Melhore a comunicação com os seus clientes

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 02/03/2023 08h00, última atualização em 19/06/2023 17h06
Melhore a comunicação com os seus clientes

A comunicação de uma empresa é composta por diversos fatores. Atualmente, ela não depende apenas de um bom tratamento presencialmente, vai além disso. A expansão da tecnologia e o uso desse recurso diariamente, implica na necessidade de integração do artifício na dinâmica da companhia. Sendo assim, as ferramentas alcançaram os canais de intermédio entre o cliente e o nome. Então veja, nesta matéria, como estruturar esse segmento com as soluções da Total IP. 

Apesar de digital, as redes sociais não compõe a comunicação das organizações por completo

Hoje em dia, as redes sociais são uma ferramenta essencial para compartilhar a imagem de uma entidade com o seu público. Além disso, também são utilizadas como um canal para direcionar o consumidor até uma página oficial ou de fato, para os canais de atendimento. Dentro desse contexto, o gerente comercial da Total IP, explica como o investimento na aparência digital deve corresponder com a funcionalidade dos demais espaços. “Ao montar uma estrutura nas mídias, a organização também deve acrescentar mecanismos para o suporte condizer com a propaganda. Isso porque, ao sair da tela de um aplicativo, para visitar o site, ele deve conseguir o acolhimento necessário para não acarretar em uma frustração”, alerta. 

O contato com as organizações ainda deixa a desejar 

De acordo com pesquisas, o suporte da corporação é um item com imenso potencial para alavancar o reconhecimento da instituição. Segundo um dado divulgado pela Zendesk 96% dos clientes acreditam como esse fator é importante no instante de se tornarem fiéis a uma marca. Porém, ao contrário dessa expectativa, outra informação apontada pela mesma página, mostra como falta investimento, pois o público ainda se mantém insatisfeito. Cerca de 43% sentem o suporte como algo secundário para as companhias. 

Cinco dicas para aprimorar a comunicação com o seu cliente 

Ao avaliar esse déficit quando se trata da comunicabilidade comercial,  Igor Castro, Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, junto com o representante da Total IP, listam cinco estratégias para aprimorar essa relação e destacar o nome entre o público: 

  1. Conheça seus clientes com dados estruturados: todo usuário deixa traços de seus gostos em qualquer interação com a marca – os quais precisam ser utilizados de forma bem pensada em campanhas de comunicação. A partir de noções estruturadas captadas de, preferencialmente, pessoas com uma experiência positiva, é possível ter uma visão mais clara sobre as ações geradoras de bons resultados. 

Para efetivar essa tática, é essencial contar com as funcionalidades tecnológicas. “Quando se trata do apoderamento de pesquisas, eu sempre indico a inteligência dos Robôs Dinâmicos. Eles podem ser adaptados para diversas estruturas e manter a conversação com o interlocutor em função de pegar a sua opinião ao final de um atendimento, na entrega de um produto ou demais pontos”, completa Sanches. 

  1. Utilize ferramentas omnichannel: o consumidor moderno é dinâmico, e espera um contato ágil e assertivo para ir ao encontro de seu perfil. Com o uso de ferramentas omnichannel, as marcas conseguem compreender a fundo as características e o histórico de compras para, a partir disso, conduzir uma jornada aderente às necessidades do interessado. 

Como foi apontado anteriormente, esse plano se baseia na mesma premissa de manter o mesmo padrão de tratamento em todas as vias de acesso à corporação. “Além de proporcionar uma amplitude de meios, como o contato por mensagem, presencialmente, pelo site e e-mail é necessário fazer todos refletirem a mesma cultura organizacional. Por isso, os Robôs da Total IP ainda se aplicam a essa questão, pois conseguem manter uma conversa padronizada. Assim como a integração do CRM, ficam gravadas todas as ações do mesmo cliente em seu sistema. Logo, o atendente pode se consultar assertivamente”, instruir o gerente. 

  1. Tenha uma comunicação clara e direta: mensagens ambíguas ou lentas são extremamente prejudiciais para a retenção dos consumidores. Ao criar uma divulgação de sucesso, é preciso prezar por uma comunicação clara, concisa e direta, evitando dispersão durante o processo. O perfil e preferências precisam ser muito bem estudados antes de colocar qualquer ação em prática, investindo em textos e mídias objetivos para aproximar a marca e facilitar a sua interação até a etapa final.
  2. Seja atraente: não adianta criar um discurso bonito, sem levá-lo à prática da experiência com o nome. Tudo precisa ser atraente na jornada de interação – criando uma comunicação para reter, engajar e oferecer a máxima praticidade para adquirir os seus produtos ou serviços. Isso engloba o envio de mensagens e mídias agradáveis e coerentes, o auxílio no processo de compra por meio de links inseridos nos textos enviados e ofertas de itens interessantes, como exemplo.
  3. Invista nos canais de comunicação digitais: existem diversas plataformas de conversação capazes de oferecer um atendimento personalizado e completo entre as partes. Dentre eles, o SMS e o e-mail ainda são fortemente utilizados pelas entidades. “É essencial manter uma cobertura por meio do chat ou ligação. Essas alternativas diferenciam um público, mas também demonstra como a organização está preocupada em oferecer o melhor serviço. Tanto para quem prefere teclar e aguardar uma resposta, quanto os indivíduos pontuais, os quais lidam com a questão por telefone”, pontua Sanches. 

No entanto, o gerente ainda frisa como, apesar da Geração, todos estamos vivendo em uma era imediatista e tudo é tratado com urgência. “A resposta eletrônica sempre acontece em segundos, ao romper esse padrão, algumas pessoas se deparam com a insatisfação. Nesse sentido, apesar de não se caracterizar como um suporte completo, reforço novamente a aplicação dos Robôs Dinâmicos, pois conseguem deixar a empresa ativa por 24 horas para tirar as principais dúvidas, ativar um gatilho de contatar mais tarde, ou até mesmo, resolver a pendência sozinho”, finaliza. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

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