Qual é o futuro do atendimento ao consumidor?

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 15/11/2021 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h08
Qual é o futuro do atendimento ao consumidor?

Uma coisa é certa, esse horizonte está atrelado ao avanço da tecnologia. Conforme o tempo foi passando, a relação entre consumidor e companhia se estreitou até se tornar gradualmente mais profunda. Afinal, quanto mais experiências positivas o público tem, mais ele confia na marca e aumenta as chances de concretizar acordos. 

Ademais, a vivência assertiva de alguém tem potencial de influenciar a decisão de compra de outrem. Um estudo da PWC identificou: 86% dos entrevistados estão dispostos a pagar até 13% a mais por produtos e serviços apenas para terem uma melhor experimentação. Isso só é possível com um retorno de qualidade, sendo uma parte fundamental do funil de vendas. Então, quais as demandas provenientes do amanhã para satisfazer os internautas cada vez mais rigorosos?

1. Entender a jornada completa do cliente

Primeiro ponto, entender quais canais digitais e físicos são mais utilizados por seus compradores é essencial para oferecer uma trajetória confortável para esses usuários. Se você não sabe onde acontece essa interação, é provável a existência de mensagens não respondidas, influenciando negativamente o relacionamento ideal. 

Mapear a jornada de quem acessa sua página e entender por onde ele costuma se conectar é uma das formas de planejar a melhor estratégia de comunicação, de modo a atender sua persona com eficiência. Monitorar esses meios também proporciona insights quanto a melhoria contínua do seu suporte. 

2. Oferecer melhores experiências

As plataformas virtuais tornaram os internautas mais exigentes sobre questões como personalização e segmentação. Conforme Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “os algoritmos sabem as preferências dos acessantes e entendem o tipo de conteúdo mais interessante para seu consumo.” Desse modo, essa caracterização também é aguardada nos veículos comunicacionais das instituições. Ao procurar seu empreendimento, eles querem entender suas questões e esperam uma resolução assertiva.

3. Uso da API WhatsApp

Uma solução utilizada no presente, mas reconhecida como tendência para o amanhã. A inteligência no SAC já obteve grandes avanços, no entanto ainda encontra percalços. Isso se deve aos obstáculos por parte das organizações para adotarem sistemas funcionais. Ou seja, grande parte ainda não conseguiu alcançar o potencial completo de um recurso digital. 

Dessa forma, quando um software não atende às necessidades de quem o solicita, ele frustra e torna impossível a continuidade desse direcionamento nesse meio. Em alguns casos, as pessoas recorrem à ligação, mas sua aderência está cada vez menor. Outros, procuram o serviço humano, o qual, teoricamente, sabem como proceder nessas circunstâncias.

Nesse cenário, o API do WhatsApp, uma solução da Total IP, ganha força exatamente por ser um sistema híbrido. Com a possibilidade de mesclar o atendimento automático por chatbot com o humano. Ainda possui outros proveitos, como o agendamento de mensagens, relatórios de consumo e dashboards intuitivos. “Tudo dentro das normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e armazenado em nuvem, garantindo segurança máxima em toda a operação”, ressalta Sanches.

Em resumo, os contatos inteligentes ganham espaço e força, sendo reconhecidos como o futuro do atendimento. Manter e oferecer aos consumidores um retorno assertivo de maneira simples, fácil e por onde desejarem, é o essencial. Se quer investir no seu negócio para estar preparado, é só falar conosco! Clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito da sua tela e venha fazer parte do futuro!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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