Saiba como formar uma equipe comercial forte

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 13/04/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 17h24
Saiba como formar uma equipe comercial forte

Quando se trata de competências imprescindíveis para liderar um time comercial, o primeiro ponto para refletir é o papel e a influência da equipe de vendas sobre o negócio. Todas as áreas e departamentos da empresa são essenciais e contribuem com os resultados, mas essa área está diretamente ligada para aumentar receita, ampliar número de clientes e fidelizá-los. Nesse momento, se faz indispensável a posição de um gestor responsável por gerenciar e desenvolver o potencial dos colaboradores, influenciar e motivar para superar os desafios diários. Tudo isso fica mais fácil com auxílio de Relatórios e Dashboards.

 

A equipe comercial

 

A área de vendas está constantemente diante de novos obstáculos. A meta é quase sempre avaliada e, às vezes, reajustada, o mercado tem frequentes inovações e o consumidor cada vez mais tem o poder de decisão na palma da mão. “É necessário estar ligado nas tendências e se atualizar. O cenário sofre alterações quase diariamente e devemos nos adaptar”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Ultimamente, a visão sobre quem trabalha nesse segmento está mudando. Afinal, essa profissão requer conhecimento e gestão. Para lidar com esse contexto e desafios o líder precisa estar preparado, pois sua atuação vai muito além de cobrar resultados. As habilidades são várias, incluindo competências técnicas e comportamentais.

 

Lidere Pessoas: 100% dos clientes e dos funcionários são pessoas. Esse entendimento é determinante para ter sucesso. É imprescindível estabelecer uma relação de confiança, promover feedback, conhecer bem seu time, saber dos sonhos e motivações, ser exemplo, ter a capacidade de influenciar e criar uma sinergia. Tudo isso é importante para todos atuarem de forma comprometida e dedicada.

 

Entenda sobre processos: quando o dirigente tem um método, ele ajuda e guia sobre a melhor e mais assertiva forma de conduzir o atendimento. Além de padronizar e alinhar o mesmo estilo de comunicação. Ter processos claros e bem definidos com métricas e indicadores ajudam a levar o jogo para outro nível.  

 

Conheça de tecnologia: hoje, utilizar ferramentas traz facilidades, permite o acompanhamento da produtividade, prepara o staff, observa o retorno de campanhas junto ao marketing, previsibilidade de lucro e muito mais. Ou seja, ter todas essas informações em um sistema é fundamental.

Uma opção nesse sentido são os Relatórios e Dashboards da Total IP. Com eles, você acompanha as gravações das chamadas, o tempo médio delas, quantidade de ligações de cada operador e muito mais. “Dessa forma, o executivo tem em suas mãos elementos para identificar pontos de melhora”, explica Sanches.

 

Treine seu time: o profissional precisa estudar e ler muito sobre o assunto, conhecer sobre o negócio, fazer benchmarking e fortalecer seu network. Assim, estará sempre pensando em novas e melhores formas de vender. Essa tarefa exige bastante, mas também é prazeroso pelo impacto e oportunidade de fazer a diferença na vida do grupo e, como consequência, dos compradores.

 

Como atrair e fidelizar clientes

 

Com o lançamento de tecnologias cada vez mais acessíveis e a expansão do mercado on-line no Brasil, cresce o número de lojas virtuais gerenciadas por micro e pequenos empresários. Segundo a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, no país existem cerca de 1,59 milhão de comércios eletrônicos, uma alta de 22,05%. Além disso, os pequenos sites, representam 83,43% deles. Com isso, também aumenta a concorrência. 

Há uma série de ferramentas e ações para ajudar o empreendedor a ampliar o público mesmo com poucos recursos financeiros. Para isso, é fundamental ter algumas atitudes e saber aplicar as plataformas de maneira correta.

 

Otimize seus produtos em sites de busca: estar nas primeiras posições nas pesquisas é um dos itens mais relevantes para ampliar a visibilidade. Nesse sentido, é interessante ter conteúdo autêntico, não criar produtos com nomes genéricos, fazer as descrições dos bem detalhadas e investir no link building.

 

Integre sua loja virtual às mídias sociais: o Brasil já é o segundo país com mais usuários no Facebook, com 130 milhões de cadastros. De acordo com a Sortlist, o brasileiro gasta, em média, três horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, compartilhando fotos, histórias, marcas e sendo um influenciador. Por isso, integrar a loja virtual às mídias sociais é uma ótima estratégia para atrair clientes.

Nesse sentido, o pagamento digital é uma ótima alternativa. Com os Robôs para Meios de Pagamentos da Total IP, as transações podem ser feitas pelo celular. Tudo isso protegido por criptografia adequada à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD. Ou seja, há como mitigar os riscos presentes por meio de cartões de crédito.

 

Esteja em sites de comparação de preço: isso amplia as suas possibilidades. Afinal, são milhares de acessos diários de potenciais compradores e têm ótima colocação na busca do Google.

 

Invista no visual da página: uma simples melhora no aspecto visual de um estabelecimento pode ter um impacto positivo. O layout da página influencia a decisão de um visitante e traz credibilidade para o empreendimento.

 

Seja transparente nas informações e transmita segurança: as pessoas estão mais exigentes e atentas aos critérios de segurança. Dessa forma, contar com soluções confiáveis é crucial. Assinar documentos digitalmente, por exemplo, é uma ótima opção.

 

Invista em promoções: toda ação é bem-vinda, como: desconto relâmpago, frete grátis, compre 1 e leve 2, criação de cupons de descontos, distribuição de brindes, condições especiais para aniversariantes, entre outras.

 

Comunique-se: acompanhe os relatórios e interaja com seu público. Informe lançamentos, promoções e solicite avaliação do seu produto e serviço.

 

Portanto, esteja sempre atualizado e por dentro das novidades no segmento. Dessa forma, você estará sempre à frente do seu concorrente. Para isso, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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