Deixe o seu comércio mais tecnológico

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 14/09/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 16h11
Deixe o seu comércio mais tecnológico

A tecnologia já faz parte das mais diversas áreas do mercado. Na vertente comercial, a sua integração se tornou uma medida obrigatória para continuar em alta. Esse uso, hoje, já não se limita apenas às lojas completamente virtuais. Nesse sentido, é preciso criar uma estratégia digital, a qual vai além de usar as mídias sociais, mas sim, considerar a aplicação ferramentas para tornar elas e outras partes da empresa mais eficientes e acessíveis. O uso de chatbots é um destaque entre as soluções. Então veja, nesta matéria, como os Robôs Dinâmicos da Total IP e demais mecanismos conseguem inovar o seu negócio. 

O uso de tecnologia na vertente comercial tem crescido cada vez mais 

De acordo com a Statista, a negociação global de tecnologia no varejo deve atingir US$ 3,9 trilhões até o final de 2023. Em outra análise, o Brasil se destaca como um dos principais comércios com esse uso na América Latina. Entre as ferramentas mais utilizadas nesse segmento estão o e-commerce, o mobile commerce, a inteligência artificial, a realidade aumentada e a realidade virtual. “Após o período de isolamento social, esse investimento não é uma surpresa. Isso porque a dinâmica do dia a dia foi completamente alterada. Contudo, o uso frequente da Internet e suas facilidades permaneceu em alta após conquistar a população. Dessa maneira, fazer negócio por meio de cliques em uma tela, continua sendo uma opção promissora. Logo, quem investe nessa possibilidade, se destaca entre os demais concorrentes”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Além disso, os chatbots, também são uma tendência estipulada para esse meio. Em suma, são programas de computador capazes de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural. Tudo isso dentro de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. Conforme um estudo da Grand View Research, a aplicação no mecanismo deverá atingir US$ 1.25 bilhão até 2025, crescendo a uma taxa de 24,3%. “O artifício é estimado  pela sua aplicabilidade versátil e melhoria no funcionamento de qualquer negócio, principalmente quando se trata de atendimento ao cliente”, diz Sanches. 

 

Segundo um levantamento feito pela Ubisend, 69% dos consumidores preferem interagir com os assistentes virtuais para obter respostas rápidas a perguntas simples. Em outra análise, executada pela Gartner prevê para este ano, esse recurso como responsável por 25% das interações na assistência ao comprador. Por fim, a atualização está desempenhando um papel importante no setor de SAC, onde, conforme a apuração da Forrester, 63% dos consumidores preferem o acompanhamento automático para solucionar problemas básicos.

Conheça o Robô Dinâmico e como ele pode complementar os estabelecimentos do meio corporativo 

A sua funcionalidade é similar à explicada para os bots. Eles são empregados para fornecer respostas automáticas para o contato com um indivíduo. Seja por ligação ou mensagem em variados apps. Na Total IP, são classificados como ativos, receptivos e o de pesquisas de satisfação. Dessa forma, podem ser aplicados para as seguintes ações dentro de uma entidade. Confira:

 

Agendamentos: esse procedimento é presente em hospitais, com consultas médicas e exames, salões de beleza, imobiliárias e até em estabelecimentos alimentícios. Com essa alternativa, os próprios interessados agendem a sua data e horário a partir das opções disponíveis compartilhadas por meio do robô. “Assim, não é preciso destinar a força de um funcionário, ou deixar os interessados sem suporte. Afinal, tudo é realizado de forma autônoma”, reforça o gerente comercial. 

Confirmação de horários: bem similar a alternativa anterior, a sua funcionalidade também consegue enviar um lembrete do compromisso marcado. “Com uma mensagem automática o cliente relembra da sua responsabilidade e pode assegurar ao profissional a sua presença, ou desmarcar antecipadamente. Essa atitude é essencial para controlar os afazeres da companhia de maneira mais assertiva”, diz Sanches. 

Tirar as principais dúvidas: seja sobre um produto ou serviço, as pessoas tendem a questionar algo mais de uma vez, assim, caracterizando uma dúvida frequente para a companhia. Com certa consistência, a instituição consegue personalizar a sua comunicação para lidar com isso sem a interferência de um agente. “Com a solução, quem questiona tem a sua resposta rapidamente, sem fila de espera ou demais fases. Ela mesma alcança a clareza no assunto”, argumenta o especialista. 

Pesquisas de satisfação: programá-los para gerar uma pesquisa de satisfação no final dos acolhimentos é uma medida estratégica e fundamental para compreender o nível de satisfação com o nome. “É uma maneira de obter dados sobre o desempenho do seu profissional e da imagem externa de sua marca. Tudo com apenas alguns cliques, logo, não é uma ação incômoda para o respondente e é uma alternativa de fácil avaliação e captação de feedbacks”, reforça. 

Suporte no pós-venda: principalmente para a compra de itens, o consumidor pode se instruir sobre o uso do elemento por meio dessa ferramenta. “A empresa pode fornecer instruções, como solucionar problemáticas, entre outros quesitos, novamente, sem ocupar um  especialista” indaga o gestor. 

Ampliar o tempo de suporte: com a Internet, a busca pelas coisas ocorrem dentro de um período de 24 horas. Onde o famoso horário comercial fica restrito apenas aos estabelecimentos presenciais. Porém, quem tem um negócio on-line, deve atender também às expectativas do público digital e se manter ativo em qualquer instante do dia. Logo, para cumprir essa nova exigência, esses assistentes virtuais cobrem o turno da noite, assim, a organização dispensa a presença de uma equipe noturna e ainda fica ativa a todo momento. “Estar ali no exato instante quando o interessado precisa, faz toda a diferença em sua reputação”, finaliza Sanches. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do X, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]