Empresários estão otimistas para pagar suas dívidas

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 30/12/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h02
Empresários estão otimistas para pagar suas dívidas

A economia foi impactada pelo crescimento da inadimplência das empresas no primeiro semestre, revertendo o quadro de 2021. Além disso, as perspectivas não eram positivas para 2023. No entanto, grande parte dos empresários acreditam em uma mudança no panorama e estão otimistas com o próximo ano. O THD da Total IP é fundamental nesse processo.

 

O crescimento da inadimplência das empresas

 

Analisando informações de milhões de companhias, a Coface constatou um crescimento acelerado de atrasos nos pagamentos corporativos de vários setores. Esse cenário se confirma em levantamentos recentes sobre o tema. Segundo o Indicador de Empresas Inadimplentes, da Serasa Experian, por exemplo, eram 6,1 milhões de empresas nessa situação em abril. O total significa um aumento de 200 mil companhias na comparação com o mesmo mês do ano passado. A Febraban também trabalha com a previsão de piora desse quadro, principalmente em 2023.

Os dados não causam pânico, mas exigem atenção redobrada. Afinal, a economia global é abalada por sucessivos choques desde o surgimento da pandemia de Covid-19, em 2020. Os bancos centrais recorrem cada vez mais à elevação dos juros como arma contra a alta da inflação, uma das consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia:

No Brasil, além de todos esses fatores, ainda foi um ano de eleição. No entanto, a resiliência tantas vezes mostrada pela economia brasileira nos vários períodos de crise é um ponto positivo. Por isso, o momento requer iniciativas rápidas e eficientes para enfrentar a turbulência. Aparentemente, os executivos já entenderam isso.

 

Os empresários estão otimistas para resolver a situação

 

Subiu o número de empresários crendo em uma queda nos níveis de endividamento e da inadimplência em seus negócios, segundo pesquisa da Boa Vista. Ainda, 60% dos entrevistados buscarão crédito para  investimentos, capital de giro, pagamento de dívidas, taxas de juros, entre outros. “O ideal nesse momento é aproveitar a boa onda e negociar os débitos. Esse é o primeiro passo para a saúde financeira de uma corporação”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Quando o assunto é faturamento das organizações, houve uma pequena diminuição na expectativa dos líderes. Contudo, o índice ainda é alto: 64%. Conforme o estudo, os investimentos também vão se expandir nos próximos meses. Dentre os destinos desses aportes, destacam-se produtos e serviços (72%), tecnologia (69%), mão de obra (67%) e, por fim, insumos e matéria-prima (67%). “A retomada após a pandemia e as boas perspectivas para o mercado são determinantes para esse pensamento”, acrescenta Sanches.

 

O segmento de cobrança deve ficar ligado

 

Para proteger os consumidores do contato abusivo dos contact centers, a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel publicou algumas resoluções. De acordo com o Despacho Decisório nº 160/2022, publicado em 6 de junho, no Diário Oficial da União, essas companhias não podem realizar mais de cem mil ligações de até três segundos por dia. Isso tudo considerando os incômodos gerados aos usuários diante do recebimento massivo de telefonemas.

Ademais, foram ponderados os seguintes pontos: esse tipo de contato “causa perturbação ao consumidor e gera reclamações”, além de utilizar numeração aleatória, impedindo o correto discernimento do receptor quanto à decisão de atendimento ou não. Ou seja, foram analisadas várias situações as quais desfavorecem os clientes, pensando em uma experiência positiva e satisfatória.

Lembrando do artigo 4º da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), “as empresas de telemarketing e seus tomadores têm o dever de utilizar adequadamente os serviços, equipamentos e redes de telecomunicações”. Inclusive, pois o art. 173, parágrafo único da LGT, prevê a possibilidade de adoção de medida cautelar e o art. 54, do Regimento Interno, prescreve a prerrogativa da Anatel em adotar ações indispensáveis para evitar dano grave e irreparável ou de difícil reparação.

 

Mais ações da Anatel

 

Outra medida adicional introduzida foi a de determinar aos negócios de telecomunicações a disponibilização de uma plataforma, a ser desenvolvida conjuntamente pelas corporações, por meio da qual seja possível, ao cidadão interessado, a consulta da identificação do titular de determinados códigos de acesso do STFC (Sistema Telefônico Fixo Comutado) e do SMP (Serviço Móvel Pessoal), quando este for pessoa jurídica.

Por fim, a entidade ainda divulgará mensalmente a lista dos maiores usuários ofensores em termos de práticas abusivas, considerando a consolidação das chamadas realizadas em todas as prestadoras mencionadas no Despacho Decisório nº 250/2022/COGE/SCO. O conjunto das ordens repressivas e de transparência tem o intuito de proporcionar um uso racional dos serviços de telefonia.

O THD

Entretanto, existem alternativas para esse obstáculo, como o Total IP Human Detector – THD. “Essa ferramenta se torna agora extremamente relevante para um contato assertivo e também economia considerável”, destaca Sanches. O THD efetua uma dupla classificação pré e pós início da chamada. A primeira etapa tem o objetivo de desligar a conversa antes do segundo zero, para não haver custo com ações improdutivas. Já a segunda, serve para categorizar o restante das ligações entre 0 e 2,9 segundos e impedir ineficiência na operação. O tuning é realizado a cada duas horas, todos os dias.

infográfico trinta de dezembro de dois mil e vinte e dois

 

Primeira classificação: aproximadamente 88% das chamadas são desligadas antes do atendimento.

 

Segunda classificação: o restante das ligações ficam entre 0 e 2,9 segundos. O sistema encerra o canal após 80 mil telefonemas no dia para evitar o bloqueio.

 

Contudo, esse recurso não impossibilita o suporte humano. “Sua corporação tenta o contato uma vez, caso tenha uma resposta positiva, um operador assume a situação. Sendo assim, não há necessidade de checagem do mailing. Além disso, o discador é integrado com Omni Chat (WhatsApp e webchat da Total IP)”, complementa o gerente comercial.

Todas as renitências ganham um gatilho automático e dispensam ações de colaboradores para: adicionar número na lista de bloqueio, enviar um SMS, e-mail ou WhatsApp, alimentar outra campanha estratégica futura ou com robôs dinâmicos e muito mais. No entanto, um ponto deve ser destacado: o fato da Anatel não proibir a cobrança dos três primeiros segundos não implica em obrigação. Para isso, deve existir um contrato prévio.

 

Portanto, é fundamental se manter atualizado e por dentro das tendências do segmento para ter êxito e realizar os contatos de maneira respeitosa e assertiva. Dessa forma, seu negócio se destacará em meio à concorrência acirrada. Para conhecer mais sobre a Total IP, entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto inferior da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

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