Aguarde, carregando...

Saiba como investir em segurança e proteger seus dados

Com quanta cautela você costuma lidar com o lançamento de dados da sua empresa à Internet? Esses itens, tão valiosos no mundo contemporâneo, têm virado alvo frequente de hackers. Hoje, uma a cada 61 companhias do Brasil são afetadas pelos chamados ransomwares. [...]

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 18/10/2022 08h00, última atualização em 17/10/2022 17h34
Saiba como investir em segurança e proteger seus dados

Com quanta cautela você costuma lidar com o lançamento de dados da sua empresa à Internet? Esses itens, tão valiosos no mundo contemporâneo, têm virado alvo frequente de hackers. Hoje, uma a cada 61 companhias do Brasil são afetadas pelos chamados ransomwares. Quem sofre com esses sequestros, tende a enfrentar consequências financeiras negativas. Além do material perdido diretamente pelo golpe, sua posterior recuperação é extremamente custosa. Segundo uma pesquisa realizada pela IBM, para cada violação ocorrida na América Latina, a despesa média estimada é de 2,56 milhões de dólares. Quer descobrir como se atentar a essas ameaças? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Como os ransomwares comprometem a segurança das empresas

Cada vez mais latentes ao ecossistema empresarial, tratam-se de ofensivas cibernéticas capazes de invadir e furtar servidores. Sua funcionalidade gira em torno da implementação de um vírus, denominado malware, nas redes de computadores estranhos. Para inserir o software daninho em outras máquinas, utiliza-se uma tática conhecida como phishing (termo de pronúncia semelhante à palavra fishing, do inglês, “pesca”). Sua aproximação lexical ao universo da pescaria não é à toa. “A técnica consiste em disparar milhares de e-mails, com links contaminados, como se fossem ‘iscas’ aos receptores. Caso o destinatário, em um ato de deslize, clicar no url enviado, abrirá os portões para a infecção de seu PC”, indica o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

Ser fisgado por esse anzol eletrônico mostra-se, surpreendentemente, comum frente a uma população tão digitalizada. Principalmente após a insurgência da pandemia de Covid-19, em março de 2021, o mundo se viu forçado a migrar, quase integralmente, para o on-line. Esse fator deveria atribuir expertise aos cidadãos, entretanto tem demonstrado o efeito contrário. O phishing é, hoje, responsável por mais de 80% dos incidentes relatados. Ademais, 74% das organizações dos Estados Unidos da América já padeceram desse acometimento. Em linhas gerais, o fenômeno citado demonstra descuido e, até mesmo, ingenuidade por parte de quem cai na cilada.

Uma vez dentro, o regente da incursão age a fim de desmobilizar as ações do usuário e, nessa janela de tempo, conquistar o máximo de data possível. A priori, trava-se o acesso do user ao próprio banco de dados. Em sequência, sequestra-se todas as informações disponíveis. Por fim, o intruso começa a negociar, com o atingido, o pagamento de um resgate do conteúdo aprisionado. Caso o empreendimento não encontre outro meio de recuperar os danos, se verá forçado a custear, geralmente em criptomoedas, a devolutiva. “Isso demonstra como é crucial atentar-se ao seu comportamento virtual. Preze pelo bem-estar do seu negócio”, insiste Oliveira.

 

Como inserir na rotina métodos para reforçar a segurança 

Quando trata-se de segurança, a velha máxima, “prevenir para não remediar”, se faz necessária. A fim de cortar gastos indesejados e manter uma imagem positiva, investir em técnicas de proteção é a bola da vez. Em um primeiro momento, apostar no chamado, GAP analysis, é um ótimo passo a ser tomado. Do mesmo modo, como é de praxe realizar check-ups periódicos a fim de manter a sua saúde em dia, o diagnóstico de TI apresenta a mesma finalidade. Manter-se atualizado sobre o estado da tecnologia empregada na sua corporação é indispensável para mitigar brechas.

Além disso, estar sempre de olho na legislação vigente acerca do tema é fundamental. Nesse caso, o foco deve ser quanto à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), principal norma do gênero em voga no país. “Com isso em mente, a Total IP pauta sua atuação nos dizeres da legislação. Os robôs dinâmicos, por exemplo, agem em constante contato com detalhes íntimos de entidades e pessoas físicas. Portanto, temos como princípio nos aliar à jurisprudência e preservar os elementos escondidos em seus códigos”, explicita o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

O processo de checape é basilar, pois levanta os principais pontos fracos a serem reforçados. Para tanto, são necessárias ações de planejamento, sondagem das possíveis falhas e um acompanhamento contínuo para melhoria do servidor. Além disso, mapear os dados, fomentar as divisões de TI, estabelecer políticas de segurança, substituir senhas fracas por complexas e delimitar uma rotina de backup off-site em nuvem são pontos importantes. Com um mindset ligado a essas alternativas, em pouco tempo será possível aproveitar das benesses decorrentes de uma correção regular de hardwares e softwares defasados.

 

Dicas para ações imediatas de segurança

A partir da adoção de uma nova metodologia de cybersecurity ao seu negócio, deve-se tomar certas medidas a fim de esconder o “calcanhar de Aquiles”. O segredo está em identificar para, então, proceder da melhor maneira possível. “Na Total IP, prezamos pelo bem-estar da firma como um todo. Cada esfera deve exibir sua melhor forma, interna e externamente. Para tanto, apenas projetamos produtos endireitados às urgências do mercado”, exalta Sanches. Com o intuito de sintonizar-se a esse contexto, veja abaixo algumas indicações.

Utilize VPN como firewall: usar uma solução de firewall com recursos de VPN permite bloquear investidas e acessos indevidos;

Monitore o acesso de colaboradores: deter o monitoramento dos acessos dos funcionários, tais como sites e aplicativos, é chave para identificar os perigos de se ser “pescado” por um hacker;

Proteja seu computador com antivírus: escudos nunca são demais. Utilizar soluções de antivírus previne a ação de códigos maliciosos;

Controle seus documentos: controlar a manipulação de seus documentos é básico para se evitar o vazamento de informações. A Assine Bem, expoente no ramo da assinatura digital e fielmente alinhada à LGPD, é um ótimo exemplo disso.

 

Sua empresa está atenta a essa preocupação? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores soluções de chat e voz para se adaptar ao código e atingir o sucesso.

Gostou das nossas indicações? Então, não perca nem mais um instante sequer e entre em contato com a gente! Se o mercado mostra-se em desespero com a segurança de suas informações, abra o olho para a questão, invista, se ajuste e aproveite um cotidiano seguro. Estamos ansiosos para fazer desse objetivo uma realidade. Para tanto, esteja sempre em alerta, adapte-se com rapidez e qualifique seu ambiente de atuação. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção