A Total IP é sua aliada contra ciberataques

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 04/08/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h11
A Total IP é sua aliada contra ciberataques

Uma coisa é certa: quando uma tentativa de ataque cibernético é bem sucedida e vem à tona, o efeito é instantâneo. Como consequência, o preço das ações da companhia cai vertiginosamente, independentemente dos precedentes positivos ou negativos de tal.  Segundo uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review, em maio deste ano, a queda chegou a 7,5%, com uma perda média de 5,4 bilhões de dólares. Nesse sentido, saiba como proteger a sua empresa com soluções inteligentes, como os Robôs Dinâmicos da Total IP! 

Como está o mercado atualmente para quem sofre ciberataques? A Total IP te conta!

Conforme o estudo de caso da Harvard Business Review, as análises gráficas mostram o impacto alarmante no valor de mercado das empresas atacadas, não só em curto, mas também em médio prazo. “Sem contar em como a instituição perde a credibilidade, pois demonstra um sistema suscetível a investidas e todo um procedimento fragilizado”, iniciou Giovane de Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP. 

Um levantamento, reunindo dados recentes de vários estudos internacionais e feito pelo Security Design Lab (SDL), rede global de pesquisa e desenvolvimento de cibersegurança com operação na América do Sul e Europa, constatou como a maior queda das ações não ocorre no primeiro dia ou no segundo. Geralmente, é possível constatar a partir do 59º dia, de acordo com o Morningstar Sustainalytics. 

Essas consequências continuam por toda a história da entidade. Um ano depois, sete entre cada dez, nessa situação, ainda têm dificuldades em se recuperar e alcançar os mesmo níveis de seus respectivos setores de atuação. Por isso, é fundamental focar em métodos de segurança, a fim de evitar qualquer incidente. 

Para Paulo Moura, co-fundador do SDL na França, é notável a diferença na velocidade de evolução ao se comparar os índices de conformidade nas marcas com as melhores políticas de segurança. “Vemos como as mais avançadas em medidas preventivas e reativas, investidoras em compliance mantiveram o ritmo de seu benchmark do setor um ano depois dos ciberataques. Por outro lado, aquelas com menor nível tiveram um desempenho significativamente inferior, com movimentos ascendentes tímidos”, comparou. 

Ainda conforme Moura, em média, o declínio máximo de empresas com baixas taxas chega a ser 62% maior em comparação ao grupo com bons resultados. Isso impacta negativamente a visão do acionista sobre o negócio, o qual direciona seus investimentos para aquelas com performances de excelência. 

Empresas atacadas e com baixa cibersegurança possuem desempenho inferior mesmo após um ano

Segundo informações compiladas pelo SDL, as empresas com um incidente significativo em violação de dados apresentam desempenho inferior ao índice Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) em 8,6% mesmo após um ano. Ainda, essa diferença pode aumentar para 11,1% ao longo de dois anos. 

Um bom exemplo aconteceu com o Grupo Fleury, aqui no Brasil. Embora seja reconhecido por ser uma das maiores redes de laboratórios de exames do país, foi alvo de dois ataques virtuais, um em 2021 e o outro em maio de 2023. Como consequência, notaram uma queda de 12% no lucro líquido no quarto trimestre de 2022. Horas após o acontecimendo de 2021, os papéis apresentaram 2,34% menos ganhos. 

Neste mesmo ano, as Lojas Renner também foram alvos de ciberataques e apontaram uma queda logo depois do anúncio de 1,5%. A JBS (iniciais de José Batista Sobrinho, seu fundador) também ressalta uma paralisação completa em diversas plantas da companhia em diferentes continentes. O CEO (Chief Executive Officer) da JBS USA (United States of America) confirmou em um comunicado o pagamento de 11 milhões de euros aos hackers para conseguirem retomar suas operações. 

É preciso estar atento desde o princípio. “O sequestro de dados pode impactar em até 26 vezes os negócios de um empreendimento. Isso, definitivamente, é um desastre e impacta toda a sua cadeia de produção e suprimentos”, comentou Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. Por isso, investir em soluções inteligentes e completamente resguardadas é a melhor estratégia. 

Fique por dentro: cuide do seu negócio com cibersegurança. 

A Total IP é sua aliada contra ciberataques com soluções inteligentes e seguras 

Com ferramentas seguras e protegidas por criptografia de ponta, a Total IP está no mercado desde 2005. Em constante evolução e com um time especializado para suporte 24 horas, em qualquer dia da semana, tornou-se referência no mercado. “Ajudamos empresas de todos os tamanhos e setores a aprimorar seu atendimento ao consumidor, possuímos uma ampla gama de produtos e serviços para tornar o dia a dia ainda mais produtivo”, contextualizou Sanches. 

Ressaltamos como isso é uma tática de sucesso. Isso porque, de acordo com o último Relatório de Custo da Violação de Dados da IBM Security, realizado em 2022, o custo médio global de uma violação atingiu 4,35 milhões e continua aumentando. Essas despesas podem incluir desde pagamentos de resgate e perda de receitas até mesmo total inatividade do empreendimento, honorários advocatícios. 

Tudo isso sem considerar os gastos intangíveis, como reputação. “A auditoria pode chegar a 13,5% para sanar as questões. Os efeitos também chegam no público final, porque 60% das organizações vítimas de violações de dados aumentam seus preços para tentar recuperar os prejuízos financeiros”, reforçou o diretor comercial da Total IP. 

Ademais, a falta de segurança na questão cibernética também pode resultar em rebaixamento na classificação de crédito, afetando a capacidade e o custo de uma corporação em garantir financiamento, quando preciso. Em 2018, por exemplo, a Moody’s, uma das principais agências de rating do mundo, anunciou o quanto avalia essas práticas ao atribuir suas qualificações. 

Quer saber mais? Veja: a importância da cibersegurança para as empresas. 

Conte com a Total IP para turbinar seu negócio

Para não sofrer com isso e todos esses riscos iminentes, o plano mais bem sucedido é contar com dispositivos integrados aos códigos e camadas de segurança, como a Total IP. “Além disso, todo o nosso sistema é resguardado perante a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Estamos dentro da legislação e investidos nos melhores procedimentos para arquivar informações pessoais e sensíveis”, pontuou Sanches. 

Nesse sentido, dê um start para a inovação com a Total IP, tendo a certeza de proteção em todo o processo. Também turbine seu rendimento, os resultados e a satisfação de todas as esferas envolvidas. Fale conosco e saia na frente!

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]