa estadia, as dúvidas tendem a surgir. Para esse instante, o suporte integral e a disponibilidade de um canal de atendimento acessível é indispensável. Os questionamentos aparecem a qualquer momento e, muitas vezes, a ansiedade e o imediatismo presentes em nossa cultura, exigem uma rapidez na comunicação entre as partes. 

Conforme explica Geovani Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP, para promover uma central com o suporte de 24 horas, sete dias na semana, contar com a cobertura do ambiente on-line é a melhor opção. “Os robôs Dinâmicos, atrelados ao no chat, nos principais aplicativos como o WhatsApp e em ligações, fazem toda a diferença. A tecnologia aplicada a esse recurso consegue ser personalizada para sua empresa e pode ser um meio de programar respostas automáticas para as principais dúvidas como as referente as reservas”, aconselha. 

Ampliamento dos canais de venda: segundo a análise feita pela Expedia, 60% dos viajantes afirmaram usar seus smartphones para fazer solicitações de viagens. As agências responsáveis por essa vertente devem existir também no meio digital, como qualquer outro comércio. Isso porque, a dinâmica de fechar um pacote com alguns cliques e ao mesmo tempo observar as avaliações anteriores de quem já experienciou, torna tudo simples e confiável.

Sanches ainda observa como essa navegação se tornou um costume. “A metodologia de se locomover até uma central, ser tomada por inúmeras opções para classificar naquele mesmo momento, decidir e fechar o serviço contém um alto nível de pressão. Dessa forma, o comprador passaria por muitas etapas se optar por finalizar depois, pois teria de levar as informações para casa, ponderar, conversar e novamente, retornar ao local. Cansativo, não acha? A Internet quebrou esse procedimento, o interessado pode investigar os destinos na interface da página, com calma e, apenas enviar um link para seu parceiro avaliar junto, ou usar de meios como apps de mensagem instantânea para receber a proposta completa sem parar seus afazeres”, diz. 

Sendo assim, o diretor instrui como oficializar os principais caminhos de comunicação para contatar a empresa. “O ecossistema eletrônico tem se deparado com alguns riscos. Por isso, em função de prezar pela sua reputação e segurança dos consumidores, é essencial manter um local caracterizado como oficial. Para executar essa ação, a Total IP oferece o API Oficial WhatsApp Business de alternativa. Assim, a sua organização consegue enviar mensagens ativas, receptivas, estruturar outra plataforma de suporte com a propriedade necessária”, acrescenta. 

Personalizar propostas para o seu cliente: em um relatório da Amadeus, mais de 90% dos respondentes esperavam uma experiência de viagem personalizada e 74% disseram estar dispostos a compartilhar dados pessoais para obter essa particularização. Dessa maneira, conservar o histórico de quem entrou em contato com a entidade pode fazer toda a diferença na negociação de uma proposta, envio de promoções e descontos. 

Dentro dessa metodologia, conectar ligações com o CRM (Customer Relationship Management) pode efetivar esse cuidado. “Com a inovação da integração do sistema por voz ao CRM, os dados do interessado abrem diretamente para o colaborador verificar suas preferências, reclamações e elogios anteriores e usar a favor da corporação para recepcioná-lo com assertividade”, finaliza Oliveira. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

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