Esteja pronto para bombar na Black Friday

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 20/10/2023 08h00, última atualização em 08/11/2023 10h05
Esteja pronto para bombar na Black Friday

A Black Friday se tornou uma das datas mais aguardadas pelos consumidores em vários países ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde teve origem. Tradicionalmente, é celebrada na última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças. Esse fenômeno marca o início da temporada de compras natalinas e é caracterizada por grandes promoções e descontos oferecidos por diversas lojas e varejistas. Tudo isso atrai multidões de consumidores ávidos por aproveitar as ofertas. Logo, é essencial ter um atendimento omnichannel para ter sucesso.

Os estabelecimentos comerciais preparam-se com antecedência, criando estratégias de marketing, aumentando seus estoques, treinando suas equipes para lidar com a alta demanda e melhorando a estrutura com soluções modernas e assertivas. Muitas vezes, as lojas físicas abrem mais cedo e fecham mais tarde, proporcionando um tempo maior aos indivíduos.

No entanto, nos últimos anos, o evento também expandiu-se para o ambiente on-line, dando origem à Cyber Monday, um dia dedicado apenas à Internet. Isso reflete a mudança nas preferências dos consumidores, cada vez mais optando pelo conforto e conveniência. “O meio virtual ganha espaço na vida da população em todos os âmbitos. Afinal, são inúmeras vantagens para quem adota essa alternativa”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches

 

O comércio eletrônico precisa estar ligado

 

Antes do dia oficial, as pessoas já começam a pesquisar sobre itens de desejo para colocar no radar e avaliar possibilidades. Por isso, empreendimentos com bom planejamento largam na frente. Para quem quem seguir esse caminho, o diretor de negócios da wap.store, Rodrigo Noal, dá algumas dicas:

 

Estabeleça metas: definir a meta a ser alcançada é o primeiro passo, pois oferece visibilidade sobre a composição de categorias, produtos, ticket médio, quantidade de pedidos, entre outros aspectos cruciais.

 

Planeje preços competitivos: o público tem altas expectativas de valores atrativos. Entender essa demanda requer um planejamento em conjunto com os fabricantes e, muitas vezes, com os canais de venda, como marketplaces, por exemplo.

 

Gerencie os prazos de entrega: é esperado um aumento significativo no número de pedidos. Por isso, é fundamental separar por região e coordenar com os parceiros logísticos. Ademais, é essencial estar atento à extensão dos prazos de entrega.

 

Organize a equipe: defina quais times estarão envolvidos. Isso garante a estabilidade do site, ajustes de preços, controle de estoque, atendimento ao cliente e todo o restante do processo.

 

As lojas físicas continuam relevantes na Black Friday

 

A procura pela inovação para atrair e conquistar os clientes adquiriu uma relevância considerável. Não se trata mais de depender da sorte ou se concentrar apenas em métodos tradicionais. A ascensão da tendência “phygital“, a combinação de experiências físicas e digitais, evidencia como as interações personalizadas são altamente eficazes.

A fusão entre tecnologia e a jornada do usuário possibilita às marcas se adaptarem rapidamente às mudanças e oferecerem serviços e produtos em sintonia com uma demanda social e geracional por agilidade e customização. Dessa relação, surgiram alguns impactos moldando o engajamento com as marcas, a pesquisa e a aquisição de produtos. De acordo com estudo realizado pela Opinion Box, 84% dos consumidores valorizam essa combinação, desejando a flexibilidade dos diferentes canais. Desse modo, a abordagem omnichannel ganhou destaque e se tornou essencial, transformando o cenário do e-commerce.

Com as soluções de Omni Center da Total IP, é garantido o atendimento ágil, eficiente e personalizado. Elas unem todos os canais de comunicação em uma única tela, permitindo um contato com o consumidor por voz e chat. Além disso, é possível realizar conferências de vídeo, compartilhar fotos dos colaboradores e enviar WhatsApp e SMS durante a ligação, tudo com a praticidade do PABX-IP em Nuvem.

As vantagens não param por aí. “Elas também são acessíveis de qualquer dispositivo com navegador de Internet Google Chrome, sem a necessidade de instalação ou aplicativo. Basta fazer o login pelo computador, celular ou tablet e sua companhia estará pronta para conversar com o mundo. A segurança dos dados pessoais é garantida, graças à conformidade com a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD. A privacidade é fundamental nos dias de hoje e essa ferramenta oferece tranquilidade e confiança para obedecer as normas regulamentares”, detalha o gerente comercial.

 

Como obter bons resultados na Black Friday?

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos a pedido do Google, sete em cada dez brasileiros têm a intenção de fazer adquirir algum item no dia 24 de novembro, representando um aumento de 16% em comparação a 2022. Levando isso em consideração, algumas orientações são determinantes para os comerciantes.

Invista em tráfego pago:

Dado o aumento considerável de anunciantes nesse período, o custo de várias métricas tende a subir exponencialmente. Portanto, é fundamental alocar um orçamento significativo para investir em publicidade. Este é também um momento ideal para expandir e utilizar diferentes redes, como o Facebook Ads, Google, Taboola, TikTok, entre outras.

 

Ofereça descontos atraentes:

Não há mais espaço para a “Black Fraude”, ou seja, aquelas falsas promoções. Esse tipo de prática pode prejudicar a reputação da marca.

 

Facilite o pagamento:

Atualmente, existem diversas maneiras de efetuar o pagamento. Por isso, é fundamental não dificultar nessa etapa. Por isso, a Total IP conta com os Robôs para Meios de Pagamentos, uma aplicação instalada em nuvem ou presencial mantida por uma operadora financeira. Possuímos criptografia adequada à LGPD, ou seja, há como mitigar os riscos presentes por meio de cartões de crédito.

 

Deixe seu site atrativo:

A concorrência será grande nesse período. Por isso, é preciso conquistar rapidamente o público. Edite o seu site com os benefícios preparados e tenha um chat para atender as possíveis dúvidas rapidamente. “Com todas essas ferramentas, o sucesso de vendas é garantido”, finaliza o gerente comercial da Total IP.

 

Dessa forma, o seu call center ganha destaque na Black Friday e larga na frente da concorrência! Gostou e quer saber mais sobre essa inovação? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós. Esperamos por você!

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