Muitas empresas estão com as finanças comprometidas

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 06/07/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 16h50
Muitas empresas estão com as finanças comprometidas

Desde 2020, o mundo enfrenta dificuldades em todos os âmbitos. A pandemia afetou bruscamente a população e diversas empresas passaram por um período complicado. Hoje, com a diminuição dos casos e a consolidação da vacina, as corporações estão mais aliviadas e buscam a recuperação financeira. No entanto, o cenário é preocupante e contar com ferramentas como Discadores, Formulários e Gestão de Monitorias pode ser fundamental.

 

A inadimplência no Brasil

 

A inadimplência das micro e pequenas empresas brasileiras mostra uma alta constante desde o começo deste ano e, em maio, alcançou 5.522.375 de empreendimentos. De acordo com os dados do Indicador de Inadimplência da Serasa Experian, o setor de serviços teve o maior choque, com parcela de 51,6%, seguido pelo comércio, com 39,8% do total de devedores.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “a situação ainda deve se estender enquanto a economia permanecer instável no país, pois isso afeta diretamente o poder de compra dos consumidores e, sendo assim, o fluxo de caixa dos empreendimentos”.

Considerando todos os portes, 6.136.387 das companhias estavam devendo em maio de 2022. Nesse montante, o setor de serviço também liderou, representando 52,7% do total. Em sequência estão comércio (38,1%), indústria (7,9%) e primário (0,9%). Dentre os estados com mais nomes no vermelho estão: São Paulo (1.991.348), Minas Gerais (609.770), Rio de Janeiro (542.581), Paraná (390.234) e Rio Grande do Sul (325.770).

De acordo com pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostraram, a maioria dos pequenos negócios (59%) tem mais de um terço dos custos mensais comprometidos com dívidas e empréstimos. “A Covid-19 foi devastadora pelas circunstâncias trazidas, mas também pela falta de preparo dos empresários. Poucos tinham planejamento para um imprevisto dessa magnitude ou um plano B”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Mais dados sobre as dívidas

Já de acordo com a Boa Vista, a alta nas dívidas foi de 7,5%. Na comparação do trimestre móvel, a elevação também é expressiva, de 12,1%. Já na série de dados originais, o indicador subiu 12,7% na comparação com maio do ano passado e subiu 12,4% no ano. Na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, a curva se manteve em trajetória de crescimento acelerado, passando de 6,2% para 7,3%.

Essa tendência já era esperada desde o final do ano passado e poderia até ser maior se não houvesse a melhora recente observada nos números do mercado de trabalho. Entre março e abril, a taxa de desemprego caiu de 11,1% para 10,5%. Apesar de ainda ser um índice elevado, a melhora é evidente, embora ainda não seja suficiente para anular o efeito da inflação, dos juros elevados sobre a renda e a capacidade de pagamento das famílias.

O Indicador de Recuperação de Crédito subiu. Juntando a dificuldade em quitar as contas vencidas com a expectativa de elevação no número de registros, a taxa de insolvência das famílias tende a continuar subindo. “Por isso, esse problema deve permanecer nos próximos meses. Sendo assim, é fundamental resolvê-lo da melhor maneira possível”, ressalta Sanches.

Tenha ferramentas assertivas para cobrança

Logo, para quem conta com clientes em débito, o importante é saber como contatá-los e negociar de forma correta. Nesse momento, é essencial possuir uma boa estratégia, ferramentas assertivas e um time bem treinado para o diálogo com o público. Afinal, é um assunto delicado e deve ser abordado sem constranger o consumidor e garantir o recebimento da dívida.

Nesse sentido, os Discadores da Total IP auxiliam bastante. Esse recurso aumenta em mais de 45% a produtividade, transferindo para seus atendentes só ligações com contatos efetivos. É ideal para call center de vendas, cobrança, pesquisa e outros. Está disponível nas modalidades: Preview, Power, Preditivo e Preditivo Plus.

Com eles, é possível fazer agendamento de campanhas, bloqueio e permissão de códigos de áreas conforme fuso e horário de verão, importação de listas para discagem, anúncio em mídia, relatórios para acompanhamento em tempo real e muito mais. Ou seja, facilita o controle e o entendimento de como está o andamento dessa atividade.

Portanto, é interessante também aplicar uma solução para gerenciar os colaboradores, como o Formulário e Gestão das Monitorias. Seu funcionamento é simples: o gestor ouve ou faz a leitura das ligações dos agentes e tabula as notas diretamente no sistema, de acordo com templates pré-estabelecidos, como tom de voz, capacidade de persuasão, português, vícios de linguagem, scripts de negociação ou de retenção, entre outros. As categorias são personalizadas conforme as necessidades de cada organização ou carteira de produtos e usuários.

 

Apesar das dificuldades, o panorama está melhorando

 

Segundo estudo da Pipedrive, apesar dos desafios enfrentados pelos empreendedores em 2020, mais de 70% dos entrevistados viram um aumento na receita de seus negócios após a pandemia e 40% superaram as previsões de rendimento em 2021. No entanto, apenas 64% dos profissionais de vendas dessas organizações atingiram suas metas anuais. Os principais fatores apontados foram orçamentos (43%) e equipes (43%) reduzidos.

Quem adotou a tecnologia e automatizou suas tarefas de comércio e marketing tiveram 16% mais chances de atingir seus objetivos. Eles também estão 22% mais satisfeitos com as ferramentas disponibilizadas para eles. Quase 40% dos entrevistados não conquistaram os números desejados e consideram a liderança como um ponto de melhoria.

Ainda, para dois terços dos participantes o trabalho remoto teve um resultado positivo em seu desempenho, enquanto 46% se tornaram mais produtivos. Apenas 12% viram o rendimento cair. “Isso mostra como o home office e o modelo híbrido vieram para ficar. Por isso, os executivos precisam ter um gerenciamento eficiente para esse tipo de atuação”, finaliza o gerente comercial.

 

Portanto, esteja preparado para esse movimento na economia e converse da melhor maneira com seus clientes com dificuldade para realizar os pagamentos. Se deseja contar com recursos poderosos nessa tarefa, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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