Use a tecnologia e encante os seus clientes

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 15/12/2022 08h00, última atualização em 19/06/2023 16h57
Use a tecnologia e encante os seus clientes

O cenário atual é pautado por desenvolvimentos tecnológicos. Apesar de parecer um costume recente usá-los todos os dias e para a maioria das atribuições, a conexão com a Internet para aprimorar os processos dentro de um negócio já tem sido promovida há 12 anos. Isso porque esse período é reconhecido como a indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, a qual começou por volta de 2010, com objetivos claros de crescimento no meio empresarial impulsionados pelos recursos digitais. Então veja, nesta matéria, como utilizar as soluções da Total IP pode ser uma maneira assertiva de conquistar clientes. 

A conexão com o universo digital é um recurso fundamental para crescer no mercado 

No instante de estruturar a modernização das organizações para as telas ou para as tarefas automáticas é necessário considerar os dois lados de um relacionamento. “Muitas partes compõem uma companhia, porém tudo deve favorecer o seu funcionamento de maneira linear e completa. Por isso, para facilitar o contato com um lado, quem atende também deve estar ambientado e equipado para lidar com as novas demandas. Afinal, a intenção das ferramentas é sempre aumentar os níveis de satisfação, produtividade, velocidade e outras competências”, explica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches. 

 

O momento de isolamento social aderido para combater a pandemia da Covid-19, em 2020, demonstrou como os mecanismos inventados conseguiram adaptar os mais variados setores para o on-line. A partir dessa mudança, mesmo após tudo ter sido normalizado, ficou impossível abandonar as facilidades e voltar com a dinâmica anterior. “Essa premissa consegue tirar muitas organizações de destaque, isso porque o seu público quer ser ouvido e acolhido rapidamente, tudo com alguns cliques em apenas um dispositivos, pois há pouco tempo esse era o único raio de distância possível. Porém, para essa atenção ser uma realidade, a tecnologia deve ser implementada como parte da equipe”, completa Sanches. 

Observe as suas necessidades, faça mudanças e encante clientes

Para iniciar um investimento, todas as ações devem ser estratégicas para suprir dificuldades apresentadas pela sua corporação. Apesar de cada empreendimento ter a sua particularidade, as ferramentas conseguem ser moldadas de acordo com a intenção de mudança.  Então veja quais problemas podem ser corrigidos com o auxílio das soluções Total IP: 

Falta de autoavaliação: para começar a planejar qualquer melhoria, antes é preciso saber qual situação tem prioridade. Por isso, a autoavaliação deve estar sempre presente, principalmente, quando se trata de atendimento ao consumidor, pois ele é o maior investidor da sua marca. 

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), existem algumas ações para encantar os clientes. Você não pode melhorar algo sem analisar. “A falta de autoavaliação pode ser a maior falha de um negócio, portanto o primeiro passo é qualificar o atendimento da própria empresa. A metodologia NPS (Net Promoter Score), questiona o cliente sobre qual a probabilidade de indicação do estabelecimento para um amigo ou familiar, em uma escala de 0 a 10, pode ser crucial para entender onde uma companhia está posicionada em comparação com as outras empresas do mercado”, relata.

Para aplicar esse sistema, uma ferramenta como o Robô Dinâmico é crucial para personalizar o final das ligações ou até mesmo, assistências por chat, no instante de encerrar a conversa. “Essa dinâmica é simples e não é incômoda, pois toda a avaliação é feita em segundos e com apenas alguns comandos. Dessa forma, já é possível mensurar o desempenho da equipe”, instrui o representante da Total IP. 

Canais de atendimento limitados: nem todas as pessoas optam por resolver as suas pendências por telefone. Sendo muitas vezes por falta de tempo ou por preferir o canal de mensagens para continuar realizando outras tarefas mesmo durante o contato com a empresa. “É necessário e vantajoso considerar como a população pode ter a sua empresa, literalmente, na palma das mãos. O contato é imediato, além disso, o aplicativo como WhatsApp acaba fomentando a sensação de conversação com um amigo, ao contrário de uma resolução institucional”, elucida o gerente. 

De acordo com o relatório Digital 2022: Brazil, o país é o segundo maior mercado de WhatsApp no mundo. O aplicativo de mensagens tem mais de 165 milhões de usuários e é a mídia social mais utilizada quando comparada com as demais, como Facebook e Instagram. Segundo a pesquisa, mais de 84% dos brasileiros usam a plataforma todos os dias para se comunicarem com amigos e familiares e 76% para falar com marcas. 

Para tornar a colocar a comunicação da sua corporação dentro dessa porcentagem de relacionamento a Total IP oferece o API Oficial WhatsApp Business. “Quando uma organização se insere em um local informal é fundamental manter a sua credibilidade e apenas um perfil de assistência identificado como oficial, pois o app apresenta alguns riscos para os usuários. Então, é preciso transmitir segurança para a troca de informações e demais dados”, instrui Sanches. 

Tempo de assistência reduzido: nem sempre é possível colocar uma equipe de suporte à disposição por 24 horas, porém, existem maneiras de estender o horário de atendimento, principalmente, quando se trata das principais dúvidas dos consumidores acerca de um produto ou serviço. “Estamos presentes em uma cultura imediatista, tudo deve ser resolvido em segundos e, quando não acontece, a situação se torna penosa e ineficiente. Porém, nem sempre os colaboradores estão disponíveis no instante de interesse de um cliente, mas em alguns casos, isso pode se converter em uma situação negativa para a companhia”, diz especialista da Total IP. 

Para responder às questões mais comuns e recorrentes é indicado programar os chatbots, tanto no site como nos canais de atendimento. “Mesmo sem uma resolução efetiva, o contato inicial já foi feito, às vezes, até finalizado pelo próprio solicitante, sem a ajuda do suporte. Essa praticidade pode ser um motivo pelo qual sua entidade captou uma pessoa interessada”, finaliza Sanches. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

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