Como manter a produtividade em uma rotina flexível?
O desempenho do atendimento aumenta em até 26% com as soluções da Total IP
Aguarde, carregando...
Prepare seu comércio e amplie as negociações
A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na transformação da área de vendas, impulsionando a eficiência e o desempenho das equipes comerciais. A integração de ferramentas inovadoras nas operações de vendas oferecem uma série de benefícios notáveis. Elas têm por capacidade, desde deixar a organização mais visível, ampliar a experiência do cliente até promover melhores condições de contribuição. Nesse sentido, hoje, é indispensável o uso de mecanismos como os Robôs Dinâmicos pelos comerciantes. Então veja, nesta matéria, como aumentar as negociações com o auxílio digital.
Dentro desse cenário dominado pelo digital e seus sistemas, algumas pesquisas comprovam como esse investimento não é à toa. Isso porque ele entrega inúmeras vantagens para quem adota uma nova dinâmica em sua companhia. Confira:
Maior produtividade: de acordo com um estudo da Salesforce, o uso de tecnologia e automação de vendas pode elevar a produtividade das equipes comerciais em até 14,5%. Ao implementar esse quesito em tarefas rotineiras, como registro de atividades, criação de relatórios e coordenação de contatos, os vendedores têm mais tempo para se concentrar em atividades estratégicas e fechamento de negócios.
Melhoria na eficiência: conforme uma análise da Harvard Business Review, a integração de um sistema CRM – Customer Relationship Management, pode melhorar a eficiência das vendas em até 29%. Isso permite aos times o gerenciamento de contatos de forma mais eficaz, acompanharem o progresso das negociações e obterem insights valiosos no instante de argumentar a negociação. “Nesse sentido, a Total IP possui uma solução de integração do sistema por voz ao CRM. Em suma, durante um contato por ligação, antes mesmo de atender, o recurso abre o histórico do comprador na tela do atendente”, compartilha o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.
Aumento da taxa de conversão do cliente: segundo a Forrester Research, as entidades com recursos de automação têm uma taxa de conversão de leads 53% maior.
Gera satisfação no consumidor: em uma análise da McKinsey foi revelado como as organizações com o uso de análise de dados e personalização nessa área têm uma satisfação do cliente de dez a 15% maior. Afinal, os recursos permitem entender as necessidades e preferências do indivíduo para ofertar uma experiência única e relevante.
Elevação das receitas: conforme a Aberdeen Group, esse tipo de aplicação nas entidades ocasiona um crescimento de receita anual de 17%. Isso porque, todas as atitudes positivas proporcionadas sempre são voltadas para a melhoria geral do nome. Portanto, o ganho é uma consequência automática.
O início de um relacionamento com o público é, de fato, desafiador. Ele não depende unicamente da eficiência do produto ou serviço, mas de como isso é apresentado e divulgado, pois deve chamar atenção dos demais para se tornarem compradores e não apenas espectadores. Por isso, com o intuito de auxiliar as companhias nessa etapa, Roberto Vilela, consultor empresarial e estrategista de negócios, deixa cinco orientações:
1 – Mapeamento do potencial da região de atuação
Antes de instalar uma empresa em determinada região, é preciso levar em consideração as características do local e analisar se faz sentido para seu tipo de negócio. É interessante fazer os seguintes questionamentos: uma área ainda em desenvolvimento, ou um local de mercado já consolidado? Seus clientes ideais vão encontrar você facilmente é acessível a eles? Seu produto precisa estar próximo de onde estão os interessados? Caso não atue em e-commerce, por exemplo.
Em se tratando de digital, também é importante identificar em quais canais estão o público ideal com propensão a adquirir a sua oferta. Estar no ambiente certo é o primeiro passo para encontrar ou fazer as pessoas chegarem até o seu produto.
2 – Investir em ações de relacionamento e conexões com influenciadores
A influência das figuras relevantes da Internet no comportamento de compra dos brasileiros é comprovada por meio de estudos, os quais apontam como metade dos consumidores já adquiriram produtos anunciados por famosos ou influenciadores. Isso não é algo tão chocante, afinal, as pessoas tendem a confiar mais em algo “testado” e aprovado por terceiros. Você não precisa, necessariamente, ter como embaixador de marca um artista, mas busque o apoio e aprovação de uma persona caracterizada com o seu público-alvo: profissionais de determinado segmento ou lideranças respeitadas no setor.
3 – Pesquisas e interações frequentes nas redes sociais
Ainda tratando das redes sociais – pois são uma grande ferramenta de vendas, busque estar atualizado das novas tendências, além de pesquisar e usar de inspiração as referências no mercado e concorrentes. Mantenha seu perfil, em qualquer mídia, sempre atualizado, para continuar presente no feed dos clientes. Responda, interaja e mostre a sua presença ali.
4 – Solicitar indicações de novos clientes para seus clientes ativos
Pedir a indicação de novos compradores para quem já é atendido por você e aprova seu trabalho/produto é uma tática bem interessante. Afinal, o sujeito satisfeito vai querer passar a sua vivência aos demais. Então, aproveite essa oportunidade. Além disso, esse processo gera mais chance de manter esse relacionamento com a entidade por mais tempo.
5 – Manter a constância no contato
Seja pessoalmente ou à distância, mantenha contato constante. Dessa forma, o seu nome será o primeiro lembrado quando ele precisar novamente da solução oferecida pela sua corporação. Aliás, essa troca não se encerra ao fim da compra. Mantenha-se disponível para saber se a experiência dele está sendo satisfatória, se precisa de mais alguma ajuda, ou se tem outra dor a ser solucionada.
Para esse ponto, não sobrecarregar a equipe com os retornos é um cuidado fundamental. “Por meio do uso de chatbots, como os Robôs Dinâmicos da Total IP, a ação de retornos, envio de promoções e até pesquisas finais de satisfação podem ser feitas automaticamente”, finaliza Sanches.
Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn.
Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.