Use as tendências tecnológicas e renove a sua empresa

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 19/10/2023 08h00, última atualização em 18/10/2023 16h29
Use as tendências tecnológicas e renove a sua empresa

A tecnologia, frequentemente associada a recursos eletrônicos, possui uma definição distinta. Ela, na verdade, é classificada como o conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos empregados na criação de produtos ou serviços com o propósito de aprimorar as ações da sociedade. Hoje em dia, no meio corporativo, por exemplo, essa transformação tem se manifestado nos dispositivos como smartphones, notebooks, Chat GPT, agentes virtuais e outras ferramentas as quais auxiliam as atribuições. Esse fenômeno de predominância ocorre devido a vivência em uma era amplamente voltada para o ambiente virtual. Logo, todas as inovações seguem essa característica. Consequentemente, as empresas estão cada vez mais adotando as soluções para aproveitar suas vantagens. Então veja, nesta matéria, as principais tendências tecnológicas e as suas vantagens para os negócios. 

 

Para o meio corporativo, existem inúmeros mecanismos tecnológicos desenvolvidos com o intuito de aprimorar o seu funcionamento 

 

As maneiras de gerir um negócio podem mudar a cada instante. Contudo, hoje, quem compõe uma entidade tem exigido cada vez mais aperfeiçoamentos na dinâmica de trabalho. Isso porque, o investimento em melhorias é revertido em outros benefícios, como produtividade, lucro, satisfação do público, entre outros. “Em uma realidade menos digital, isso também era possível. Porém, as soluções tornaram o acesso a esse aspecto assertivo e indispensável para garantir o sucesso de uma marca”, argumenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. Dessa maneira, veja oito tendências presentes no meio empresarial atualmente: 

 

Inteligência artificial (IA): a capacidade dessa aplicação orienta os indivíduos em diversas circunstâncias. Por isso, não fica de fora das relações comerciais. Em resumo, a sua função é aplicar comandos similares ao conhecimento humano em máquinas, permitindo a computação de realizar tarefas solicitadas de maneira autônoma.

 

O estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA,” realizado pelo SAS (Statistical Analysis System) em parceria com o IDC (International Data Corporation), revela o nível de utilização desse recurso no Brasil. De acordo com ele, no território nacional, 63% das empresas empregam aplicações fundamentadas nessa tecnologia, em comparação com uma média de 47% em toda a região da América Latina. Os setores mais avançados em IA englobam o financeiro, o varejo e o de manufatura.

 

Outra análise, também da SAS com a Intel e Accenture, apontam como 72% das instituições em todo o mundo estão usando a IA em uma ou mais áreas de negócios. Entre os benefícios proporcionados, segundo a apuração, estão: maior satisfação e retenção de clientes (60%), melhor uso dos recursos (60%), mais qualidade nos produtos (60%), aumento da inovação (67%) e extração de insights de dados com maior rapidez (65%). 

 

Cibersegurança: com as atividades transferidas para o universo virtual, os criminosos aproveitaram de uma atmosfera em aprimoramento também para a aplicação de golpes. “Quando surge uma novidade é normal nos depararmos com falhas sistemáticas e demais erros. Contudo, eles tem sido utilizados de maneira ilegal para roubo de dados pessoais, métricas privadas, concorrência desleal, prática de golpes entre outros. Então, nesse cenário, as corporações precisam proteger as suas ferramentas”, observa Sanches.

 

De acordo com a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, até setembro de 2023, foram registrados  cerca de sete mil incidentes de segurança envolvendo elementos pessoais. Os setores com a maior quantidade de requerimentos abertos foram as plataformas digitais, finanças, público, serviços, telecomunicações e agregadores de dados. Portanto, para reduzir essas métricas, já existem ferramentas para deixar as plataformas cada vez mais seguras. 

 

Ferramentas de comunicação: atualmente, o modelo de trabalho remoto ou híbrido foi consolidado devido a evolução destinada para essa vertente. O diálogo entre pessoas de qualquer região do globo pode ser feito em questão de segundos. Isso porque, graças às plataformas de comunicação, como o Webfone, Slack, Microsoft Teams e Google Workspace, as equipes conseguem se comunicar de forma eficiente, compartilhar informações e trabalhar em conjunto sem dificuldades. “Dessa maneira, as corporações estão cada vez mais inclusivas e adeptas a colaboradores mais flexíveis, como os nômades digitais. Além da comunicabilidade entre eles, a relação com o cliente não é afetada”, ressalta o representante da Total IP. 

 

Chatbots: a urgência gerada pela era digital, colocou o comportamento imediatista quase como um costume. Para ir ao encontro das solicitações de um pronto atendimento, oferecer um suporte por 24 horas e auxiliar a mão de obra humana, essas ativações automáticas nos canais tendem a contribuir efetivamente. “Na Total IP, os agentes virtuais, também reconhecidos como os Robôs Dinâmicos, transformam o atendimento por ligação e mensagem. Onde a personalização e automação do artifício organiza e aprimora o suporte ao consumidor nos dois formatos. Eles são essenciais para melhorar atribuições como cobranças, pesquisas, agendamentos e etc”, expõe o gerente. 

 

As pesquisas também mostram esse quesito como promissor, pois 96% dos consumidores brasileiros esperam a opção de autoatendimento on-line, conforme descreve o relatório Micro-shifts da indústria, da Kantar Profiles, comissionado pelo Facebook IQ. Nessa mesma linha de visualização, o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023 mostra como 72% das empresas já incorporaram o recurso e 23% ainda avaliam o avaliam como próximos passos. 

 

Analytics e Business Intelligence (BI): os dados são o método mais assertivo para desenvolver qualquer estratégia de mercado. Por meio desses softwares é possível captar diferentes métricas, em tempo real, sobre a própria entidade, cenário mundial, local, e outros. Assim como permitem uma visualização mais clara e comparativa das informações recolhidas, com os dashboards, gráficos, etc. “Dentro dessa dinâmica, os mecanismos da Total IP, principalmente sobre voz, possuem a mensuração personalizada do serviço. Lá, o gestor consegue, diariamente, puxar relatórios sobre as ações de seus funcionários no horário operacional”, finaliza Sanches.

 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do X, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]