Produtividade no atendimento: como a automação pode ajudar?

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 26/06/2024 08h00, última atualização em 21/06/2024 16h40
Produtividade no atendimento: como a automação pode ajudar?

O atendimento ao cliente é um processo fundamental para qualquer empresa. Essa etapa do relacionamento é crucial na construção de uma reputação, fidelização e crescimento do negócio. No entanto, o alcance de uma boa avaliação depende de alguns fatores e, entre eles, o uso da tecnologia tende a influenciar os resultados. Isso porque a automação é uma característica fundamental para auxiliar os colaboradores nessa função. Então veja, nesta matéria, como aumentar a produtividade nesse setor. 

O que é a automação ligada aos processo de atendimento ao cliente? 

A automação é um conjunto de processos operacionais executados por meio de dispositivos eletrônicos. Ou seja, com ela, as atividades são feitas com pouca ou nenhuma interação humana. Quando transferidos para a comunicação da empresa conseguem ser integrados aos canais de contato e nas tarefas cotidianas dos atendentes. “Usar sistemas capazes de trazer esse desenvolvimento automático é uma estratégia indispensável atualmente. Essa ação consegue ampliar o potencial do negócio, com mais produtividade, eficiência, menos erros, personalização e outros aspectos”, observa Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP. 

A automação é peça fundamental para aumentar a produtividade da equipe! 

De acordo com o relatório Formstack 2022 State of Digital Maturity, cerca de metade dos funcionários entrevistados relataram gastar duas horas ou mais em tarefas repetitivas. Em outra análise, da ServiceNow, 95% dos respondentes disseram esperar da modernização, o auxílio essencial para comprimir os ofícios operacionais no futuro. 

Já conforme o relatório da McKinsey & Company a automação poderia melhorar a produtividade em até 30%, em alguns setores. Além disso, 60% das ocupações poderiam usar essa estratégia em, pelo menos, um terço de suas funções. “Isso não deve ser visto como substituição de mão de obra, mas sim, uma maneira de valorizar o capital humano com ações mais significativas”, acrescenta Oliveira. 

Quais etapas do atendimento ao cliente podem ser automatizadas? Veja como a Total IP pode contribuir! 

O diretor de tecnologia frisa o objetivo das soluções desenvolvidas pela Total IP. “Grande parte de nossos clientes buscam formas de aprimorar a sua CX – Customer Experience. Dessa maneira, nossas ferramentas visam acelerar as tarefas no setor de call center, recepções e centrais de dúvida, por exemplo”, comenta. Nesse contexto, ele também evidencia quais etapas desse processo de contato podem ser executadas com mais autonomia. Confira: 

Verificação de identidade: com o uso dos Robôs Dinâmicos, as ligações e chats podem recepcionar o interessado sem a ação de um colaborador. O mecanismo apresenta uma mensagem para interação e, assim, realiza a validação de nomes, dados pessoais ou encaminhamento para o atendente. 

Unificação dos canais de atendimento: o público busca cada vez mais variedade de contato. Contudo, administrar as interações multicanal pode ser um desafio. Por isso, o Omni Atendimento é responsável por colocar WhatsApp, Telegram e o Chat do seu site em uma única tela para a visualização e interação da equipe. Além disso, o acesso é flexível, não impactando em uma jornada remota. 

Bloqueamento de chamadas improdutivas: nas chamadas ativas, nem sempre a lista de clientes estará disponível. Dessa maneira, o Classificador de Chamadas – Total IP Human Detector inicia o processo de discagem e encaminha ao agente apenas aquelas com o “alô” humano. 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, nos acompanhe integralmente por meio do X, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção