Eleve a qualidade do atendimento ao público!

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 12/07/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 13h17
Eleve a qualidade do atendimento ao público!

Oferecer um atendimento de qualidade ao público é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas atualmente. A satisfação do cliente é um fator determinante para o sucesso de um negócio, pois influencia diretamente na fidelização, reputação e crescimento da organização. Esses fatores são indispensáveis no mercado altamente competitivo no qual estamos inseridos. Sendo assim, confira as dicas para elevar o nível da comunicação com a clientela com chatbots, garantindo uma experiência satisfatória para todos os nichos e resultados positivos para as entidades.

A qualidade garante o sucesso!

Nos dias de hoje, é indiscutível o fato do diálogo com a multidão ser um dos pontos cruciais para a sobrevivência e prosperidade de qualquer empreendimento. A forma como as pessoas são recebidas, ouvidas e auxiliadas reflete diretamente na imagem e na reputação do local. Nessas horas, boa recepção não apenas chama a atenção dos indivíduos, mas também gera recomendações positivas, fortalece o relacionamento e impulsiona o crescimento dos negócios.

No entanto, alcançar a excelência não é uma tarefa simples, pois requer planejamento, foco em capacitação, conhecimento sobre o segmento, adoção de tecnologias adequadas e uma cultura organizacional alinhada com tais valores. “Destacar uma empresa no mercado é um desafio, especialmente em um cenário concorrido e dinâmico. Contudo, existem algumas estratégias das quais podem ajudar a organização a se destacar e ganhar uma vantagem competitiva. Nessa missão, encontrar as soluções compatíveis com a necessidade do estabelecimento é a peça-chave para a autonomia”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Ademais, não podemos esquecer do papel fundamental da tecnologia na flexibilização do trabalho, fenômeno responsável por trazer inúmeros benefícios para a rotina dos trabalhadores. Com a modernização, o conceito tradicional de atuação, pautado pela restrição a um local físico e a horários fixos, tem moldado uma nova realidade, caracterizada pela mobilidade, conectividade e autonomia. Logo, é primordial seguir o ritmo das transformações. 

Dicas para otimizar a jornada de consumo!

Conforme o relatório CX Trends 2022, 84% dos entrevistados experimentam aplicativos mensageiros para dialogar com as marcas. Afinal de contas, vivemos na era da Inteligência Artificial e as vivências de compra tendem a melhorar cada vez mais. Logo, as inovações estão presentes em aspectos como o marketing, cobranças, apoio ao backoffice e até mesmo nas vendas. Pensando nisso, elencamos sete dicas para otimizar a jornada de consumo. Veja!

Invista em capacitação e treinamento: a primeira etapa para potencializar o suporte é investir na capacitação e treinamento dos integrantes do time. Para isso, eles precisam estar preparados e bem informados sobre os produtos, serviços e políticas da empresa. Além, é claro, de desenvolver habilidades de comunicação, empatia, resolução de problemas e trabalho colaborativo. Uma conversa eficiente e cordial faz toda a diferença na percepção geral 

Conheça seu público-alvo: cada consumidor é único, e compreender as necessidades e expectativas dele é essencial para oferecer uma entrega personalizada e satisfatória. “A partir de pesquisas de mercado, análise de dados e feedbacks, esteja sempre atento às tendências e demandas do seu segmento. Quanto mais você acompanhar as novidades, mais assertivo será nas estratégias”, complementa o especialista. 

Adote uma postura de empatia e respeito: como nunca, a sociedade tem priorizado instituições pautadas pela ética e justiça. Coloque-se no lugar dos outros, ouça atentamente suas demandas e necessidades, demonstrando sempre interesse genuíno em ajudá-lo. Trate cada comprador como um indivíduo único e valorize sua opinião. Uma abordagem empática cria um vínculo de confiança e fortalece os laços. 

Utilize tecnologia a seu favor: hoje em dia, as ferramentas techs podem ser grandes aliadas para intensificar a essência da marca. Logo, é aconselhável investir em sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) para ajudar na organização e acompanhamento das interações. “Nessas horas, o uso de chatbots e assistentes virtuais pode agilizar os processos e fornecer respostas rápidas a perguntas frequentes. Além disso, esteja ativo nas redes sociais e plataformas de comunicação on-line, onde muitos internautas buscam informações e interagem com as entidades”, ressalta Sanches. 

Esteja aberto ao feedback: escutar as devolutivas de quem está do outro lado é uma forma valiosa de identificar pontos de melhoria e aprimorar o atendimento. Esteja aberto às críticas e sugestões e tome ações para solucionar problemas e superar expectativas. Faça uso de pesquisas de satisfação, avaliações on-line e meios comunicativos diretos para coletar feedbacks e demonstrar como a opinião do público é prestigiada.

Melhore a comunicação interna: essa iniciativa é primordial para o bom funcionamento dos setores. Mantenha o staff informado sobre novos produtos, serviços, políticas e procedimentos. Outro ponto interessante é o estabelecimento de canais de comunicação interna claros e eficazes, capazes de providenciar reuniões periódicas para alinhar expectativas e compartilhar boas práticas. “Tendo em vista o cenário interconectado no qual estamos inseridos, os empreendimentos em busca do sucesso precisam marcar presença no espaço virtual. Seja por meio de sites, redes sociais, aplicativos ou qualquer outra plataforma, as ferramentas de navegação devem ser ágeis e atrativas para assegurar trocas produtivas e o retorno dos usários”, conclui o gerente comercial da Total IP.  

Surpreenda positivamente: atualmente, a concorrência nos mais variados setores é grande e é necessário destacar-se em meio a multidão. Tente oferecer um algo a mais, seja através de um diálogo individualizado, brinde, desconto especial ou uma solução criativa para adversidades. Pequenos gestos de gentileza e preocupação podem fazer toda a diferença na percepção do serviço prestado.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no meio comercial ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Venha conferir nosso conteúdo! Não perca mais tempo!

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