E-commerce cresceu pouco no Natal de 2021

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 06/01/2022 11h00, última atualização em 05/05/2022 15h09
E-commerce cresceu pouco no Natal de 2021

O fim de ano marca o tempo de festas tradicionais celebradas por grande parte da população do mundo inteiro: o Natal e a virada do ano. O primeiro, tradicionalmente, marca a troca de presentes entre familiares e amigos. Esse comportamento aquece a economia todo ano. 

Saldo foi abaixo do esperado

Com o e-commerce, não seria diferente, afinal, desde o início da pandemia, esse tem sido um meio indispensável para muitos brasileiros seguindo as restrições da quarentena e isolamento social. A possibilidade de adquirir produtos ou serviços sem sair de casa, além de promissora, traz comodidade para quem possuiu o poder de compra. 

Os efeitos da crise, infelizmente, ainda são sentidos. Para se ter uma ideia, de acordo com um apontamento da Neotrust, os sites faturaram de 10 a 25 de dezembro de 2021 um montante de R$ 6,6 bilhões. Foi uma alta de 17,9% em comparação com o mesmo intervalo de 2020. 

Não há motivo para desânimo

Mesmo mostrando, de fato, um aumento, levando em consideração a inflação de 10,42% no ano, o e-commerce brasileiro ainda sofre os efeitos da crise econômica brasileira. Um levantamento da empresa de análise de dados Neotrust, obtido pelo jornal Valor Econômico, aponta como as plataformas de vendas faturaram R$ 6,6 bilhões de 10 a 25 de dezembro. 

Apesar de ter havido uma uma alta nominal de 17,9% sobre o mesmo período de 2020, se considerarmos a inflação de 10,42% no ano (segundo o  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), o crescimento foi de apenas 7,5%. Para Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, entretanto, não há motivo para desânimo. 

Investir na experiência do consumidor é essencial

De acordo com ele, existem expectativas mais favoráveis para 2022 e não dá para ignorá-las. “O e-commerce tem muita força e, mesmo de maneira mais contida, houve uma evolução, então o saldo é positivo. Assim, os empreendimentos não têm motivos para deixar de investir na qualidade da comunicação com seus clientes”, explica. 

Dessa forma, para vender pela web, é preciso disponibilizar canais assertivos de diálogo com quem navega. “Disponibilizar um ‘Ligue-me’ pode ajudar quem quer falar ao telefone mas está sem créditos ou impossibilitado de realizar a chamada. Os Chatbots, Chat por WhatsApp e até E-mail ou SMS são excelentes apostas, também e a Total IP pode ajudar com todos eles”, conclui. 

Quer saber mais? Então entre em contato com nossa equipe comercial!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

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