Dicas para ter sucesso no atendimento via WhatsApp

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 03/12/2021 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h40
Dicas para ter sucesso no atendimento via WhatsApp

O WhatsApp cresceu em grande escala nos últimos tempos. Com a chegada da pandemia, se tornou mais utilizado ainda, tendo em vista a necessidade de respostas imediatas à distância. Dado isso, no meio corporativo seu uso cresceu e trouxe uma exploração detalhada da opção business, de modo a alcançar mais clientes com um atendimento mais assertivo e dinâmico.  Conheça mais sobre a API WhatsApp Business da Total IP!

É imprescindível delimitar estratégias comunicacionais quanto ao uso da plataforma, com o intuito de facilitar o contato entre empresa e quem consome seus serviços. Ao integrar o aplicativo como uma ferramenta inteligente nesse suporte, é possível usufruir de diversos benefícios, desde otimização do tempo do colaborador até uma fidelização mais simplificada, com o desempenho positivo. 

Portanto, é preciso estar atento em como investir nessa interação, quais caminhos tomar para conquistar melhores resultados. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para agilizar a operação por essa via, de modo a alcançar consequências de excelência e proveitosas para ambas as partes.

Entenda o porquê sua empresa precisa estar no WhatsApp

Em primeira instância é preciso destacar: o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Mobile Time, em parceria com a Opinion Box. Destes, 76% já se comunicam com as marcas por intermédio da plataforma. Tamanha popularidade confere ao software um recurso de trabalho fundamental para a área de atendimento ao consumidor. 

Além do mais, conforme dados do Instituto Qualibest, 49% dos entrevistados optam por um suporte advindo do programa, é o segundo entre as predileções de canais.  “As vantagens de incluí-lo na rotina são diversas, como organizar o relacionamento com o consumidor e agilizar o envio de respostas, assim, aumentando a satisfação dos envolvidos”, ressalta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.  

A organização deve sempre buscar estar presente em todos os meios de comunicação, principalmente, naqueles com ascensão desenfreada e favoritismo. “Quem não evolui corre o risco de ser deixado para trás, se tornando obsoleto diante do público e da concorrência”, alerta Sanches. Logo, as companhias atentas às mudanças no comportamento dos internautas incorporam mecanismos para engajar ainda mais seus alvos. 

Dicas para um atendimento de excelência pelo aplicativo do WhatsApp

1. Utiliza uma plataforma de chatbot

Use a ferramenta de chatbot para enviar mensagens automáticas. Esse recurso de automação é funcional e permite flexibilidade em todo o procedimento. Para entender seu conceito é necessário compreender sobre o assistente virtual, ele funciona por intermédio de inteligência artificial e é construído personalizado para a instituição, de acordo com suas necessidades. Com ele, é possível programar o retorno para acontecer imediatamente após o recebimento de algum recado. “Ele também faz uma triagem das informações apresentadas para direcionar a um atendente humano, tornando o suporte mais objetivo”, afirma o gerente comercial. 

2. Personalize a comunicação

Utilize uma linguagem de acordo com quem se fala. Atualmente, o cliente está cada vez mais exigente. Se o seu negócio escolher um aplicativo instantâneo como o descrito para trocar informações, é melhor saber como se portar. É crucial adequar as palavras, para serem humanizadas, de modo exclusivo e amigável. Essa adequação oferece ao receptor pessoalidade, sendo essencial para estreitar essa relação. Para alcançar esse equilíbrio e orientar a tonalidade, é imprescindível conhecer quem procura a corporação e estudar sua persona para obter referências condizentes. 

3. Acompanhe relatórios

Analise e monitore as métricas advindas dessa assistência, assim como os relatórios de conversa. Ainda, a plataforma da Total IP possui dashboards intuitivos, 100% em português, com histórico em nuvem. Ao acompanhar esses dados, o planejamento fica mais assertivo, pois você é capaz de pontuar exatamente onde estão os erros e acertos. “Como traz a possibilidade de mensurar o desempenho, também possibilita diversos insights para melhorar os resultados”, destaca Sanches. 

A Total IP compreende o quanto o WhatsApp vem ganhando espaço entre os compradores brasileiros. Por isso, oferece uma solução integrada para tornar melhor o diálogo entre empresa e consumidor. Se ainda não está convencido dos proveitos da plataforma e como ela será um diferencial no futuro, fale conosco por meio dela! Basta clicar no ícone no canto inferior direito da sua tela. Será um prazer atendê-lo!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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