O varejo phygital em 2023

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 18/01/2023 08h00, última atualização em 17/01/2023 16h07
O varejo phygital em 2023

O termo em questão é a junção de duas palavras em inglês: physical e digital. Logo, representa uma união das modalidades nos mais variados setores. De forma geral, as soluções modernas possibilitam ao cliente desfrutar de uma experiência integrada, seja de forma on-line ou off-line. Por meio dessa ferramenta híbrida, o consumidor é colocado em evidência e, consequentemente, conquista-se ainda mais engajamento em todas as plataformas da organização. Sendo assim, oferecer recursos certeiros pode deixar um negócio dinâmico e atrativo, fatores de extrema relevância no mercado atual. Portanto, compreenda como as funcionalidades da Total IP podem ser a peça-chave nessa missão. 

 Por que é tão importante seguir tendências?

Nos mais variados tipos de empreendimento, obter sucesso é o objetivo principal. Para isso, entender quais as prerrogativas para alcançar a meta é crucial para seguir essa trajetória de maneira frutífera. Longe de ser algo fácil e aleatório, traçar comportamentos e estudar boas práticas é um grande diferencial. Por isso, estar aberto às novidades ajuda não apenas a se mostrar ativo como a se manter firme frente à acirrada concorrência. 

Hoje em dia, a imagem diz tudo. As redes sociais assumiram um papel importante quanto ao posicionamento de uma entidade acerca de assuntos e conteúdos diversos. Diante disso, a procura pela identificação do público com a marca deve ser constante. “No mundo dos negócios, já é de conhecimento geral a relevância de fidelizar clientes. Ainda mais relevante se comparado a simples conquista de mais audiência, aprimorar o relacionamento com eles traz resultados promissores, acarretando em compras futuras por parte deles e até mesmo na indicação dos serviços para terceiros”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Além disso, a realidade cada vez mais interconectada na qual estamos inseridos exige uma maior interação com a clientela, sendo primordial ampliar canais de venda e comunicação. Ou seja, marcar presença em todas as plataformas pertinentes ao empreendimento é um passo significativo a ser dado. “Para aumentar o alcance de grupos distintos de usuários, é preciso superar sempre as expectativas. Pensando nisso, a Total IP acompanha a rapidez e agilidade para disponibilizar um bom suporte, seja com soluções em voz ou chat, por meio de robôs ou humanos, para empresas modernas”, completa Sanches. 

O mercado do varejo em 2023

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria MindTree, 63% dos consumidores avaliam positivamente o modelo phygital em constante crescimento ao longo dos anos. Com uma exigência cada vez maior, é indispensável estar atento às novidades e aderir às transformações mercadológicas para conquistar pessoas. Pensando nisso, elencamos as principais previsões para o varejo em 2023. Confira! 

As pop-up stores são tendência: popularmente conhecidas como “varejo flash”, esses estabelecimentos são caracterizados pela presença de uma marca em um espaço físico por um determinado período de tempo. De forma geral, estão diretamente ligadas com as janelas on-line abertas no navegador ao realizar o acesso a sua principal página na Internet. “Nos últimos meses tivemos alguns casos de sucesso de pop-up stores no Brasil. Por serem temporárias, pode-se ousar e investir mais em oferecer experiências diferentes daquilo pelo qual os consumidores estão acostumados, chegando a encantá-los e com grandes chances de fidelização”, aponta Andrei Dias, Head de vendas da Nexaas. 

O atendimento personalizado é essencial: a partir de uma intensa análise nas movimentações internas e externas, observa-se os grandes volumes informacionais necessários para avaliar os pontos fortes e fracos da instituição. Assim, soluções eficientes para certos problemas podem ser desenvolvidas em prol de uma melhor experiência do público ao realizar o seu contato. “Quando temos noção do fato de todos os nossos movimentos serem registrados enquanto estamos num site, por exemplo, passamos também a nos tornar mais exigentes para o algoritmo nos mostrar o tipo de produto pelo qual temos tendência a comprar”, complementa Dias. 

A Inteligência Artificial é tendência: esse fenômeno facilita a rotina tanto dos consumidores quanto dos colaboradores. Atualmente, os chatbots são um grande exemplo de funcionalidade sanadora de dúvidas dos internautas no e-commerce, além do devido direcionamento para o atendimento de suas demandas. Outro ponto interessante é o seu papel na manutenção de estoques. “Já convivemos com diversos sistemas de IA, como os de comando por voz realizando funções antes manuais. Dentro do varejo phygital isso tende a ser mais frequente, tendo em vista como o investimento traz bons resultados de satisfação, além de uma maior economia de tempo”, pontua o especialista. 

A diversificação de pagamentos tornou-se indispensável: apesar dos grandes avanços, nossa sociedade está cada vez mais imediatista com o passar dos anos. Isso pode ser considerado uma consequência das inovações e sua característica abertura de possibilidades, resultando na criação de uma padronização de preferências de cada nicho. Apostar na diversificação de pagamento é uma excelente maneira de ir além dos tradicionais caixas e alcançar ainda mais praticidade. Sem contar com o tempo gasto nas filas do presencial, os totens de autoatendimento e links de checkout são fundamentais para otimizar toda a vivência. 

O foco no consumidor não pode faltar: atualmente, apenas entregar uma mercadoria de qualidade não é suficiente. Por isso, se atentar aos mínimos detalhes e todas as tendências do mercado é fundamental para sobreviver e se manter no ranking do setor. “Marcas inteligentes mostram ao consumidor ter 100% de autonomia, deixando-o escolher como quer se relacionar com a marca, como deseja realizar uma compra, em qual momento, por qual canal, sendo do papel da companhia apenas manter todas as informações de acordo, independemente do ambiente físico ou virtual. Assim, há grandes chances de oferecer uma experiência memorável, da qual provavelmente vai se repetir”, conclui o  Head de vendas da Nexaas.

Torna-se evidente, portanto, como as vendas no modelo phygital possibilitam aliar o remoto com o presencial. Por essa razão, prever as necessidades dos contratantes é essencial. “Fornecer uma experiência positiva desde o primeiro contato com a companhia faz a diferença e as soluções da Total IP podem otimizar os processos dos variados setores. Logo, para consolidar um bom posicionamento no mercado, não deixe de disponibilizar a melhor passagem possível dos indivíduos pelo negócio. Afinal, a modernização é o presente”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Um pouco sobre nossas soluções!

  • PABX IP com Totalphone WebRTC
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • THD (Total IP Human Detector)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs Dinâmicos de Chats (chatbot).
  • API WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte com nossas funções! Independentemente do setor, nossos serviços podem te ajudar. Para mais informações, acompanhe nossas postagens! Temos nosso blog e as redes sociais disponíveis no canto de sua tela! Faça uma visita no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Fique por dentro de tudo!

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo número (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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