Conquiste a personalização, suporte e acesso com a tecnologia

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 31/10/2023 15h57, última atualização em 13/12/2023 16h01

A tecnologia e as suas inovações se distribuíram para as mais diversas áreas, dentre elas, o comércio sempre foi um destaque. Hoje, estabelecer a marca também virtualmente é essencial para continuar relevante no mercado. Isso porque esses artifícios deixam as empresas mais atrativas tanto para os clientes quanto para os colaboradores, onde ambos encontram uma atmosfera mais acessível para se conectar.

Uma corporação não sobrevive sem a integração tecnológica

A utilização dos mecanismos implica em proporcionar um ambiente mais descomplicado, seja para funcionários, compradores, investidores ou qualquer pessoa em contato com a companhia. Incorporar automação, integrar inteligência artificial (IA) às operações e promover o uso das redes sociais fazem parte de uma estratégia fundamental para estabelecer uma presença virtual sólida. “Essas práticas não apenas permitem estar à frente dos adversários, mas também proporcionam uma vivência aprimorada para todos os envolvidos. Ao adotar essas abordagens, as organizações estão em busca de um futuro promissor, impulsionado pelas novidades, demonstrando seu compromisso em atender às necessidades e demandas de um mundo cada vez mais conectado”, argumenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Nessa perspectiva, de acordo com um levantamento da Agência Brasil, a integração das novas ferramentas aos processos corporativos apresenta alguns benefícios. Entre as instituições ouvidas, os principais ganhos citados são o aumento de produtividade (72%), melhoria da qualidade dos produtos ou serviços e redução dos custos operacionais (60%). “Eu sempre digo como a renovação das dinâmicas no meio empresarial são essenciais para ter sucesso no meio comercial, independentemente do segmento de atuação. Essa preocupação reflete o cuidado com o empreendimento”, analisa o gerente.  

Veja quais aspectos a tecnologia pode aprimorar ou instaurar nas companhias

Como visto no estudo anterior, ela tem capacidade de melhorar as disposições de uma entidade. Nesse sentido, principalmente para quem mantém um comércio, as seguintes ações proporcionadas pelo digital podem destacá-lo entre os seus concorrentes. Confira: 

Personalização: por meio do uso de algoritmos avançados, análise de dados e inteligência artificial, os comerciantes podem coletar informações precisas sobre os hábitos de compra, preferências e necessidades de seus consumidores. Isso permite a oferta de recomendações personalizadas, conteúdo relevante e promoções exclusivas, adaptadas especificamente para cada pessoa. Além disso, possibilita a criação de interfaces intuitivas e interativas, a fim de facilitar a navegação e a compra on-line. “Com a personalização, as empresas fortalecem o relacionamento com o público, aumentam a fidelidade e melhoram a satisfação geral”, acrescenta Sanches. 

Quando se trata de soluções para promover esse quesito, a Total IP consegue ajudar.  “Nessa dinâmica, a integração do sistema por voz ao CRM, faz os dados do indivíduo, o qual entrou em contato com a loja, por exemplo, abrirem diretamente para o funcionário verificar suas preferências, reclamações e elogios anteriores. Dessa maneira, ele tem atributos para usar a favor da corporação a fim recepcioná-lo com assertividade”, aconselha o executivo.

Relação de proximidade: o uso das redes sociais é um elemento fundamental para tornar a experiência do interessado mais completa. “As mídias são uma forma do indivíduo, seja ele cliente ou não, ficar mais próximo das novidades promovidas pela sua entidade. Assim como, interagir com o conteúdo o qual ele achar interessante, deixar opiniões e sugestões válidas. Logo, não é possível abrir mão desse investimento em um instante de tanta conectividade”, diz Sanches. 

Suporte integral: dentro do ecossistema on-line, não existe o mesmo horário comercial utilizado em estabelecimentos físicos. As compras podem ser feitas a qualquer momento do dia, como também a solicitação de um suporte. Dessa forma, contar com uma equipe para estar disponível 24 horas não é uma boa estratégia. Contudo, a tecnologia consegue, sem muito esforço, aumentar o período de atendimento. “Uma característica presente em nossa sociedade é o imediatismo. Devido a esse traço, cada segundo sem um retorno vira uma eternidade. Por isso, manter ferramentas para responder imediatamente, como os Robôs Dinâmicos, consegue auxiliar o time, pois eles não precisam lidar com todos os chamados de maneira urgente”, observa o especialista.

Acessibilidade no atendimento: segundo uma análise, realizada pela Cedro, em parceria com o E-Commerce Brasil, a via de assistência mais oportuna para os consumidores atualmente é o WhatsApp, apontado por 39% dos respondentes, 26% usam a loja virtual, 19% o fazem pelo App, apenas 11% recorrem via e-mail e 5% pelas redes sociais.

Esses dados mostram uma tendência, onde a preferência da comunicação é a troca de mensagens, principalmente em aplicativos do cotidiano. “É essencial estar preparado para manter uma estrutura multicanal. Tanto por telefone, pois ainda existe quem prefira esse formado pela agilidade de resolver uma pendência, quanto por texto. Contudo, ao disponibilizar meios considerados mais informais, a organização deve deixá-lo identificável, seguro, profissional. Isso fica ainda simples com as ferramentas da Total IP, como API Oficial WhatsApp Business”, alerta o gerente. 

Pesquisas: o artifício possibilitou a pesquisa com o público ser um recurso de estudo cada vez mais simples. Afinal, nenhuma estratégia ou planejamento se cria sem métricas, elas são indispensáveis para prever e contribuir com o sucesso de qualquer corporação. “Com a programação dos Robôs Dinâmicos, no chat ou por chamada, a empresa consegue promover uma análise de satisfação com o consumidor. Ela pode captar o valor do acolhimento, serviço ou produto. São, de fato, um feedback promissor para compreender em quais aspectos é necessário reverter uma certa atenção”, finaliza Sanches. 

Portanto, é possível observar com clareza o potencial das ferramentas tecnológicas. Com a integração correta, ela agrega qualidade aos times e a marca vista pelo público. 

Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP 

Serviço: Conquiste a personalização, suporte e acesso com a tecnologia 

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