Empresas, não fujam dos marketplaces!

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 16/08/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 13h30
Empresas, não fujam dos marketplaces!

Na era digital em constante evolução, as empresas enfrentam o desafio de se adaptar às mudanças do mercado. Uma das transformações mais significativas é o surgimento e crescimento dos marketplaces, plataformas responsáveis por reunir vendedores e consumidores em um único ambiente. Entretanto, significativa parcela dos empreendedores ainda relutam em aderir a esses canais de venda, temendo a concorrência acirrada ou a perda de controle sobre sua marca. Nesse contexto, confira as razões pelas quais não se deve fugir dessa tendência, destacando as oportunidades oferecidas e apresentando estratégias como chatbots para aproveitá-las.

A ascensão dos marketplaces em pauta!

Hoje em dia, essa modalidade oferece uma série de vantagens para as empresas. Primeiramente, podemos citar um acesso a um expressivo número de pessoas, ampliando significativamente o alcance e a visibilidade da marca. Ao se juntar a um marketplace estabelecido, as empresas podem aproveitar a reputação e a confiança já conquistadas pela plataforma, eliminando a necessidade de construir sua própria base de clientes do zero. 

Outro ponto interessante é a disponibilização de uma infraestrutura tecnológica avançada, possibilitando as companhias de venderem rapidamente, sem a necessidade de grandes investimentos em desenvolvimento de sites ou infraestrutura logística. “Como bem sabemos, o mundo preza pela interconectividade nos mais variados aspectos da vida. Seja nos momentos de lazer, trabalho ou estudo, a presença digital é imprescindível para ser visto e notado em meio a multidão”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Ao listar seus produtos em um sistema já existente, as lojas podem evitar os obstáculos associados à criação e manutenção de um site próprio. A gestão de estoque, o processamento de pagamentos e até mesmo o suporte são geralmente tratados pelo marketplace, deixando as entidades livres para focar em outras atividades, como inovação e marketing. Assim, encontra-se uma maior assertividade e resultados mais promissores.

Logo, renovar as dinâmicas de atuação é fundamental para mostrar-se antenado e disposto a atender às novas exigências mercadológicas. “Apesar de parecer óbvio para os mais antenados, algumas empresas ainda não conseguem enxergar com a devida clareza desse cenário. A verdade é: se a marca não se preocupa com seu produto sendo comercializado livremente na Internet, sua imagem fica cada vez mais vulnerável. Por isso, não há mais como fugir da digitalização nas vendas”, reforça Carolina Pavan, executiva de vendas da Infracommerce.

As novas possibilidades do e-commerce!

De acordo com a o levantamento 2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement, 73,9% dos entrevistados afirmaram utilizar algum tipo de marketplace no ato das compras, enquanto 21% consideram adotar essa tecnologia em um futuro próximo. Aliás, o software utilizado para realizar o procedimento em corporações varia de acordo com as necessidades do negócio. Fica nítido, portanto, como ao  investir em canais digitais e ambientes compartilhados, uma empresa não terá total controle sobre todos os produtos comercializados no mundo virtual. 

Por exemplo, uma empresa de calçados pode não conseguir controlar quais lojistas irão vender seus produtos na web. No entanto, ainda é possível evitar ficar em desvantagem nesse cenário, adotando algumas estratégias e estabelecendo parcerias. “Embora não faça isso seus produtos deixem de ser comercializados por terceiros, você acabará criando um espaço próprio no qual pode gerar mais confiança e atrair aqueles à procura de sua marca. Afinal, o consumidor fiel certamente terá preferência pelo seu portal, pois assim se sentirá mais seguro e próximo”, completa Carolina. 

Conforme evidenciado pelo estudo citado, existe um amplo espaço para crescimento nesse setor. De fato, 38,4% dos participantes afirmaram terem utilizado o recurso pela primeira vez ao analisar soluções e desenvolvedores de softwares. Por outro lado, 31,3% usam essas plataformas de forma experimental, acompanhando o uso por outras entidades para compreender as opções disponíveis no mercado antes de selecionar a melhor alternativa para atender às suas necessidades.

Desde o instante da primeira interação on-line até a entrega da mercadoria e o pós-venda, é crucial estar presente em todas as etapas. “Mesmo já sendo um fenômeno em andamento, o virtualização das atividades acelerada pela pandemia veio para ficar. Por essa razão, é imprescindível compreender a atual conjuntura para mapear as jogadas a serem implementadas. Como nunca, investir nas novas possibilidades do e-commerce faz a diferença na hora de não apenas conquistar, mas também reter o público”, pontua Sanches.  

A multicanalidade chegou para ajudar!

Essa modalidade comercial é reconhecida por suas políticas de proteção ao comprador, fator responsável por aumentar a confiança dos internautas ao navegar pelas páginas. Ao associar sua imagem a um sistema confiável, as organizações podem transmitir essa confiança aos users e superar possíveis objeções ou barreiras iniciais.

Contudo, a competição pode ser acirrada, com vários vendedores oferecendo produtos similares. Para se destacar, é essencial desenvolver uma estratégia de diferenciação, seja por meio de preços chamativos, qualidade superior ou serviço excepcional. “Nessas horas, o relacionamento com a pessoa do outro lado da tela pode ser a chave para o sucesso. Seja qual for o ramo de atuação, a multicanalidade é excepcional para estabelecer diálogos personalizados com a clientela”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Por fim, é essencial monitorar e responder ativamente a essas avaliações, buscando constantemente melhorar a vivência e construir uma reputação positiva. A partir de feedbacks sobre o atendimento é viável encontrar os pontos de melhoria para consolidar a fidelidade dos indivíduos. Como nunca, os chatbots, discadores de ligação, WhatsApp e gestores de e-mails podem assumir um papel indispensável na navegação pelos marketplaces

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no meio comercial ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Venha conferir nosso conteúdo! Não perca mais tempo!

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